Tudo o que você precisa saber sobre HPV

Infecção pelo HPVUma em cada cinco mulheres é portadora do HPV no mundo. O Papilomavirus Humano é uma doença sexualmente transmissível, responsável por cerca de 90% dos casos de câncer no colo do útero, segundo os dados do Ministério da Saúde. Só no Brasil, mais de 130 mil novos casos são registrados a cada ano. No entanto, muitas mulheres ainda desconhecem a doença, que pode ser diagnosticada por um simples exame rotineiro com o ginecologista. Então, meninas, aproveitem para conhecer melhor o vírus, formas de contágio, tratamento…

O Conversa de Menina aproveita para alertá-las da importância das visitas regulares ao ginecologista. É a única possibilidade de se detectar certas doenças, você terá a segurança de estar com a saúde íntima em dia e a garantia de ser diagnosticada com antecedência, no caso de aparecer alguma irregularidade nos órgãos sexuais. E não é só isso, é também importante alertar os parceiros para fazer consultas também frequentes com o urologista. É uma maneira de manter uma vida sexual não apenas ativa, mas também saudável.

Voltando ao HPV, reunimos algumas informações para esclarecer as dúvidas mais comuns. Os dados abaixo foram retirados de sites da Secretaria de Saúde, Ministério de Saúde, além de sites de ginecologistas, ONGs e portais de saúde. Não esqueça que sua ginecologista é a pessoa mais indicada para lhe dar explicações mais precisas sobre a doença e clarear as dúvidas mais pontuais. Exame ginecológico

HPV – É um vírus que provoca alterações na região infectada, causando pequenas lesões decorrentes do crescimento anormal das células. Estas lesões têm formato de pequenas verrugas, que são popularmente conhecidas como “crista de galo”. O vírus afeta as regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra, tanto em mulheres quanto em homens. Já foram descobertos mais de cem tipos diferentes do vírus, dos quais cerca de 35 infectam a mucosa anogenital. Quinze tipos são oncogênicos, ou seja, podem causar câncer.

Transmissão – A forma mais comum de transmissão é por meio das relações sexuais (inclusive por meio do sexo oral ou anal). O vírus também pode ser transmitido da mãe para o feto ou através de objetos contaminados pelo HPV (como roupas íntimas, toalhas etc)

Diagnóstico – O exame preventino, chamado Papanicolau, pode identificar a presença das verrugas ou de áreas irregulares no colo do útero e levar ao diagnóstico do HPV. A colposcopia, exame feito nos órgãos sexuais com o auxílio de um aparelho, permitindo visualização de lesões mínimas, também é utilizada para o diagóstico. Além destes, outros exames mais sofisticados são capazes de detectar o HPV, como a hibridização in situ, PCR (reação da cadeia de polimerase) e captura híbrida. E se você se descobrir portadora do vírus, avise imediatamente ao seu parceiro, para que ele possa fazer o exame.

Sintomas – Nem todas as pessoas infectadas apresentam sintomas visíveis. Normalmente, aparecem pequenas verrugas na pele e na mucosa.

Tratamento – O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos ou por outros métodos como cauterização química, eletrocauterização, crioterapia, laser… Vai depender de cada caso, do grau da infecção, dos tipos das lesões. No caso de câncer instalado, a opção é pela cirurgia convencional.

Formas de prevenção – O uso da camisinha é fundamental para evitar o contágio sexual não apenas do HPV, mas de todas as outras doenças sexualmente transmissíveis. E, claro, pessoas que mantêm uma vida sexual mais aberta, com parceiros variados e sem cuidado estão sempre mais propensas ao contágio de DSTs. Mas lembre-se que há outras formas de contágio também.

Vacina - Já está disponível no mercado vacinas para prevenir a contaminação pelo HPV. Elas são compostas por partículas semelhantes ao vírus, mas não são infecciosas. A vacina não exclui a necessidade dos exames preventivos e tampouco vai curar as mulheres já infectadas, embora possa evitar a infecção por um tipo diferente do vírus. Mas o uso das vacinas só deve ocorrer por indicação médica.

Para se aprofundar:
>> Prevenção do HPV: uma proposta de educação em saúde
>> Papilomavírus Humano (HPV) - Diagnóstico e Tratamento
>> Site: Vírus HPV.com.br

About these ads

Sobre Alane Virgínia

Apaixonada por livros, letras, sons, imagens e pessoas. Advogada por vocação e jornalista nas horas vagas.
Esse post foi publicado em Saúde e beleza, Sexualidade e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

355 respostas para Tudo o que você precisa saber sobre HPV

  1. Brenda Antunes disse:

    É muito importante tomar conhecimento de doenças como o HPV, porque o vírus pode ficar ali adormecido sem mostrar a cara. Gostei do alerta. Nós meninas precisamos nos cuidar constantemente.

  2. rayla disse:

    o hpv só pega no sexo ou tem outras maneiras??

  3. alane disse:

    Oi Rayla,
    O HPV pode ser transmitido de outras formas, sim… da mãe para o feto (no caso de gravidez) ou por meio de objetos contaminados… Mas o comum mesmo é a transmissão por meio de relação sexual…
    Abraços.

  4. Thais disse:

    Olá, fui fazer o pré-cancer, e acabei descobrindo que estou com HPV. Não consegui esclarecer todas as minhas duvidas com a ginicologista.
    Eu gostaria de saber se o HPV acontece em relações estaveis, ou apenas se o parceiro teve relações sexuais com outra pessoa.E também, é necessário ambos fazerem exames, no entanto, é obrigatório que ambos sejam portadores da doença??
    Gostaria de mais informações no meu e-mail, se possivel. Obrigada abraços.

  5. alane disse:

    Oi, Thais. O HPV é um vírus que pode ser contraído tanto em relações sexuais, quanto por meio de objetos contaminados… Isso, pelo menos, de acordo com nossas pesquisas…. E se um de vocês está com o vírus, é importante que o parceiro faça o exame também. Mas o mais importante de tudo é que você marque uma consulta com sua ginecologista para que ela te esclareça todas as dúvidas. Afinal, só fazendo os exames necessários para diagnosticar o tipo de vírus e fazer o tratamento adequado. Quanto mais cedo você for à consulta, melhor.
    Abraços.

  6. dany disse:

    Descobrir a uns 3 meses que estou com hpv, fiz cauterização com um acido, mas elas voltaram e tornei fazer porem de uma forma diferente, usando um aparelho q queimava as verrugas, mas elas voltaram e não sei mais o que fazer e nem quem procurar para me ajudar e estou com muito medo, pois foi muito dolorosa a cauterização feita pela ultima vez, gostaria muito que me explicasse sobre o tratamento correto e me falasse pq as verrugas voltaram?sera que tem alguma forma de fazer essas cauterizaçoes sem sentir dor?sera que tem a ver com a ginecologista que não fez direito?

  7. alane disse:

    Oi Dany,
    Nós que alimentamos o blog Conversa de Menina somos jornalistas e não temos formação em medicina. Os dados que divulgamos sobre saúde são resultados de pesquisas em sites oficiais que tratam do assunto. Sobre seu caso, o que aconselhamos é que você converse com sua ginecologista, para que ela esclareça toda a situação pra você.

    O tratamento do HPV vai variar conforme o caso do paciente e o estágio da doença. Embora o HPV não tenha cura, ele pode ser controlado se o tratamento for seguido direitinho. Se você está com dúvidas com relação ao procedimento adotado por sua ginecologista, você pode marcar uma consulta com um outro médico, para ter uma segunda opinião sobre o seu caso.

    Na consulta, converse direitinho com o médico, explique qual procedimento foi adotado pela médica anterior, conte que o tratamento foi doloroso, pergunte se é normal sentir dor… Toda e qualquer dúvida que você tiver, pergunte. Não fique com vergonha de perguntar nem leve suas dúvidas pra casa. Pergunte mesmo para poder saber extamente qual a situação! Afinal, só um ginecologista poderá esclarecer estas questões a você!!!
    Grande abraço e boa sorte!

  8. ana disse:

    oi td bem?gostaria de saber eu tendo contraido o virus do hpv,descoberto no meu ultimo exame, se automaticamente meu parceiro sexual tambem já esta contaminado, pois ja estamos juntos há 4 anos, e alguns meses fiz exame e nao deu nada, mas agora saiu.ele tambem esta com o virus?gostaria que voces me respondesse por favor

  9. Oi Ana,
    Só um exame irá mostrar se o seu parceiro também tem o vírus. Recomendamos que vocês dois busquem aconselhamento médico para o tratamento, pois não somos médicas, somos jornalistas que produzem reportagens sobre saúde. O ideal é seu parceiro fazer o exame também e caso dê positivo para ele, vocês recebam orientação especializada sobre o tratamento adequado ao casal. Boa sorte!

  10. claudia disse:

    Minha mae tem o virus HPV. Eu fiz o exame recentemente e descobri que tb tenho o virus. É possivel que eu tenha pegado dela pois as vezes usamos a mesma toalha de banho?

  11. Oi, Claudia… A forma mais correta de você ter este diagnóstico e tentar identificar de que forma pode ter sido contaminada é conversando com sua ginecologista e explicando a ela tudo o que aconteceu…. Nós colocamos aqui as formas de contágio, e há várias… mas só o médico pode tentar investigar o que houve com você. Aproveite também pra tirar todas as dúvidas sobre o tratamento. E não deixe de ir ao ginecologista!!!

  12. Marinez disse:

    Preciso saber como proceder em uma casa na qual tem uma pessoa com HPV?
    Especificando melhor:
    Higienização do banheiro (vaso sanitário, sabonete, etc),
    Lavagem de roupas,
    Utencílios de cozinha e outros cuidados.

  13. Oi Marinez, recomendo que você converse com a ginecologista, que ela vai te explicar exatamente o que fazer. Como existem vários tipos de vírus, eu não sei se há alguma diferença com relação à contaminação para cada um deles. Como sou jornalista e não uma especialista em HPV, é melhor que você converse com a ginecologista e ela lhe explicará tudo sobre as formas de contágio e prevenção. Grande abraço.

  14. CINTIA disse:

    BOA TARDE GOSTARIS DE TIRAR UMA DUVIDA , HOJE TENHO 25 ANOS E TENHO RELAÇÃO +- UMS 10 ANOS EU TENHO MUITO INFEÇÇÃO NA URINA ISSO PODEM FAZER PARTE DO HPV, SIM OU NÃO

  15. Oi Cíntia,
    Essa dúvida você precisa levar para a sua ginecologista, pois ela irá pedir exames que vão dizer qual é a causa das infecções urinárias frequentes e só ela poderá confirmar se isso tem relação com HPV. Nós, autoras do blog, não somos médicas, somos jornalistas. Fazemos reportagens com base em informações de médicos, sites especializados, ministério da saúde e outras fontes confiáveis, mas não podemos prescrever tratamentos de saúde, pois não estudamos medicina, apenas informamos as pessoas da necessidade de se cuidarem e de buscarem ajuda especializada. Obrigada por visitar o blog e não deixe de marcar uma consulta com sua médica.

  16. Raissa disse:

    Oi, fiz um exame há 2 meses atrás e só fui buscá-lo ontem e descobri ontem que estou com HPV no NIC II … e sinceramente estou desesperada. Não sei há qnto tempo estou com a doença, só sei que a enfermeira disse que depois dessa fase vem o NIC III … que é o câncer de colo uterino. Tenho apenas 18 anos e comecei minha vida ativa há apenas 1 ano … E só tive um parceiro até hoje. Minha mãe não sabe, nem pode saber! Mas a gente se seca na mesma toalha e agora depoiis de ter lido algumas coisas, estou com medo de ter transmitido o vírus para ela. Amanhã vou ao retorno da ginecologista (escondido) lógico. Pra mim tá sendo muito difícil entender sobre HPV. Uns sites dizem que tem cura, outros dizem q não. Que tem apenas tratamento. E sei que alguns tratamentos são dolorosos. Sinceramente não sei o que fazer da minha vida. Tô sem rumo e achando que a minha vida não tem mais sentido.

  17. Oi Raissa, sua vida tem sentido sim! Com todo respeito ao trabalho das enfermeiras, acredito que o ginecologista está muito mais bem preparado para responder suas dúvidas sobre o HPV e a forma de tratamento da doença. Não sou médica, em todas as reportagens que já fiz e já li até hoje sobre HPV, a informação que recebi, de médicos, é que cerca de 2% dos casos apenas evoluem para Câncer de Colo Uterino e ainda assim, depende de muitos fatores, como casos da doença na família, herença genética e etc. Mesmo que a doença não tenha cura, existem tratamentos para controle. Muitas doenças crônicas, quando são tratadas, garantem que o paciente tenha qualidade de vida e fique longe de perigo. Uma providência que acredito que você deva tomar é passar a usar toalha de banho separada da sua mãe e também seria interessante você pensar na possibilidade de conversar com ela sobre o problema, avalie com calma se não é melhor tê-la ao seu lado durante o tratamento, para te dar uma força e te dar segurança. De qualquer forma, não deixe de ir ao ginecologista e de seguir direitinho todos os tratamentos. Você não vai encontrar tratamento e nem cura do HPV em um site, e nem deve tomar remédios indicados em sites. A internet é uma ferramenta maravilhosa de informação, mas não substitui o tratamento médico qualificado. O médico precisa examinar você para prescrever seu tratamento e garantir que o problema seja resolvido. Boa Sorte!

  18. Fernanda Luna disse:

    Eu e meu namorado perdemos a virgindade juntos. Nunca transamos com outras pessoas. Fiz o preventivo e acusou uma mancha no meu colo do utero.Pode ser HPV?

  19. Oi Fernanda,
    Só um ginecologista vai poder dizer a causa desta mancha no colo no útero. O ideal é você levar o seu exame para o seu médico e pedir todas as orientações. Caso desconfie de HPV, com certeza o ginecologista irá pedir novos exames mais conclusivos. Nós, do Conversa de Menina, não somos médicas, mas jornalistas. Apenas podemos falar sobre os temas e dar informações gerais, de ampla divulgação científica. Só os médicos podem fazer diagnóstico e prescrever tratamento.
    Boa sorte!

  20. Raissa disse:

    Explicando o caso da enfermeira… é porque a enfermeira conversou um pouco comigo e me convenceu a fazer o retorno na gine … Ela só flw superficialmente. Entendeu? Hoje fui a gine e ela olhou meu cólon do útero e disse que tá com alterações mesmo. Vou fazer uma cirurgia dia 21 de Agosto para retirar os locais afetados. Queira Deus q dê tudo certo pq ainda tô morrendo de medo. Aaah e minha mãe não pode saber pq ela é contra meu namoro, e preza muito a virgindade. E se ela souber q estou com uma DST … ela me mata mesmo! E vai colocar a culpa no meu namorado. Vou tentar me cuidar sem que ela descubra! Só Jesus mesmo

  21. Muito bem Raissa, você fez a coisa certa, voltou ao ginecologista e agora vai seguir as recomendações e o tratamento. Tenha fé de que a cirurgia sairá bem e que as lesões serão retiradas. Quanto às recomendações que postei no comentário anterior é nossa obrigação, das autoras do blog, deixar bem claro para as nossas leitoras, que não somos médicas e nem podemos prescrever tratamentos. O Conversa é uma reunião de amigas, para um bate-papo, troca de experiências, informações gerais, mas nunca, em tempo algum, podemos cumprir papel de médicas. Boa sorte para você, vamos torcer para tudo dar certo!

  22. Raissa disse:

    Oi … Hoje pela manhã minha mãe mecheu na minha bolsa e pegou o exame. Ela descobriu que estou com HPV! Talvez tenha sido vontade de Deus! Ela tá quase louca … desesperada. Quer me levar urgente pra outra ginecologista! E agora quer que eu termine meu namoro! O que façoooo?

  23. Oi Raissa, é muito dificil dizer a você o que fazer, porque não conhecemos sua mãe, não sabemos como são as reações dela. O único conselho que podemos te dar é que você dialogue com ela, seja franca, converse sobre o namoro, argumente e ouça também os argumentos dela, afinal ela é mãe e está pensando no melhor para você. Quanto ao ginecologista, uma segunda opinião poderá deixar sua mãe mais tranquila, além disso, o médico poderá explicar para sua mãe todas as formas de contágio do HPV. Existem outras formas de contágio além do sexual e existem várias formas de tratamento para cada caso. Boa sorte!

  24. vanessa disse:

    Mim ajudem por favor, eu descobrir que estou com o hpv e estou começando a fazer meus exames, so estou preoculpada demais, com um escorrimento muito intenso e com mal cheiro, cheiro forte de coisa estragada, mim ajude e diga o que posso fazer pra tirar esse mal cheiro horrivel. tenho ate vergonha de tirar minha roupa na frente do meu parceiro, pois da pra sentir tambem. estou preoculpada demais. aguardo contato de vcs.

  25. Oi Vanessa,
    Nós não somos médicas e não podemos te dar orientações sobre tratamento. O blog é um espaço para divulgação de reportagens e textos informativos, mas para isso, usamos como fontes Ministério da Saúde, Anvisa, material enviado por profissionais de saúde capacitados, fazemos pesquisa para que a nossa divulgação ajude a esclarecer as pessoas, mas sem que com isso a gente prescreva medicamentos ou tratamentos, porque isso, só quem pode fazer são os médicos formados para isso. Nossa formação é em jornalismo e não em medicina. Aconselhamos que você procure sua ginecologista e explique direitinho para ela o seu problema. Provavelmente a sua médica irá pedir novos exames e irá te orientar direitinho sobre como tratar o problema. Não deixe de ir ao médico ok? Boa sorte! Um abraço

  26. jessica disse:

    eu namoro ja faz um ano e minha vida sexual e ativa faz 4 meses descobri a pouco tempo que meu namorado tem hpv. so que o dele so apareceu uma verruga ele cuidou e nao apareceu mais. so que isso ja foi ha 2 anos. tem como ele ter me passado hpv ?

  27. iracema disse:

    Preciso fazer um trabalho ,,,e não consigo quais os de enfermagem diante de uma paciente com hpv

  28. thalita disse:

    bem descobri q tenho hpv, sei q tem tratamento porem naum a cura. e devo admitir q realmnt é dificil descobrir q vc tm uma dst; tenho apenas 15 anos e naum sei como prosseguir daqi pra frente. só agrdeço a minha mae q ta me ajudando muito. bom to tendo tratamnto para retirar as verrugas com um acido, mas o ginecologista naum pediu nenhum exame!! sera q eu devo pedir para ele?

  29. Raissa disse:

    Oi, quase um mês depois do meu 1º comentário nesse site, venho aqui dizer que foi muito útil o conselho de vocês. Depois do dia que minha mãe pegou o exame e descobriu tudo, estou me tratando! Já me tratei da cândida, da infecção urinária, fiz exames que comprovam que meus ovários estão sadios. Em breve vou marcar minha cirurgia CAF, que vai levar até anestesia … estou meio tensa ainda, pois tenho HPV no cólon do útero e na vulva. O que tem deixado minha mãe mais nervosa além da minha saúde está debilitada, é que o valor do CAF não será muito barato e as nossas condições não são boas! O valor será de 1.100 reais. Deus queira que dê tudo certo … porém nós ainda não sabemos de onde vamos tirar esse dinheiro! Só Jesus mesmo! Acho que minha mãe vai fazer um empréstimo, porque não podemos pedir ajuda de nenhum familiar porque não quero que essa minha história se espalhe! Pois querendo ou não, ainda é constrangedor pra mim dizer que aos meus 18 anos de idade já sou portadora de uma DST pré-cancerígena! Assim que eu fizer o procedimento do CAF mando um comentário falando como foi e como estou! Obrigada pela ajuda! De coração !

  30. Oi Raissa
    Desejamos do fundo do coração que o seu tratamento dê muito certo, fique tranquila que a cirurgia será bem sucedida e em breve você estará saudável. Muita sorte e paz para você e sua mãe vencerem este problema. Vocês vão sair dessa. Um abraço

  31. Luiza disse:

    Essa semana descobri que estou com candiloma (hpv) fiz o papanicolau e o resultado vai sair daqui a uns dias. Estou muito assustada porque até hoje só tive um parceiro sexual e apesar de ter me preocupado em fazer preventivo, tomar anticoncepcional e ir ao ginecologista não me liguei a respeito de DST por confiar no meu namorado. Conversei com ele e após um silêncio breve o mesmo disse que provavelmente me infectou por que a mãe da ex dele tinha hpv. Nossa meu mundo caiu por que mesmo com tudo o que a gente vê por aí eu dei um MEGA mole em não me prevenir contra dst. Além disso, tem o fato dele parecer não tá ligando muito pra isso e eu preciso de todo o apoio dele já que minha mãe nem pode sonhar que estou com esse problema. Estou com muito medo, triste e decepcionada não só com ele mas comigo por não ter tido cuidado ao que me é mas valioso minha Saúde ! O site de vocês é o máximo, graças a ele não me sinto tão sozinha.

  32. priscila disse:

    óla, gostaria de saber se á possibilidades de pegar o hpv através de pano de prato, palheres, copos, oque acontece minha cunhada está com o virus e disse que pegou de uma forma estranha, disse o o seu namorado se secou com a toalha de seu irmão e adquirio o virus queria saber se realmente isso pode acontecer

  33. Andreia disse:

    Olá Priscila,

    O HPV pode ser transmitido via toalha de banho, relações sexuais sem camisinha, uso da mesma roupa íntima, como cuecas e calcinhas. O ideal é que quem tem hpv use toalhas e sabonetes (para a higiene íntima) e roupas íntimas separadas. Mas o vírus não é transmitido via talheres, panos de pratos, copos ou apertos de mão. Aqui no link do post você pode encontrar respostas para outras dúvidas e outros links com orientações sobre o hpv: http://conversademenina.wordpress.com/2009/02/07/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-hpv/#comment-771

  34. Raissa disse:

    Oi gente! Ontem fiz minha cirurgia. Correu tudo beem. Levei uma anestesia rack e não senti nada. Recebi alta hoje e até agora está tudo bem. Tive apenas um pouquinho de sangramento, mas coisa Normal. Vou ficar 20 dias afastada das minhas atividades do dia-a-dia. Vou me atrasar um pouco na faculdade, mas Jesus está providenciando tudo. Dia 7 é o meu retorno … Deus queira que eu me recupere logo e possa contar essa experiência mais tarde como uma lição de vida. Porque por mais que a gente confie no nosso parceiro, temos que nos cuidar e pensar antes de tudo em nós e na nossa saúde. Sei que todo dia muitas mulheres descobrem possuir o Vírus do HPV … mas tem tratamento e hoje não me parece mais um bicho de sete cabeças. Graças ao site posso expor meus sentimentos e as coisas que têm acontecido comig. Obrigada a vocês de coração. Sei que esse site ainda vai ajudar muitas mulheres que serão vítimas assim como eu! Hoje tô solteira, terminei com meu namorado. Minha mãe está arcando sozinha com as despezas e ele, o pivor de tudo, não tem me ajudado financeiramente! Peço a Deus que de hoje em diante, se eu tiver de arrumar outra pessoa, Ele me mande um alguém abençoado. Porque não aguento mais sofrer! Jesus vai abençoar minha vida, assim como a de todas vocês! Manteremos contato ! Beeijos

  35. Hávila disse:

    Olá…
    Descobri há uns 2 meses e meio atrás que estou com hpv.Sei que é uma doença que pode causar o cancer de colo de útero,mas que só acontece tbm por uma série de fatores,como por exemplo casos de cancer na família.A verdade é que por parte de pai,que morreu de cancer,somam-se 5 pessoas que tiveram a doença,e por parte de mãe 2 pessoas.Já estava com medo do hpv sem saber desse detalhe,tinha medo que as verrugas se espalhacem pelo meu corpo inteiro e agora depois de ter lido sobre isso aqui no blog estou com mais medo ainda por causa da hereditariedade de cancer,que se deus quizer eu não terei.
    Foi uma experiencia muito dolorida pra mim ver meu pai morrendo aos poucos,sentindo dores terriveis,emagrecendo cada vez mais e não poder ser feito nada.Foi um sofrimento muito grande e estou com muito medo de passar pelo mesmo.
    Sonho em me casar,de ter um companheiro,ama-lo,mas tenho medo de me relacionar com alguém e fazer essa pessoa sofrer como estou sofrendo preoculpada,vendo a pele encher de bolhas,sentir dor física e espiritual.
    Sonho em ter filhos,família grande,dar muito amor e carinho pra eles,construir mesmo uma família feliz,mas tbm estou com medo de passar pra meus filhos,afinal o hpv não tem cura.
    Estou com o coração tão pequeno,doído só de pensar nessas coisas!
    Não quero viver sozinha,nem isolada das pessoas com medo de infectá-las,mas o medo que é gerado no meu coração não tem nem limite.
    Não quero que as pessoas que eu mais amo passem por isso.
    Pessoal me ajudem por favor!
    abraço!!!!!!

  36. CÁSSIA disse:

    OI SOU CASADA A TRÊS ANOS, ESTOU GRÁVIDA DE 7 MESES EU E MEU ESPOSO COMEÇAMOS ATIVIDADE SEXUAL JUNTOS, OS DOIS ERAMOS VIRGENS. E EU FUI NA MÉDICA E ELA ESTÁ SUSPEITANDO DE QUE EU ESTEJA COM HPV, POIS ESTOU COM SOMENTE UMA VERRUGA NA VAGINA. COMO PODE ISSO, EU E MEU ESPOSO TEMOS RELAÇÃO SÓ ENTRE NOS, E AFINAL SOMOS EVANGELICOS FIEL.

    AGUARDO RESPOSTA

  37. Oi Cássia,
    Não somos médicas, somos jornalistas, e por isso não podemos fazer consultas ou diagnósticos, nós escrevemos reportagens, não clinicamos. O post sobre o HPV foi feito com base em material do Ministério da Saúde, pesquisa e entrevistas com médicos. Só um médico poderá te dizer se você realmente está com HPV e de que forma você pode ter contraído a doença, caso esteja com ela. Recomendamos que você faça os exames que sua médica prescrever e que caso o diagnóstico seja confirmado, que siga o tratamento normalmente, do jeito que ela orientar ok? Boa sorte!

  38. Oi Hávila,

    A primeira coisa que você precisa fazer é conversar com sua médica, pra saber em que estágio está o seu HPV, de que tipo ele é, como vai ser possivel trata-lo. A médica também vai te orientar sobre os cuidados para evitar transmissão do HPV para o seu parceiro ou futuro marido. A doença é crônica, mas se dignosticada em tempo, tem tratamentos eficazes e o paciente pode viver com qualidade. Sua vida não acabou, você apenas terá de ter disciplina para fazer o tratamento, ou seja, seguir direitinho tudo o que a médica mandar. Não somos médicas, somos jornalistas, e não temos como dizer se o câncer do seu pai foi em decorrencia do HPV ou não, nem todo mundo que tem HPV terá câncer, mais uma vez, só quem pode responder isso é o médico e os exames. Sempre recomendamos aqui no blog que as pessoas busquem orientação médica, que não se limitem apenas ao que lêem nas reportagens e que nunca se automediquem. A reportagem é uma forma de fazer o conhecimento chegar a todas as pessoas, mas jamais substituirá a conversa com o médico. O post não foi feito para assustar as pessoas, é apenas um alerta, para as pessoas se cuidarem, usarem camisinha nas relações sexuais, irem ao médico com frequencia, zelarem por si e pelos parceiros. Temos certeza de que você vencerá este desafio e que ainda terá filhos e um companheiro, como tanto sonha, o primeiro passo é levar o tratamento a sério e seguir as recomendações da especialista que tratar de você. Boa sorte!

  39. patricia disse:

    olá, minha duvida e a seguinte minha ginicologista detectou q eu tenho herpes genital, e hpv so olhando sem fazer exame nenhum eu achei muito estranho pq as irritaçoes q estavam em mim poderiam ser alergia a um medicamento q o meu namorado tomou para fazer um exame oftamologico q sai pela urina um liquido fluorescente , mas ela so olhou e falou q eu tinha essas duas dsts tem como detectar essas duas doenças sem fazer exames ? so olhando ?

  40. Andreia disse:

    Oi Patrícia,

    Não somos médicas e sim jornalistas, por isso não temos como julgar se a sua médica, ou qualquer outro médico, pode fazer diagnóstico apenas olhando. Acreditamos que o profissional é treinado para identificar doenças através do exame clínico, é para isso que estudam tanto, fazem residência, fazem reciclagens, vão em congressos. No entanto, nada impede que você pergunte para a sua médica se ela poderia também pedir exames pois assim você ficaria mais tranquila quanto ao diagnóstico e poderia entender melhor o que está havendo com você. É um direito do paciente também, quando tem dúvidas de um diagnóstico, procurar outro especialista para uma segunda opinião. O importante é que você receba o diagnóstico certo e faça o tratamento corretamente. Boa sorte!

  41. lais thauany disse:

    gostei muito desse site
    e tudo muito bem esplicado

  42. maria eduarda disse:

    OLÁ, MEU NOME É MARIA EDUARDA, EU NAMORO A 2 ANOS E 6 MESES E NAO TENHO VIDA SEXUAL ATIVA COM MEU NAMORADO, ELE FOI NO UROLOGISTA E DESCOBRIU QUE ESTAVA COM HPV, NO INICIO E VAI FAZER UM TRATAMENO A LAZER. MINHA PERGUNTA E SE A DOENÇA DEMORA ESSE TEMPO TODO PARA SE MANIFESTAR,POIS SEGUNDO ELE ESTA A MAIS OU MENOS 3 ANOS SEM FAZER SEXO! DESDE JA AGRADEÇO!
    GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇOES NO MEU E-MAIL
    MARIA EDUARDA

  43. Oi Lais,
    Obrigada, nos esforçamos para levar a informação mais completa aos leitores. Um abraço!

  44. Maria Eduarda,
    Como já explicamos para outras leitoras, não somos médicas e sim jornalistas. Para responder sua dúvida seria interessante você conversar com sua ginecologista, para ela te explicar todos os detalhes sobre contágio e tempo de incubação do vírus no organismo. Um abraço!

  45. Tatiana disse:

    Olá

    tenho relações sexuais apenas com meu namorado e atualmente vimos que ele está com hpv.
    há 10 meses atrás fui ao ginecoligista normalmente e em mim nada foi detectado.
    como pôde aparecer nele se temos relação apenas um com o outro?

  46. Andreia disse:

    Oi Tatiana,
    O ideal seria você conversar com a sua ginecologista sobre o problema do seu namorado. Primeiro, porque se ele está com HPV, você terá de se cuidar para evitar contágio, como usar camisinha nas relações e não compartilhar a mesma toalha de banho com ele. Segundo, porque a sua médica, por ser especialista no assunto, vai poder tirar sua dúvida e esclarecer porque ele tem HPV e você não, além de dizer que outras formas de contágio existem além daquela por via sexual. Nós não somos médicas, somos jornalistas que escrevem sobre vários temas, incluindo saúde.
    Um abraço e boa sorte!

  47. Nayanne disse:

    Tenho uma amiga que contraiu o HPV e descobriu a pouco tempo ela tem muitas dúvidas mas, fica envergonhada ao falar disso.Durante sua vida sexual ela só transou com um cara que até hoje é seu namorado, então sabemos que ele também tem o HPV.As principais dúvidas são: 1) Já que os dois tem o vírus pode ter relação sem preservativo? 2) pode rolar sexo oral? é isso estou aguardando resposta valeu…

  48. Andreia disse:

    Nayanne,
    O ideal é que, mesmo os dois tendo o vírus, a transa não aconteça sem camisinha, até porque, se um dos dois já tiver começado o tratamento para controlar o vírus, podem ocorrer reinfecções ao transar sem camisinha com o parceiro contaminado. Ideal também é que os dois se tratem, porque o hpv necessita de tratamento para não evoluir para problemas mais sérios. Recomendamos que a sua amiga procure a ginecologista dela, pois ela pode ter vergonha de falar com amigos, mas não com a médica. A consulta é privativa e as informações que sua amiga der no consultório, jamais serão reveladas para terceiros, pois guardar a privacidade do paciente é da ética da medicina. Além disso, só um especialista poderá dar as orientações de tratamento adequadas. Boa sorte para a sua amiga!

  49. Rebeca disse:

    Oi Raissa, me identifiquei muito com a sua história, no mês de dezembro de 2008 tbm descobri que estava com hpv NIC I e este ano fiz de novo o preentivo e du NIC II, fiz uma colposcopia e deu NIC I de novo. Agor mudei de ginicologista, pois n gostava muito da de antes, vou hoje, vamos ver o queele vai falar e qual será o procedimento.
    Na verdade isso tudo me assusta muito, tenho medo, mas tenho certeza que dará tudo certo, assim como de com vc.
    Voltarei aqui pre contar depois sobre o q aconteeu..
    Sucesso pra vc linda!

  50. Que bacana Rebeca, essa preocupação em se tratar, em procurar um médico que te passe segurança. Isso é tão importante. Com certeza vai dar tudo certo. Volte mesmo para dividir sua história conosco. Acaba sendo um apoio a mais! Beijão.

  51. roberta disse:

    gostei muita das informações, que nos orienta a procurar o melhor pra nós mesmo ,pq nós sempre acreditamos que não vai acontecer com nosco,abraço…

  52. Obrigada, Roberta. Isso que você falou é super importante. Precisamos nos cuidar mais, porque ao contrário do que pensamos, sim, pode acontecer conosco. Beijo grande.

  53. Mari disse:

    Boa noite meninas.Recentemente descobri que estou com HPV e jah está tudo encaminhado para o procedimento do CAF,mas gostaria de esclarecer sobre o pós-operatorio…. Quanto tempo de repouso,etc…
    Obrigada!
    abçs

  54. joelma disse:

    Raisa me passe seu email ou me add no seu msn é joshow01@hotmail.com quero conversar com vc sobre o hpv eu tenho e quero saber como me tratar

  55. jehH disse:

    acabo de descobrir q estou com HPV, e nao adquiri o virus por meio de relação sexual. mais fiz sexo sem camisinha com meu namorado e tenho medo de ter passado o virus pra ele. sera q ele esta enfectado? os homens tambem apresentam algum tipo de lesão?

  56. Mariana disse:

    Olá pessoal, descobri que estou com hpv há pouco mais de um mês. Minha lesão já está bem adiantada, NIC II, que é um grau a menos do que o câncer. Ja visitei ginecologistas e tem sido um inferno pra marcar a tal da cirurgia. É importante ressaltar que a cirurgia funciona como um exame mais acurado, pois o médico vai retirar um pedacinho do seu cólon pra estudo e para confirmar a infecção por hpv e qual o grau de intrusão dela [qnto mais fundo no tecido do cólon, pior]. Em mulheres jovens como eu [20 anos] essa cirurgia tira menos do que em mulheres já maduras, pois essa retirada interfere na fertilidade. Por causa desse procedimento, pode ser que seja necessária ainda outra cirurgia.

    Tenho fatores que pioram os efeitos dessa DST: já tive relação de risco, meu colesterol promete me entupir a qlqr hora, e o stress aqui na minha casa tá simplesmente fora do limite. Eu já estou sendo tratada como uma mutilada, e, infelizmente, ainda não posso deixar isso tudo pra trás. Tenho somente que aguentar.

    Eu sei que vcs são apenas jornalistas e nao ginecologistas, mas ajuda muito ter pra quem falar essas coisas… é engraçado qndo se tem uma doença repudiada por todos…parece que ninguém se importa com o que vc já tá passando..e sim, em julgar o que vc deveria ter feito, ou como vc deveria ter feito.

    Erros acontecem, merdas acontecem…vc pode só ter tido o azar de ter entrado em contato com ela…

    foi mais um desabafo, mas valeu! ;)

  57. Andreia disse:

    Oi Mariana,
    Sempre alertamos que não somos médicas apenas porque algumas pessoas querem tirar dúvidas sobre tratamento, ou descrevem sintomas querendo que a gente diga o que elas têm e não podemos fazer isso porque seria crime – prática ilegal de medicina – e também seria irresponsável – falta de amor pela vida do próximo. No entanto, ao decidir escrever sobre HPV – com base em pesquisa com médicos de verdade -, nós estamos justamente tentanto quebrar o tabu sobre a doença e fazer com que o debate aconteça, com que as pessoas troquem experiências de vida e com isso se sintam fortalecidas para buscar ou para enfrentar o tratamento especializado. Somos como uma grande rede de amigos, se ajudando, se consolando. Não temos as soluções para todos os problemas do mundo e nem pretendemos ter, porque é um fardo pesado demais para seres humanos mortais carregarem, mas ficamos muito felizes em servir de “ombro” virtual aos desabafos das pessoas, até pq, cada linha que escrevemos neste blog também é um desabafo enquanto pessoas e cidadãs e principalmente mulheres, que ainda enfrentam tanto preconceito na sociedade. Não prometemos nenhum milagre ou solução, mas tentaremos na medida do possível para seres humanos que têm falhas como qualquer outro, ouvir (ler) vocês e não julgar. Um abraço!

  58. Rebeca disse:

    Por favor, tem como apagar meu ultimo recado?? pq nao quero esse e-mail exposto, aí passa outro depois..pode ser?? beijos

  59. Andreia disse:

    Oi Rebeca, o comentário com o endereço do seu msn já foi apagado.
    um abraço!

  60. Rebeca disse:

    Muito obrigada gente, já estou providenciando outro..beijoks

  61. Rebeca disse:

    Como eu já havia dito pra vcs antes, mudei de médico, fiz o preventivo de novo e deu NIC I, mas ele me pediu uma colposcopia, acho que é isso, na verdade vou fazer de novo, pq jah havia feito uma vez, ele pediu pra que fizesse um remedio na farmacia de manipulaçao e ja está até aqui em casa, me parace ser um ácido pra queimar, né?
    Vcs sabem pra q serve a colposcopia, eles só pedem isso quando está mto grave ?? Bom, nao sei..
    Mas esse médico é bom, super atencioso, até q enfim encontrei um q eu gostasse de verdade.
    Ter HPV é muito difícil, as vezes sinto q nao vou viver por muito tempo, por ter uma doença tão complexa e complicada, mas estou procurando fazer o possível para tentar melhorar e ficar “boa”, mesmo nao vendo tantas saídas assim. Tive sorte de ter um namorado maravilhoso, e quando o conheci ja tinha o HPV, expliquei pra ele que tinha o vírus e ele sempre foi super compreensivo, e é claro que em todas as relações não pode faltar o preservativo. Mesmo ele sendo tão legal comigo, eu sei q isso atrapalha a gente, pq na maioria das vezes não tenho nenhuma vontade de ter relações sexuais com ele, pois isso desistimula a gente, na verdade isso não sai da cabeça por nada.
    Então é isso, só quis desabafar um pouco com vcs, gosto muito desse site, vcs joranalistas são muito bacanas e sempre respondem ao que escrevemos, muito legal isso, um super beijo!!!

  62. vanusa disse:

    meu nome é vanusa… tenho 19 anos..descobri que tenho hpv na hora que a medica me confirmou euatéenchi meu olho de lagrima pois ja estava com medo …estava naum tenho medo.. eu tive relaçao…. alguns parceiro sem camizinha pois nao sinto nada com ela.. agora estou a trez mezes com um unico parceiro .e falei a ele … ele gosta de min e é claro q vamos continua ..só que ele ta preocupado e eu tambem .. nois queremos saber se pega sem camizinha ….pra ele ,,se depois com esses tratamento eu naum vou poder ter filho … sea minha filha de dois aninho pode ter …… eu ando muito triste poiS a minha vida sexuAL COM ELE É SEM CAMIZINHA ………………….to muito triste, muito preocupada me da uma iluminação..
    e esse meu parceiro dehj eu firmei com ele agora mas tenho contato desde 1ano …eu to preocupada ,,,ele tambem me ajude gent bjssss

  63. Oi Rebeca,
    A colposcopia é um exame que permite ao médico visualizar o colo do útero, assim, ele irá ter uma ideia precisa das lesões e de como tratá-las. O fato dele ter pedido esse exame não significa que vc tem um grau mais grave ou menos grave do HPV, significa apenas que o médico precisa ter toda a certeza para te passar o tratamento correto. Você precisa seguir as recomendações dele, por isso, o medicamento que ele pediu que você usasse, use de acordo com todas as recomendações dele. Claro que você não vai viver pouco por causa do HPV. HPV é uma doença que tem tratamento, se você se cuidar direitinho, vai viver muito ainda, pense positivo e lembre que a camisinha é muito importante sim, tanto para o seu parceiro não adquirir HPV, quando para você não adquirir outras formas de DTS. Mesmo que vocês sejam fieis à relação de vocês, é preciso se cuidar ok?
    um abraço e boa sorte!

  64. Oi Vanusa,
    Assim como falei pra Rebeca, outra leitora nossa, a camisinha é muito importante para evitar que seu parceiro seja contaminado porque o HPV pega. Ela também irá proteger você de outras DTS. Que tal vocês capricharem bastante nas preliminares antes de colocar a camisinha? Se vocês obtiverem prazer de outras formas, se curtindo, namorando bastante, acredito que a relação poderá ser mais prazerosa para você e seu parceiro, mesmo com o preservativo. O HPV é uma doença que tem tratamento e controle, por isso, é importante seguir as recomendações médicas corretamente. Você não precisa se sentir diminuida por ter adquirido esse vírus e nem também deve se desesperar. Calma e tranquilidade são importantes para você fazer seu tratamente e obter um bom resultado. Quanto a poder ou não ter filhos, seria bom você conversar direitinho com a ginecologista sobre isso, porque nós aqui no blog não somos médicas e só uma profissional de saúde poderá ter esclarecer todas as dúvidas. Se cuide e boa sorte no tratamento! Um abraço.

  65. maria disse:

    Olá para vcs. Descobri há três anos que tenho HPV, acusou NIC I. Uns dois meses antes, consultei com uma médica, pois tinha corrimento e sangramento, e a mesma disse que era apenas uma infecção. Resolvi ir na médica de minha irmã, esta tinha um escorrimento que nem um médico anterior à médica dela, dava jeito, então ao consultar com a Dra. Constatou que ela tinha NIC II, nesse tempo eu não tinha ideia do que era essa doença. Lembro-me que minha irmã sofreu muito na CAF. Depois de três a quatro anos, foi a minha vez. Fui na médica de minha irmã levei o preventivo que a outra médica tinha dito que era apenas corrimento, a Dra. Fez a colposcopia, que por sinal é a primeira coisa que ela faz com a paciente, e disse que eu estava com umas manchas esbranquiçadas, me passou um creme, uns remedios orais para ver se sumia, fiz uma trasnvaginal e depois de quinze dias voltei, ela me olhou e disse q as manchas não sumiram e que ela tinha suspeita de HPV. Que era para eu fazer uma biopsia e que ela recomendava fazer uma CAF (Cirurgia de Alta Frequencia), onde eu retiraria toda a lesão que seria encaminhada para a Biopsia, ou então, eu tiraria um pequeno pedaço para biopsia, para saber se era HPV e em caso positivo eu faria a CAF. Perguntei o que era melhor e ela disse que em vez de eu tirar um pequeno pedaço, e esperar 40 dias pelo resultado eu tiraria logo tudo, pois assim não dava 40 dias para a doença crescer, caso eu estivesse com ela.
    Fiz a CAF, foi horrível, senti tudo, anestesia foi local, fiz no consultório, não fez efeito. Passei 1 mês sem fazer exercicio fisico, uns 4 a 5 meses sem ter relação sexual. Depois qdo a médica liberou fiquei quase um ano sem vontade de transar com meu namorado, atual esposo, que por sinal me deu todo apoio, ficou ao meu lado. Detalhe: meu namorado era virgem, acho que eu ou ele pegamos em vaso sanitário, ou talvez tenha sido com o uso de toalhas, eu de minha irmã, e ele talvez dos irmãos, já que na casa dele não tem muito cuidado com isso. Atualmente a mae dele, 45 anos, descobriu que tbem está com a doença.
    Certo, depois da CAF fiquei fazendo acompanhamento médico de 3 em 3 meses, depois 4 em quatro, 5 em 5, 6 em 6, e em maio de 2009 a dra. Disse que eu estava bem e que só era para eu voltar após um ano, mas como seu teimosa, e medrosa, voltei em NOVEMBRO, levei uma bronca da médica, e ao me examinar ela calou a boca, e depois disse: A mancha voltou, foi bom vc ter voltado, não entendo pq ela voltou, estava indo tudo tão bem. Então, marcou seis sessoes de ATA (aplicações), para tentar destruir a lesao, e só faria CAF caso não desse efeito, já que não é recomendavel, já que já fiz uma CAF. Tenho plano de saude, fico sem dinheiro para outras coisas, mas pago, pq sei q se for no SUS, não conseguiria o tratamento igual. O plano resistiu p/ liberar as 6, qdo os medicos fazem só 5, no maximo, mas fui em cima, e deu certo. Terminei a ultima em janeiro, inicio. Depois fui em outra médica, no hosp. Do cancer de minha cidade, pois não devemos confiar em apenas um medico, ela disse q a única coisa q minha medica deveria ter feito e não fez foi a coleta hibrica, para detectar o tipo de HPV, pois existem mais de 100. Fiz neste mês. Estou aguardando resultado. Gente procurem na net informações periodicamente, procurem outros médicos. E algumas recomendações: Não se estressem com nada, abusem de vitamina C (Frutas), alimentos saudaveis, tomates, verduras, evitem ficar doentes do corpo e da mente, pois esta doença ataca qdo estamos fracos, foi por isso q ela voltou em mim, tive um serio problema no serviço, me decepcionei muito com uma pessoa q adimirava, corri o risco d perder tudo o q conquistei, tive raiva, chorei, passei noites sem dormir, e isso acabou com meu corpo, meu sistema imunológico ficou baixo, ai o HPV apareceu de novo. Descobri isso com as médicas. Algumas mulheres tem o sistema forte e ficam curadas da doença depois de pouco tempo. Finjam q não estão vendo o mundo cair. Procurem a Deus, eu oro a ele para me curar, e eu sei que ele vai provir, desde q seja de sua vontade. Minha irmã teve uma filha, graças a Deus sadia, foi cesariana o parto, exijam o cesariano, não aceitem normal, pois contamina a criança. Esta pode nascer com cancer na garganta, ou outras serias complicações. O da minha irma não se manifestou mais, graças a Deus, a 2 anos ela não tem atividade sexual, o que de certa forma ajuda. Façam exercicios fisicos, pelo menos caminhada, pro corpo resistir às investidas da doença. Não usem toalhas, biquines, calcinhas, shorts apertados, camisolas, itens de uso pessoal, sabonete, de ninguém, e nem deixem que usem os seus, cuidem de seus familiares para que não peguem de vcs essa doença. Cuidado com o vaso sanitário., lavem todos os dias, passem ferro em suas calcinhas, não deixem expostas e vivam a vida da melhor forma possivel. Beijos. Qualquer contato: vidalinda28@bol.com.br.

  66. Rebeca disse:

    oi gente, hoje estou muito feliz, pois ontem fui fazer a colposcopia e estava muito melhor o meu útreo, quase nao tinha mais lesões, apenas um pedacinho q ela tratou ontem eu mesmo, a médica me disse que nao tenho nem mais NIC, isso nao é ótimo ??
    Precisava vir aqui dizer pra vcs e compartilhar essa vitória e dar força para as meninas que assim como eu estão passando por esse problema tão difícil, independente de qualquer coisa, nunca desistam, se tratem, vá a um bom profissional, não tenham medo e nem vergonha, pois nós não somos as únicas, nem as primeiras e muito menos as últimas, isso pode acontecer com qualquer mulher. HPV é uma doença grave e que se não tratada pode trazer vários problemas futuros, tenha uma boa alimentação, se possível tomem remédio para imunidade com conscientização do seu médico, usem camisinha sempre, afinal de contas depois desse susto é impossível nao usar, não é mesmo ?? Torço por vcs e pensem que isso não é um sofrimento e sim uma lição de vida!!!
    beijossss

  67. Andreia disse:

    Oi Rebeca,
    Ficamos muito felizes que o seu tratamento esteja dando resultados tão positivos. Adoramos você ter retornado para dividir com as outras leitoras a sua experiência tão positiva, com certeza será um estímulo para elas. Você é uma lutadora e uma vencedora! Um abraço e boa sorte.

  68. Karin disse:

    Oi gente
    descobri que tenho HPV em fevereiro pois apareceram duas verrugas na região genital…fui na ginecologista ela passou um ácido para queimar as lesões e as verrugas desapareceram, mais esse mês algumas voltaram de novo…
    Pesquiso muito sobre essa doença e converso muito com minha ginecologista e o que tenho a dizer pra vcs é que essa doença tem cura sim, principalmente quando as verugas são só externas.
    Hoje existe uma pomada chamada ALDARA com um preço inaxecivel de 680,00 reias que ajuda muito no tratamento.
    muitas pessoas que usaram estão curadas. A pomada estimula o sistema imunologico a ajir contra a doença. Minha ginecoligista me deu esta opção de tratamento, esse mês vou queimar as verrugas de novo e se elas voltarem irei tratá- las com Aldara. Quem tem essa doença pode sim ter filhos, mais não de parto normal.

  69. Maria disse:

    Olá pessoal, no mês de fevereiro fui no Hospital de Cancêr e fiz a coleta hibrida, um tipo de exame que é cerca de 98% eficaz para detectar o virus do HPV. Graças a Deus deu negativo. A minha médica disse que no momento estou curada. Sei que foi obra de Deus. Mas ela disse que mesmo assim, devo voltar seis meses depois para fazer outra verificação, bem como seguir o tratamento. Gostaria que houvesse mais comunicação entre nós. Felicidades pra todas.

  70. Oi, Maria. O mais importante agora é acompanhar o HPV, fazer exames a cada seis meses e os tratamentos que forem indicados. Ah, e não esqueça a camisinha. Ela é fundamental na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.
    Beijo grande!

  71. Karin disse:

    Olá Maria!
    vc fez que tipo de tratamento?
    Pomadas? ácidos? laser?
    pq se vc está curada, com certeza o seu tratamento foi eficaz.

    Aguardo respostas
    Bjs

  72. nessinha disse:

    Fui ao médico hoje para levar os resultados de exames de papanicolau e de colposcopia, pois minha ginecologista disse que eu tinha um pólipo q precisava ser tirado.Na biópsia do pólipo disse que havia associação ao HPV e minha médica me explicou que era uma dst, mas ela não pediu nenhum exame e eu não tenho verrugas e nada ela só pediu para eu voltar depois de seis meses, ´para ver como estou e fazer novos exames. Mas estou com dúvidas eu tenho ou não HPV? me ajudem!!!!

  73. Oi Nessinha,
    Infelizmente não é possível responder sua dúvida, pois não somos médicas e sim jornalistas e mesmo que fôssemos um blog de medicina (o que não somos, apenas discutimos assuntos variados de interesse das mulheres e homens) não teríamos como te dar um diagnóstico via internet. Não existe consulta virtual que dê jeito numa dúvida que só pode ser esclarecida com consulta ao vivo, pois nenhum médico que seja realmente ético e responsável faz diagnóstico por telefone ou via internet, ele precisa examinar clinicamente o paciente. Se a sua medica não pediu exames para descartar ou comprovar o HPV e se você está ansiosa para esclarecer a dúvida, recomendamos que ou você entre em contato com ela e pergunte se não é necessário fazer os exames ou então que você marque uma nova consulta com outra médica. Precisamos aprender a questionar os médicos, nunca devemos sair do consultório com dúvidas, a obrigação do bom profissional não é apenas te dar uma receita e uma requisição de exames, mas munir o paciente de informações que ajudarão no tratamento e que aliviarão a tensão da pessoa. Já é ruim descobrir que tem alguma coisa errada com a nossa saúde, imagina ficar martelando dúvida na cabeça? Não tenha vergonha de perguntar para a sua médica, quando ela escolheu fazer medicina sabia que teria de lidar com seres humanos e não com máquinas. Boa sorte!

  74. Maria disse:

    Karin, já tinha tido antes, em 2003, conforme coloquei no meu primeiro depoimento. Desta vez, fiz tratamento com ATA são aplicações de ácidos, colocadas no consultório, não dói nada e é bem rapido. Foram seis aplicações. Isso com a minha médica, que me acompanha desde 2006, quando descobri a doença.

    Terminei a ATA em 8 de janeiro. Mas desde 2008 quando fiz plano de sáude venho pedindo para minha médica para a coleta hibrida, mas sempre dizia q como nao havia manifestaçãonao era necessário. Ai, como já havia dito, ano passado voltou, e pedi mas ela disse que eu tnha que tirar logo a lesão.

    Imporante; a captura hibrida diz qual é o tipo do HPV se ele é do tipo invasor, ou não, sou seja, se vai gerar ou não o cancer, mesmo com o tratamtno.

    Então, resolvi ir no Hospital do Câncer, por ser mais experientes os medcos de lá e pelo fato de nao ser bom confiar em apenas um médico, Lá a médica, que é doiretora geral da área de câncer feminino, me explicou varias coisa, caso do sistema imunologico, evitar ficar doente, até gripada. E fez a captura hibrida, o curioso é que o meu plano de saúde botou a maior banca para liberar os quites para a coleta e após varias investigações descobrir que os médicos credenciados, tipo, evitam pedir esse exame por ser muito caro, acho que eles recebem orientaçãod o Plano.
    Depois da captura levei os frascos para o laboratorio e deu negativo, apenas 0,1. Mas, é interessante ressaltar, que tive que mudar todo o meu comportamento alimentar, psicologico, sem stress para alcançar isso. Além do fato de ser persistente nas consultas.
    A médica do Hospital do Cancer disse que no momento estou curada, mas como o comportamento doença ainda é de certa forma, um misterio para eles, devo fazer a coleta daqui a seis meses. E que estudos recentes dizem que se após 3 anos sem manifestação e com captura negativa, ai sim é confirmada a cura definitiva.

    Olha, a médica disse que o principal é vc ter um médico bom, e seguir à risca o tratamento. E olha, o meu HPV nao foi por via sexual, meu esposo nao tem, há quatro anos ele faz exames e dá negativo, quando começamos a nossa relaçao, tanto ele quanto eu, eramos virgens.

    Tenho uma irmã que teve dois anos antes de mim, e tenho uma outra irmã que está com suspeita. A Dra, disse que quando há casos de cancer na familia, a probabilidade de se adquiri, tanto por via sexual qto por uso de objetos intimos, como banheiro, tolhas, etc. é bem maior.

    Gente, pra mim foi obra de Deus, orei e oro todos os dias pela minha saúde. O médico faz a parte dele, mas a decisão é de Deus.
    Apegem-se a ele, com ele me sinto mais forte, falo pra Deus o meu dia, como um grande amigo.

    Bjus.

  75. Maria disse:

    Outra coisa, quando a medica manda eu volta em seis meses, volto em cinco, um mês faz muita diferença, decobrir quando desta ultima aparição, onde dsobedeci a medica, voltando bem antes do que ela mandou, ela brigou comigo, mas ao me examinar pediu desculpas.

    Outra coisa, se tiverem mancha ou verruga, não esperem façam logo a retirada para que as celulas se renovem.
    O mal dessa dor]ença, é qie como o virus fica dentro da celula, ele não deixa ela se dividir, fazendo com o passar dos anos com qe ela fique velha, deixando-a doente, ai pode virar o cancer. Estudos dizem que alguns medicos estao fazendo tipo uma raspagem anual nas pacientyes, colo do uterio, para que as celulas possam se dividir, nrmalmente,

  76. Maria disse:

    Outra coisa, qdo forem consultar anotem antes, as duvidas e pergutem, nao tenham vergonha, tanto na rede privada quanto na publica, eles são pagos para nos atender. Isso ajuda muito.

    Outra coisa. qie a medica do Hospital do cancer me disse: quando vc te HPV na vagina, é necessário que vá ao Proctologista consultar e dizer que vc tem na vagina e f]gostaria de saber se tem alguma lesão no canal anal, é desconfortavel e para muitos até vergonhoso ir nesse médico, mas é necessário, ela disse que os dois a vagina e o ânus são vizinhos, e um pode contaminar o outro.

    Fui em janeiro, segundo recomendações dessa médica, sendo que minha 1ª médica nunca tinha me dito isso, dai a necessidade de nao ficar com só um medico. Falei p/ a proctologista, não gostei, ela apenas fez o toque, e disse qe tava normal, voltei na minha meddica e ela disse que era para a medicas ter feito um exame no anus que nem a colposcopia na vagina. Voltei na Proctologista, disse qe tinha tido sangramento e que QUERIA UM EXAME que ela visse em lente de aumento, irei fazer na proxima semana.

    No inciio fiquei com vergonha, mas vi que a vergonha pode matar, tive exemplos na minha rua.
    Outra coisa, é necessário ir a um otorrino BOM E EXPERINETE. para ver se há lesão na garganta, caso vc tenha feito sexo oral, ou seu parceiro tenha feito em vc, pois provavelmente depois dele ter feito ele te beijou, e há possibilidade de desenvolver o HPV NA garganta, exofago. Assim, vão uma vez ao ano em um otorrino e um Gastro e contem o que tem.

    Não deixem seu parceiro fazer sexo oral em vc e nem o façam nele. é um risco pros dois, HPV na garganta é menos estudado do que na vagina e utero, e o tratamento é muito mais dificil. No reto, a medica disse que a tendencia dos proctologistas é deixarem para ver a doença quando ela se manifesta em forma de verruga, o que é pior, pois no anus a verruga é mais avançada. Além disso, pra detectar pelo aumento, como na colposcopia é bem mais dificil, bem como o tratamento.

    Leiem na net, se informem e tirem as duvidas com suas medicas.

    Bjus

  77. Karin disse:

    Olá Maria
    Primeiramente obrigada por responder…

    Seu HPV se manisfestou em 2003 então estás a 7 anos mais ou menos tratando esse virus né!
    Eu tenho apenas 16 anos
    tbm acredito que contrai a doença por objetos contaminados, pq no meu parceiro não manifestou verrugas.
    Não estamos mais juntos, então ele nem fez exame nenhum…porém só depois que tive relação com ele que as verrugas aparecerem. Tivemos relação em outubro de 2009 …a primeira verruga apareceu no finalzinho de novembro e fui na ginecologista a primeira vez em fevereiro, fiz calterização e preventivo. No preventivo deu tudo normal. Mês passado fui de novo fazer calterização
    e esse mês vou me tratar com a pomada Aldara!
    No mes de maio vou fazer um novo preventivo para ver se meu útero não está contaminado.
    O Aldara modifica a resposta imunologica fazendo as verrugas demorarem para reaparecer e protejendo as celulas não contaminadas.
    Estou confiante que vai dar tudo certo e irei me curar deste virus, pois minha ginecologista falou que como minhas verrugas somente externas as chances de cura é muito grande!

  78. Maria disse:

    Karin, tenho fé em Deus que vai dar tudo certo! Que seu tratamento será um sucesso. Mas lembre-se, por mais que a doênça nao se manifeste mais, não esquece de usar, sempre, camisinha, e de ficar, acima de tudo, de bem com a vida, pois essas atitudes são fundamentais para a saúde de quem tem essa doênça. Quando fiz o 1° tratamento, quando da descoberta, fique acho, q por volta de quase um ano, sem desejo sexual, eu e meu esposo passamos por uma dificuldfade muito grande, pois eu me lembrava todo o tempo da dor do tratamento. das consequencias do HPV, etc. Mas graças a Des consegui me reanimar. Hoje estamos casados, e queremos ter um filho, mas teremos que tomar várias precauções para que o bebê não seja contaminado, tenho fé que conseguiremos. Bjus..

  79. Karin disse:

    Olá Maria
    com certeza irá conseguir vc é uma pessoa muito abençoada por ter ao seu lado um homem companheiro que soube entender sua situação.
    Peço a Deus para que vcs consigam ter um filho sem nenhum problema. O creme que estou fazendo tratamento está adiantando as veruguinhas estão sumindo a cada dia graças a Deus!

  80. Maria disse:

    Karin, observei meu depoimento e acabei digitando o ano errado, em que descobri o HPV, foi em 2006 e nao em 2003. Bjus

  81. ADRIANA disse:

    OLA PESSOAL A UNS SETE MESES ATRAS PERCEBI UMAS VERRUGAS NA ENTRADA DA MINHA VAGINA,NAO SABIA O QUE ERA NAO ME PROCUPEI MUITO.ATE QUE COMEÇOU A APARECER UMAS VERRUGAS NO PENIS DO MEU MARIDO FIQUEI MUITO PREOCUPADA E PEDI ELE PARA IR A UM UROLOGISTA,ENTAO O MEDICO DISSE A ELE Q ERA HPV FIQUEI DESESPERADA CHOREI MUITO AS VERRUGAS EM MIM JA HAVIAM SUMIDO ELE FEZ UM PROCEDIMENTO CIRURGICO PARA QUEIMAR AS VERRUGAS É HORRIVEL ELE SENTIU DOR E RECLAMOU MUITO COMIGO,FIZ O EXAME PREVENTIVO A MEDICA ME EXAMINOU PEGUEI O RESULTADO DO EXAME ELEVEI PARA ELA PARA MINHA SURPRESA ELA DISSE QUE ESTA TUDO NORMAL MEU UTERO TA LIMPO E EU NAO TENHO NADA PERGUNTEI P ELA COMO É POSSIVEL MEU MARIDO TER E U NAO?ELA ME RESPONDEU Q É POSSIVEL SIM POIS TENHO A HUMINIDADE DO CORPO MUITO ALTA.ESPERO Q MEU MARIDO SE RECUPERE E Q NAO APARECE ESSAS VERRUGAS HORRIVEIS NALE NUNCA MAIS. AI VAI MEU EMAIL ADRIANAPAULAJF@IG.COM.BR. FIQUEM TODOS COM DEUS

  82. Adriana, é importante lembrar que o HPV é transmissível por relações sexuais. E já que seu marido é portador da doença, é importante você se prevenir a partir de agora, usando camisinha.
    Abraços e obrigada por nos contar sua experiência.

  83. Maria disse:

    ADRIANA, desde que descobri a doênça venho pesquisado bastante na net, e jjá ouvi vários médicos. A Alane tem razão, vc deve usar sempre camisinha. E outra coisa, o exame preventivo só acusa HPV quando ele está em fase de manifestação. O único exame mais seguro para saber se vc tem ou não, é a captura hibrica, onde a médica irá coletar lá dentro de vc células para saber se elas estão com o virus, ele é 98% eficaz na descoberta.
    Então, vá sempre a ginecologista, mesmo que tenha dado normal. E outra, vc fez a colposcopia, pois é nesse exame com lente de aumento, que a médica saberá se existe lesão microscópica, pois às vezes, elas são tão pequenas, quando iniciais, que no preventivo não aparece.
    Talvez, vc ache que o que digo é de assustar, mas não é, apenas tento dizer e passar para outras pessoas as informações que não tive no inicio. Não confie em apenas um médico, vá em outro.
    Quando temos HPV ele fica escondido dentro de nossas células, ai quando ficamos com o sistema imunologico baixo, como em uma gripe, o vírus começa a atacar as células, tornando-as defeituosas.
    Os estudos norte-americanos recentes, dizem que somente após cinco anos sem manifestação pode-se dizer que uma pessoa com HPV está curada, daí a importância de ficar fazendo o acompanhamento, aconselho vc a volta no médico em 06 meses. E caso não tenha feito colposcopia, que faça logo.
    Tenho feito, ultimamente, meu tratamento com minha médica que já me trata a 04 anos, e com outra médica do hospital do câncer de minha cidade. Se ai onde vc mora tiver esse hospital, vai nele, lá os médicos sabem muito mais da doênça, ela ainda é muito pouco conhecida.
    Na minha cidade o HPV é o tipo de cancer que mais tem matado, no caso, cancer de colo do útero, devido, muitas vezes, ao tardio diagnóstico.
    Por ano, no Brasil são mais de 5 mil mulheres que se vão por causa dessa doença, e o Governo nada faz. Existe uma vacina para quem ainda nao tem a doença, de preferncia para as jovens, mas o Governo não coloca a dispi]osição, alega que é caro. Em paises, como a Inglaterra, a vacina é obrigatória, devido a anos atrás a alta mortandade de mulheres vitimas dessa doênça.
    Dai a importancia, de sempre ir ao médico. No meu caso, vou de 06 em 06 meses, e sempre faço preventivo e colposcopia.
    Fiz a captura hibrida, em fevereiro, deu negativo, no Hospital do Câncer, para todos os efeitos estou curada, mas a médica disse que ainda é cedo, que devo repetir em agosto.

    Procura informações na net e passa para seu esposo, essa doença vcs podem ter adquirido, dependendo da extensão dela, até no uso de roupas intimas de outras pessoas, toalhas, shorts de banho e sabonete, apesar de a maior ocorrencia ser por via sexual, esse virus já foi encontrado por cientistas até mesmo nesses locais. E outra, sabonete e vaso sanitário são um lugar ideal para eles ficarem.
    Diga o seu esposo, e vc, devem consumir, diariamente, vitamina C, pois tudo está ligado ao seu organismo, evitar ficar gripado, não se irritar com nada, pois quando estamos com problema emocional-psicologico o virus ataca, fo por isso que ele se manifestou em mim depois de três anos sem aparecer.

    Um abração. Meu email: vidalinda28@bol.com.br

  84. Maria disse:

    ADRIANA, não esquece, qualquer tipo de relação sexual deve ser feita com camisinha. é dificil, no inicio, vcs se habituarem a esse tipo de uso, mas lembrem-se é a saúde e a VIDA de vcs que está em jogo.

  85. É isso aí Maria, mais uma vez obrigada por participar tão ativamente aqui dos foruns do nosso Conversa de Menina. Tenho certeza de que a troca de experiências entre todas as leitoras tem favorecido o aprendizado e ajudado na auto-estima de muita gente. Um abraço!

  86. paula disse:

    ola
    li seus artigos e me esclareceu muito. Só uma grande duvida: meus exames nao deu hpv mais so que estou com o nc3 e vou fazer uma cirurgia pois o colo do utero ta com o nc3, tive filhos 2: o menino tem 5 anos. Se eu tivese HPV daria nos exames de gravidez e se o menino pode ter tb e no que pode dar o hpv tipo na tolha de banho? tenho que fazer exames no menino? meu gini nao disse nada se tenho hpv ou nao. Hoje dia 21/05/2010 vim do medico e fiz uma colposcopia para ver qual o grau do nic3 bjs. E raissa, gostei muito dos seus relatos sao bem esclarecedores. Ah, vou dar a vacina para minha filha de 16 a nos de hpv
    janine.nvg@hotmail.com
    obrigada
    otimo este site!

  87. EU disse:

    Oi meninas,
    adorei o site e achei muitas respostas para minhas perguntas. mas ainda restaram algumas, já fiz o tratamento com imiquimod e as verrugas voltaram infelizmente. comprei novamente esta pomadinha que foi ótima na primeira vez, mas agora esta sendo mais dolorido.tive relações sem a pomada e me machucou. na bula diz para não ter relações enquanto estiver com a pomada, mas será que é durante o tratamento inteiro? será que meu marido me passou novament? na época que apareceu essa coisa horrivel em mim ele fez o exame e não foi detectado nada nele, mas eu li por aí que o vírus pode ficar escondido e só aparecer em quem tem problemas com a imunidade.são tantas duvidas, é tão ruim essa situação. será que essa vacina ajuda quem possui o vírus?será? será? rs
    obrigada pela atençao!

  88. Olá leitora que assinou como “Eu”, as informações sobre hpv que estão aqui no blog vieram de fontes como Ministério da Saúde e sites médicos confiáveis. O nosso blog não é um site médico especializado, somos jornalistas que escrevem sobre o universo feminino, cultura, moda e diversos assuntos de interesse das mulheres e dos homens também. Claro que temas sobre saúde entram na nossa pauta, mas pesquisamos muito antes de escrever sobre isso, pois é uma grande responsabilidade, buscamos fontes médicas e sempre explicamos para as leitoras quando publicamos algum artigo escrito por um especialista. Como não somos médicas, recomendamos que as dúvidas listadas no seu comentário sejam levadas para a sua ginecologista. Não se automedique, pois as vezes, nem sempre o remédio que serviu da primeira vez vai servir de novo, pois o organismo reage, os vírus ficam mais fortes e sofrem mutações. Só o médico, após exames e após acompanhar seu caso, saberá dizer qual remédio é o indicado. Não deixe de perguntar para sua médica qualquer dúvida que você tiver durante a consulta, ela está ali para isso, é o papel dela responder tudo e tranquilizar a paciente. é o papel de qualquer médico. Algumas pessoas ficam com receio de fazer perguntas aos médicos e por isso ficam tentando se medicar via internet ou então se contentam em ler apenas comentários de outras pessoas nos sites, mas o correto é falar com um médico, porque por mais que as pessoas compartilhem suas experiências, como tem acontecido aqui no blog, as leitoras não são especialistas e o que serve para uma, pode não server para a outra. Um abraço.

  89. ola meu nome e jaqueline. eu gostaria de saber se posso estar gravida, e que eu tinha que tomar a ingeçao deprovera no dia 12 de maio, fiz relaçao no dia 16, efui tomar no dia 20 de maio eu corro esse risco.

  90. Jaqueline,
    É importante que você vá ao médico para que possa fazer os exames. Como já frisamos, não somos médicas. Então, só o seu médico poderá avaliar a possibilidade de uma gravidez, levando em conta as especificações do medicamento que você utiliza. Quanto mais rápido procurar seu médic, melhor.
    Beijos e boa sorte!

  91. Maria disse:

    Paula, o único exame que diz, realmente, se vc tem HPV é a captura hibrida, não sei se o SUS disponibiliza, é um pouco caro. Se vc tem Nic 3, você tem HPV, pois o NIC é uma lesão de colo uterino, ocasionada por este virus. O HPV não aparece no exame de gravidez, só acusa realmente na captura hibrida. Mas o preventivo, e principalmente a Colposcopia, acusam a existencia da lesao, uterina, ou verrugas. Em relação a seus filhos, não se preocupe, se menino, geralmente, não causa danos, só se vc teve ele com o Virus, e em alguns casos, raramente, aparece na garganta, mas poucos meninos dão importancia em pesquisar. Se menina tome mais cuidados, procure um pediatra, e converse, se bem que, como disse os medicos, geralmente dão pouca informação. O que vc pode fazer. E FAÇA. não misture seus objetos pessoais com os de seus filhos, como sabonete, toalhas. E se possivel que eles usem vaso sanitario separado, pois estudos recentes, acharam o virus nestes e outros objetos. Não empreste peças intimas a ninguém, e nem use de ninguém, pois se vc fazer o tratamento, e controlar a doença. Ela pode voltar, e geralmente volta, nao tenha problemas emocionais e nem fisicos, evite ao maximo ficar doente, até gripe, pois vc deve evitar ficar com a imunidade baixa. Consuma bastante vitamina C, laranja, goiaba, acerola, etc. E sempre use camisinha, EXIJA a compreensão de seu esposo. Eu fiz isso, foi dificil, mas conseguimos, vimos q o mais importante é a VIDA.

    Em relação a vacina, fiquei sabendo q sao 3 doses, e é um pouco cara, mas é melhor do que correr o risco.

    Não se preocupe com o resultado do tratamento, apenas faça, e volte ao médico de 4 em 4 meses, mesmo q seu medico nao diga nada, falo isso porque já me trato a 4 anos, e no inicio foi assim comigo, minha médica é muito boa. Mas, a uns 2 meses ela não está trabalhando, sei que está doente, e nao tem previsão para retorno, e o pior nao me dizem o que ela tem. Isso tem me preocupado muito, era para eu ter voltado em maio, como ela nao está, vou em outra, que trabalha com ela.

    Seja feliz. Converse com seu esposo. Pensem nos filhos. Bjus

  92. Maria disse:

    Paula, corrijo, vc NÃO DEVE ficar com a umidade baixa.

  93. Maria disse:

    EU,
    Qdo vc fizer o tratamento INTEIRO não pode ter relacões sexuais. E mesmo vc ficando boa, no momento, pois para saber se está curada ou não, só depois de cinco anos sem a doença aparecer. Vc não deve em hipotese alguma fazer sexo sem camisinha, pois teu marido te recontaminará. E no homem, é raro ser detectada. Ele tem, mas ela aparece e se esconde muito rápido.A vacina nao serve pra quem tem o virus, é dinheiro jogado fora. O q podemos fazer é sermos rigorosas no tratamento, pelo menos 2 vezes ao ano ao médico, FAZENDO A COLPOSCOPIA, E PREVENTIVO, PELO MENOS, e não deixar de usar a camisinha.

  94. Maria disse:

    para todas as meninas, que não estão satisfeitas com seus médicos, ou tenham dúvida.

    PROCUREM O HOSPITAL DO CANCÊR DE SUAS CIDADES, NÃO TENHAM PRECONCEITO, E NEM VERGONHA, VÃO LÁ, CONSULTEM, E CONVERSEM COM O MÉDICO, LEVEM UMA LISTA COM AS DÚVIDAS,
    FOI ISSO QUE EU FIZ, E ME AJUDOU MUITO.,

  95. Maria disse:

    Meninas, vejam que material interessante que descobri na NET:
    TIREI AS INFORMAÇÕES, ABAIXO, DO SITE: http://www.virushpv.com.br/novo/pordentro.php.
    Fique por Dentro
    O PERIGO DAS DST’S

    Perguntamos às leitoras se elas já haviam contraído alguma doença sexualmente transmissível. O número de respostas positivas foi alto: 47%. E o mais preocupante é que grande parte pegou a doença do próprio namorado.

    “Faz um tempo que terminei um namoro longo. O que sobrou do relacionamento, além de mágoa, foi um diagnóstico positivo de HPV, que ainda estou tratando.” (Giovanna)

    (Revista Nova / Seção: Saúde de Corpo e Alma – dezembro/2001)

    ALERTA

    Causador de câncer em mulheres, o vírus HPV já é o de maior presença nas estatísticas brasileiras de doenças sexualmente transmissíveis. Os infectados são mais de 34 milhões. O número foi do Congresso Brasileiro de Infectologia, no Rio.

    (Jornal do Brasil – RJ / Seção: Brasil – 20/12/2001)

    COMBATA O HPV

    Uma em cada quatro brasileiras está contaminada pelo papilomavírus (HPV), que causa 95% dos casos de câncer de colo de útero. Segundo o Hospital do Câncer de São Paulo, que lançou uma campanha contra o problema. O uso de preservativo nas relações sexuais evita o mal. Proteja-se!

    (Revista Viva Mais / Seção: Geral – Pílulas – 21/12/2001)

    CENOURA E HPV

    Tomate, cenoura e repolho são ricos em carotenóide, um potente antioxidante. Aos poucos, os médicos estão descobrindo outros benefícios dessa substância. Estudo que está sendo realizado pela bióloga Luísa Villa, do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, indica que mulheres que consomem alimentos ricos em carotenóides têm menos infecções por vírus HPV e menor risco de doenças no colo do útero

    (O Globo – RJ/Seção: Jornal da Família/Bem-Estar – 20/01/2002)

    HPV

    Gostaria de saber se a mulher com HPV carrega o vírus para o resto da vida. Ele pode vir a se manifestar a qualquer momento? A.L., Tramandaí, RS

    O vírus HPV, o principal causador de câncer de colo de útero, pode ficar encubado durante toda a vida da mulher. Entretanto, as manifestações aparecem em momentos de fragilidade do sistema de defesa do corpo (stress, gravidez, presença de tumores, outras infecções e diabete estão entre as condições que podem abalar esse sistema). É fundamental um acompanhamento médico regular e minucioso. Paulo Olmos, ginecologista e especialista em Reprodução Humana.

    (Revista Isto É / Seção: Viva Bem – Sua Dúvida – 23/01/2002)

    HPV INIMIGO ÍNTIMO

    Presença constante em quase todos os casos diagnosticados de câncer do colo do útero, o HPV é o tumor que mais mata mulheres em todo o Brasil e é altamente contagioso. O caminho para vencê-lo é a prevenção.

    (Matéria completa na Revista Plástica e Beleza – 07/01/2002)

    HOMEM PODE EVITAR O CÂNCER DE PÊNIS

    A falta de limpeza é o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer. Mas a doença também pode estar associada ao HPV (vírus transmitido sexualmente).

    (Matéria completa no jornal Agora – SP / Seção: Viva Bem – 14/01/2002 – http://www.agora.com.br)

    HPV: INIMIGO OCULTO

    A coragem de Ana Maria Braga ao assumir que tem um câncer causado pelo vírus HPV alerta o país para o perigo de uma epidemia.

    (Matéria completa na Revista Criativa – janeiro/2002 – http://www.criativa.com.br)

    HPV: O VÍRUS (QUASE) INVISÍVEL

    Ele é mais comum do que se imagina: uma em cada quatro mulheres está infectada (muitas vezes sem saber). Além de atrapalhar a vida sexual, ele pode levar ao câncer de colo de útero. Apesar de assustador, há tratamentos e exames preventivos que garantem a convivência pacífica com o vírus.
    O vírus é responsável por 95% dos casos de câncer de colo de útero. O Hospital do Câncer estima que só neste ano 4 mil mulheres serão vitimadas pela doença.

    (Matéria completa na Revista Claudia – janeiro/2002 – http://www.claudia.com.br)

    NO RASTRO DO HPV

    Uma em cada quatro mulheres está contaminada por este vírus, transmitido nas relações sexuais, em roupas íntimas e instrumentos clínicos mal esterilizados.

    (Matéria completa na Revista Saúde – janeiro/2002 – http://www.saude.com.br)

    ABRAÇOS

  96. Maria disse:

    Meninas, nesse site tem tudo sobre o HPV, tira várias dúvidas.

  97. Maria, obrigada pelas colaborações. São muito válidas e esclarecedoras!!!! Beijos.

  98. Aline Gonçalves disse:

    Meninas,estou desesperada,descobri que estou com o vírus hpv,não sei o fazer.Sou casada mais antigamente saia com muitos garotos,e o pior de tudo é que meu parceiro naum aceita ki foi ele que tenha me passado o vírus,pode ter sido como tbm naum pode,gostaria de saber com quanto tempo posso ter contraído esse vírus pra poder saber se já estava com ele.Pessoal tenho muito medo de ter um câncer.Jáouvi falar que mesmo após o término do tratamento naum vou deixar de sre uma portadora do vírus,meu relacionamento esta se desgastando muito,pois meu parceiro naum aceita fazer sexo com camisinha.Mais eu sei ki primeiramente minha saúde.Força a todos ki também estão nessa situação.
    PRA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL!!!
    bASTA CRER

  99. Aline, consulte sua ginecologista para conversar sobre o assunto. Só ela para te dar qualquer tipo de informação sobre o seu caso. Não somos médicas e apenas divulgamos as informações gerais, de conhecimento público. E boa sorte! Beijos.

  100. joelma disse:

    Preciso saber como proceder em uma casa na qual tem uma pessoa com HPV?
    Especificando melhor:
    Higienização do banheiro (vaso sanitário, sabonete, etc),
    Lavagem de roupas,
    Utencílios de cozinha e outros cuidados.por favor me mande pelo meu email estou muito preocupada obrigada

  101. Oi Joelma, o mais indicado é que você converse com sua ginecologista, porque ela é a pessoa mais indicada para lhe dar instruções sobre o assunto. Nós temos apenas conhecimentos gerais sobre o assunto. Beijos.

  102. Karin disse:

    Maria mandei um e-mail para vc no e-mail vidalinda28@bol.com.br
    Aguardo a resposta
    Obrigada!

  103. Maria disse:

    Joelma, em relação a higiene, cada um deve ter o seu sabonete, de prefrencia o liquido, pois nao adquire tanta bactaria e virus qto o de barra. Se tiver apenas um banheiro, higienize ele diariamente, use agua sanitario para desinfectar. O ideal é q tem quem HPV deve ter o seu separado. Não lavar calcinha em Máquina.
    Questão de cozinha, nao tem problemas, pratos, colheres, etc, nao se adquire HPV assim.

    vidalinda28@bol.com.br

  104. anomina disse:

    tive relação faz mais de um ano sem camisinha com um cara e pois essa relação algum tempo depois começei a namorar eu e meu namorado temos mais de 1 ano e essa semana fui ao ginecologista e ele disse q posso esta com HPV. Me ajudem naum sei se pegei o virus com o cara q transei a mais de um ano atras ou se foi com meu namorado e qual as chances de eu ter passado o virus para ele?

  105. Oi Anônima… Você precisa conversar com sua ginecologista. Você fez o exame, já obteve o resultado. Agora é sentar com sua médica, exlicar tudo o que ocorreu e tirar qualquer dúvida. Só ela é capaz de te ajudar neste caso. Somos apenas jornalistas, não somos médicas. por esta razão, não temos como te dar respostas. Boa sorte! Beijos.

  106. Aiala Vieira disse:

    - Descobri a alguns meses que tenho hpv nic 2, estou fazendo o tratamento minha médica disse que estou muito bem, mais o meu parceiro não está fazendo nenhum tratamento, tive relações com ele sem camisinha, existe a possibilidade dele ter passado pra mim o mesmo virus que eu ja estava tratando? E caso eu engravide o que aconteceria com o meu feto?

  107. Oi Aiala, que bacana que você já está fazendo o tratamento. Mas as suas dúvidas precisam ser expostas à sua médica, que é a única pessoa capaz de te explicar tudo direitinho. Converse com ela e tire todas as dúvidas! Beijão e boa sorte!

  108. Raquel disse:

    olá! eu descobri que tenho o hpv a 7 anos faço sempre o tratamento mais sempre volta, estou indo no ginecologista de 4 em 4 meses as vezes vou antes quando necessario, não sei mais o que fazer e ainda cooquei o diu piorou a situação pois meu úeto pe pqeuqeno e esta perfurando pelo diu ~e sinto muito dor.

  109. Raquel, só sua ginecologista é capaz de esclarecer todas as suas dúvidas sobre o HPV. Nós somos apenas jornalistas e não temos conhecimento técnico do assunto. Pelo seu texto, você já está fazendo tratamento direitinho. Então, converse com sua médica, esclareça as dúvidas. Informação é a melhor saída sempre. Beijos e boa sorte!

  110. leonice disse:

    oi tudo bem?eu tenho corrimento vaginal,tem dias que parece ser apenas uma nata branca tam vezes que é amarelho e algumas vezes e tranparrente,uando esse corrimento entra em contato com a roupa ele chega desbotar a cor…eu possso estar com hpv?

  111. Oi Leonice,
    Você precisa marcar uma consulta com a ginecologista para saber exatamente o que está causando o seu problema. Só a médica, após te examinar e pedir exames é que vai determinar qual a causa e prescrever um tratamento para você. Não deixe de ir a um médico, é importante cuidar da saúde. Aqui no blog, não somos médicas, somos jornalistas e por isso, não temos como fazer um diagnóstico. Além disso, pela internet, nenhum médico vai dizer o que você tem, pois é preciso primeiro te examinar. Abraços e cuide da saúde, é importante!

  112. Grazielly disse:

    bom eu tenho 15 anos e descobri que tenho o virus do HPV..
    eu namoro a 1 ano mas ficamos alguns meses separados tanto ele como eu tivemos outros parceiros sexuais ..
    so que a verruga apareceu nele primeiro e depois eu peguei .. queria que alguem me ajudase porq eu nao entendo direito a infermeira que fez meu papanicolau me dissi algumas coisas mas não foram o suficiente..
    meu namoro e eu estamos muito preocupados,ja contei pra minha mãe e ela graças a Deus esta me apoiando muito ..

  113. Grazielly, infelizmente não temos como te ajudar além das informações que já prestamos neste post do blog. Somos apenas jornalistas e não temos qualquer conhecimento médico que nos habilite a falar mais do que está escrito nestas linhas acima. O que recomendo é que você volte ao médico, pergunte tudo o que achar necessário. Já que sua mãe está te apoiando, peça a ela que te acompanhe. O ideal é que você tire todas as suas dúvidas com a médica que te atender. Beijos e boa sorte!

  114. Grazielly, infelizmente não temos como te ajudar além das informações que já prestamos neste post do blog. Somos apenas jornalistas e não temos qualquer conhecimento médico que nos habilite a falar mais do que está escrito nestes linhas acima. O que recomendo é que você volte ao médico, pergunte tudo o que achar necessário. Já que sua mãe está te apoiando, peça a ela que te acompanhe. O ideal é que você tire todas as suas dúvidas com a médica que te atender. Beijos e boa sorte!

  115. Karina Ferreira Barreto disse:

    Fiz o exame de colposcopia e tive que fazer uma biopsia, antes da cicatrização tive relações sexuais e obtive um sangramnto, isso seria um problema grave?

  116. Oi Karina,
    O ideal quando fazemos qualquer tipo de exame mais invasivo, tipo uma biopsia, é dar um tempinho antes de ter uma nova relação sexual, o tempo é necessário pra cicatrização. Mas o ideal mesmo, é você marcar uma consulta com sua ginecologista, explicar pra ela sobre o sangramento e daí, ela poderá pedir exames e ver se é ou não algo grave, além de te dar as orientações corretas, pois nós aqui do blog não somos médicas e sim jornalistas. Abs e boa sorte!

  117. Gabi disse:

    Tenho 19 anos, descobri que tenho hpv a mais ou menos um mês, minha captura hibrida deu os dois tipos de HPV (baixo risco e alto risco), porém na minha biopsia do colo uterino deu cervicite cronica, é grave? só sei chorar.
    vou amanhã pra médica cauterizar com ATA

    não tenho durmido a um mês pq fico pensando se isso passar pro meu irmãozinho de 15 anos, isso pega mesmo pelo vaso sanitario? é comprovado? só sei chorar , meu corpo chega a arder pensando nisso.
    espero resposta!

  118. Gabi, quando você voltar à médica para realizar o tratamento que ela sugeriu, converse com ela sobre estas questões. Infelizmente não temos como te ajudar, já que não somos especialistas. O que publicamos neste post diz respeito às informações que são de conhecimento geral. O importante agora é você dar seguimento ao seu tratamento e tirar todas as suas dúvidas com sua médica. Tenha calma e paciência, que tudo vai dar certo! Beijão.

  119. Cíntia disse:

    Oi ja tive hpv cauterizei, e tomei remedio, voltei no medico e ele disse q eu ja estava bem melhor, mas ainda tenho duvidas, meu namorado só cauterizou as verrugas dele, porem ainda nao parou de nascer, nasce ate agora, dai nos fizemos amor umas tres vezes sem camisinha, sera q posso ter adquirido novamente a doença ? tenho medo de q nunca acabe com isso, me ajudem por favor, mandem respostas por e mail, estarei esperando ansiosamente.. obrigada

  120. Cintia, você precisa conversar com sua médica sobre o assunto. Só ela poderá esclarecer suas dúvidas. Somos jornalistas e não temos conhecimento médico a ponto de nos aprofundar tanto. Sua ginecologista é a pessoa mais indicada para um bate-papo franco. Beijos e boa sorte!

  121. SILVIA disse:

    qual médico posso ir para ver se tenho hpv na garganta, desde já obrigada.

  122. Oi Silvia,
    Se vc já tem diagnóstico de HPV, seria bacana marcar uma consulta com sua ginecologista e pegar orientações com ela. Ou então, marcar um clínico geral pra ele te avaliar e a partir daí indicar o especialista correto. O blog Conversa de Menina não é feito por médicos e sim por jornalistas. Abs e boa sorte!

  123. maria disse:

    Gaby, antes da qualquer coisa vc deve ter calma, ficar nervosa, sem dormir, etc, não vai te ajudar só piora. Não médica, mas já ouvi muitos e tambem fiz muita pesquisa. Ele é um virus, e qdo nosso corpo ta fraco, com a imunidade baixta ele aproveita´pra pegar celulas, então, vc deve levantar sua auto-estima, fazer exercicios fisicos, dormir bem, ter uma boa alimentacAO e ir ao médico fazer o trtamento, sem relaxar. Se na suA cidade tiver hospital do cancer é o melhor prA ir pq os médicos são mais preparados, e nao tenha vergonha de ir nesse hospiytal, pois la tem pessoas com o cancer e tbem quem corre risco, como nós. E confie em Deus,

  124. maria disse:

    Cada vez q fazemos o tratamento e eliminamos a verruga ou mancha do hpv, e se depois fizermos relacao sem camisinha, com o mesmo parceiro, nós nos recontaminamos. por isso a importancia da camisinha.
    e na maioria dos casos, no homem , pra ele, nao há problema algum.
    Quem detecta o hpv na garganta, é o otorrino, pela captura hibrida, deve-se insistir pro medico fazer, eles geralmente, só fazem qdo já ha o sinal visivel como feridas;

  125. maria disse:

    acho q qdo uma blogista faz uma pergunta, deve-se fazer o possivel pra responder, por pesquisas, pois sei da ansiedade e desespero q cada uma passa, pois já vivi isso, e as vezes volta, mas ja consigo me controlar. Há necessidade do apoio também, mais conversas, troca de experiencias, isso acalma a alma e o coracao de quem ainda não se adaptou a essa situação. bjus.
    vidalinda28@bol.com.br

  126. Obrigada Maria, por mais uma vez contribuir com o nosso blog e com suas opiniões para nossas leitoras. Mas, volto a repetir meninas, nós, autoras do blog não somos médicas, somos jornalistas e como a própria Maria disse, ela também não é médica, é uma leitora do blog, uma ex-paciente de HPV que se cuida e está sempre de altíssimo astral e autoestima elevada e que se sente no dever de aconselhar outras mulheres. Achamos essa dedicação e interesse dela em vir aqui comentar sempre, muito lindo. Mas, mesmo fazendo pesquisa na internet (e os posts no nosso blog são todos feitos com base em apuração jornalística), o ideal é marcar consulta médica e não se consultar on line com quem apenas opina sobre um assunto. A internet serve para que a gente conheça outras experiências, mas não pode substituir a consulta ao vivo e nem a experiência de quem estudou para exercer a medicina. Nem sempre respondemos uma pergunta das leitoras, porque não somos irresponsáveis de indicar algo sobre o qual não temos domínio. Seria irresponsabilidade indicar um tratamento errado ou mesmo indicar uma especialidade médica se não somos as pessoas indicadas para isso. Muitas vezes, preferimos apenas oferecer um ombro amigo, desejar boa sorte, mas sem pisar em terreno desconhecido, afinal trata-se da vida de outras pessoas! Além disso, o exercício ilegal da medicina é crime e o nosso objetivo, como autoras do blog, não é exercer a medicina sem diploma. Condenamos a prática ilegal da medicina, o charlatanismo e a falsidade ideológica, assim como condenamos o desrespeito e falta de etiqueta nos comentários. Aqui na nossa página, não vamos nem praticar e nem incentivar nada disso. O que serve para uma mulher, nem sempre servirá para outra como tratamento médico, pois cada organismo reage de uma forma. Sei que os médicos intimidam e que muitas vezes a gente tem vergonha de perguntar as coisas, porque as consultas são rápidas e os profissionais parecem desinteressados, mas não é a internet que vai suprir a lacuna e as carências da nossa medicina. Se vc foi num consultório e se sentiu insegura, marque outro médico. Se foi maltratada, denuncie e faça valer seus direitos. Se não gostou do atendimento, reclame. Se tem dúvidas, pergunte! É obrigação do médico responder, não se escondam por trás da internet e nem por trás das opiniões de outras pessoas, aprendam a analisar todas as opiniões e tomar decisões que afetam as vidas de vocês. A internet é um complemento, para melhorar nosso entendimento das coisas, mas não substitui o papel do especialista. As leitoras que comentam este post do HPV funcionam como “ombro amigos” virtuais, mas jamais irão tomar o lugar de uma médica que poderá diagnosticar seus problemas e indicar o tratamento correto. Para a Maria e todas as demais leitoras, boa sorte sempre e mais uma vez, muito obrigada pela presença de vocês aqui no blog. Abraços!

  127. Carol disse:

    Oi, descobri que estava com HPV em outubro, meu namorado ja tinha feito a retirada de uma veruguinha no pênis em julho, mas o urologista dele não lhe explicou que se ele tivesse uma namorada (eu) poderia ter passado, ou seja, não comentou que era transmissível. Logo que descobri em outubro, conversei com ele, então ele foi em outro urologista, e tirou uma manchinha do pênis em outubro mesmo, e eu fiz a cauterização dia 10/11. O pobrlema é que tivemos relação sexual sem camisinha uns 15 dias depois. Ontem voltei ao consultório do meu ginecologista e ele falou que ja poderia voltar a ir na piscina, mar, etc.. mas falou que era pra esperar mais 2 semanas sem ter relações, fiquei com vergonha de contar que já havia feito, e pior, sem camisinha.. então queria saber se tem algum perigo de, mesmo depois de alguns dias de ter feito a cauterização, eu ter passado ao meu parceiro HPV novamente?

  128. Emiliana canisela disse:

    Olá Aline , tenho um irmão que tem o HPV e tenho duvidas sobre o contagio da doença,
    gostaria de saber se lavar roupas junta, beber no mesmo copo se ser lavado e sentar na bacia do banheiro, se tem risco de contagio. Um abraço e obrigada.

  129. Oi Emiliana,
    Você precisa ter cuidados com roupa de cama, toalhas de banho e roupas íntimas, bem como o uso do banheiro. É adequado que separe as roupas na lavagem e que não compartilhe as mesmas roupas íntimas (calcinhas, cuecas e etc) com a pessoa que tem HPV. Mas recomendamos que você tire outras dúvidas com médicos, que estão mais capacitados para responder todas as perguntas. Nós aqui do blog e as leitoras que gentilmente comentam neste fórum e dão dicas e opiniões, não somos especialistas em medicina e portanto, para uma segurança maior no tratamento, é preciso recorrer aos profissionais de saúde. Abs e boa sorte!

  130. ana disse:

    estou muito preocupada com minha saude pq fui fazer o peventivo e deu nik 1 e a medica falou q deu mas o nivel muito baixo e q n tinha remmdio pra isso ela passou uma pomada pra eu usar ela chama fosfato de clindamicina pediu pra eu usar a noite e voltar lá daqui a 6 meses pra repetir o exame o preventivo mas nada eu posso usar algum remedio ou tomar algum chá pra inflamaçao por favor me ajuda n to nem dormindo direito

  131. Oi Ana. Olha, só seu ginecologista tem capacitação para recomendar o tratamento adequado ao seu caso. Mas se você está com tantas dúvidas com relação ao medicamento que sua médica passou, por que você não procura um outro médico só para ter uma outra opinião? É apenas uma sugestão, já que você está tão insegura. Beijos e boa sorte.

  132. lucia disse:

    OI. EU TENHO UMA AMIGA QUE ESTÁ COM HPV. E GOSTARIA DE SABER QUAIS OS CUIDADOS QUE EU DEVO TOMAR PRA NÃO ME INFECTAR TAMBÉM, JA QUE ESTAMOS SEMPRE JUNTAS E ELA SEMPRE ME OFERECE PRA BEBER NO COPO DELA, OU ME OFERECE UM BATOM DELA PRA PASSAR. ENFIM EU GOSTO MUITO DELA E NÃO QUERO SER INDELICADA. POR ISSO GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM PROBLEMA EU BEBER NO COPO QUE ELA BEBEU OU USAR ALGUMA ROUPA DELA OU ATÉ MESMO A MAQUIAGEM.

  133. Oi Lucia,
    Você não pode compartilhar roupas íntimas com sua amiga (biquinis, calcinhas) e nem a mesma toalha de banho. Mas para esclarecer outras dúvidas, o ideal é que busque aconselhamento médico. Que tal conversar com a sua ginecologista, daí ela te orienta sobre o que você pode ou não fazer. Abs e boa sorte!

  134. May disse:

    Olá! Em fevereiro deste ano fiz o preventivo e foram detectadas algumas alterações celulares. Minha médica pediu que utilizasse uma pomada e um comprimido e repetisse após 3 meses. Deu o mesmo resultado e ela solicitou uma biópsia, cujo resultado saiu hoje. Agora, a médica só vai atender em janeiro e estou muito preocupada sem saber ao certo do que se trata, se pode ser hpv ou não, pois nenhum dos exames traz nada referente. Na biópsia consta como resultado “displasia epitelial moderada de colo uterino (nic II).” À menção nic II significa hpv ou pode estar relacionada a outra doença ou outra coisa, já que não veio especificando o papiloma virus no exame? Fico mais preocupada em ter transmitido algo pra meu namorado, principalmente, pq a médica sabe que uso anticoncepcional e não usamos preservativo já faz algum tempo, e ela não me falou nada a respeito. Então, após esse resultado e uma pesquisa pela net, percebi quantas dúvidas vão surgindo. Gostaria de uma ajuda pelo menos enquanto não chega o dia da consulta.

    Desde já fico extremamente grata. Um abraço!

  135. dayane rodrigeus gomides santos disse:

    o hpv nao tem cura mas tem controle com vacinas so que e cara todos nos temos que usa camisinha.

  136. dayane rodrigeus gomides santos disse:

    hpv nao tem cura mas tem controle com vacinas so que e cara todos nos temos que usa camisinha.Eu nao tenho .

  137. Ana disse:

    Ola maria, adorei suas respostas, mais gostaria d saber paso a paso como é o tratamento cm ATA, estou gravida d 5 meses e tho o hpv, meu genicologista recetou ese medikamento, mais ainda n encontrei, ond poso compra? E doi ese tratamento, e nao axa o q faco? E meu bebe pode nascer cm algum problema? Bjs, ese é meu email. ana-cassya@hotmail.com,

  138. Carolina disse:

    Olá,
    realizei exames de rotina e descobri o risco de ter hpv. Segundo meu médico, não tenho a doença, mas fui exposta ao vírus. O médico diz que não há chances de ter contraído a doença a não ser por relação sexual, mas tanto eu quanto meu parceiro éramos vírgens antes de nos relacionarmos sexualmente, e nunca terminamos.
    Gostaria de saber a real opinião: pode haver o contágio por toalhas ou biquines? Quando era mais jovem, compartilhei muitas toalhas com amigas, e biquines também.
    Caso não haja essa possibilidade, não conseguirei seguir com meu namoro de 4 anos, com tamanha desconfiança.
    Obrigada, isso é mais um desabafo… Fiquei desesperada ao descobrir que tenho um virus de dst no organismo.
    Tento relaxar, mas acho que fui traída!

  139. Alice disse:

    Wanessa, calma…
    Eu descobri que tenho há 1 ano e 6 meses. Estou no meu segundo tratamento.
    Vc descobriu com as vergugas?
    As verugas sao os primeiros sintomas, elas podem ser queimda com a cauterização, onde o medico vai dar anestesia local e arranca-las ou queima-las. O mal cheiro é “normal” com a pumada ginecologica que é colocada dentro do canal todas as noites antes de dormir durante 7 dias vai acabar com o corrimento. Nao precisa ter vergonha de seu parceiro, pois pode ter sido ele que te passou, no homem nao é comum manifestar , ele tem que entender. Meu parceiro que passou essa doença no iniciu ele estava colocando o corpo fora mas de tanto esplicar como era agora ele me ajuda muito e compra meus remedios.
    O hpv tem que ser tratado no inicio e tem que ter um acompanhamento pra nao deixar evoluir, pois se chegar no ultero pode causar cancer,mas nao tenha medo é só acompanhar e seguir as recomendaçoes dos medico. O medico vai passar tambem um remedio pra tomar dois comprimido no almoço e dois na jante e seu parceiro tera que tomar tambem, senao nao adiante, pois o virus pode estar nele.
    Qualquer duvida ou conselho pode me mandar email.
    aliceg_barreto@hotmail.com

  140. Ana Carolina disse:

    Este site contem tudo que uma menina como eu precisa saber…
    Parabéns

  141. Maria disse:

    May, as displasias são dividas em NIC I, NIC II e NIC III, ou seja quanto mais maior o NIC mais o Hpv está avançado, mas tem cmo ser controlado, já tive NIC II e hoje estou bem ..Boa sorte!

  142. Obrigada pelos elogios, Ana Carolina. E seja bem-vinda sempre. Beijos!

  143. g.f disse:

    eu tenho hpv, e gostaria de saber se eu fizer um exame de sangue constará, que tenho hpv?

  144. isabel cristina de oliveira disse:

    eu sou portadora do nik 3 eu gostaria de saber se e posivel eu ter pego o virus do meu marido pois ja ouve casos de traiçao da parte dele varias vezes

  145. Deisy disse:

    Ooi eu descobri que tenho HPV, fiquei assutada
    mais gostaris de sabe se tem cura e se é uma doença grave
    e se meu namorado pode pega ?

    Abraços

  146. Deisy, a pessoa mais indicada para esclarecer todas as suas dúvidas é a sua ginecologista. Conversa tudo com ela, que ela com certeza vai tirar todas as suas dúvidas. Beijão e boa sorte!

  147. Juliana Cervantes disse:

    Olá meninas!
    Me chamo Juliana, tenho 30 anos, e moro em Santos-SP!
    Coloquei meu e-mail aí, caso alguem queira conversar, ok?

    Na verdade eu não vim aqui fazer qualquer questionamento, na verdade eu vim tentar acalmar as leitoras deste blog.

    Eu passei exatamente por tudo isto e acho que é importante contar pra vc´s…
    Descobri o HPV, de uma forma muitoooooooo natural, no preventivo e naquele momento entrei em desespero.

    Mas olhem.. a coisa não é tão “assim” como falamm…
    Acredito que o HPV, por estar associado a uma doença sexual, seja tratada de forma inadequada por alguns, e é isto que precisamos entender.

    Sim, é ruim ter HPV, requer que tenhamos outros cuidados… que sem ele não teriamos… mas e os portadores de Herpes? e outros virus que nem sabemos que temos?

    Faço exames anualmente… nunca apresentou nada, até que de cara tive NIC II.
    A Colpolcopia, que todos dizem ser uma coisa absurda, muito desagradavel de se fazer, foi algo que quando eu pensei que iria começar já tinha acabado; Claroooooooooooooooo que vc sente, afinal estão analisando vc por dentro, mas gente, na boa, é muito exagero dizer que DOI… o “bife” que as manicures tiram de nós DOI muito mais….

    Minha colposcopia + biopsia, apresentaram NIC II às 3 horas (forma com que eles identificam sua localização em nosso colo).

    Ai… eu, boba, vim na internet correndo tentar ler o qual seria o próximo passo, e nossa fiquei assustada, anestesiada com o que li…

    Mas enfim… fui em frente…
    Fiz a CAF, Cirurgia de Alta Frequencia… e meninas, tive o mesmo comportamento de quando fiz a Colposcopia…. o que a gente sente é uma colica, momentanea, no lugar onde a CAF é realizada…. se eu disser que doeu, estarei mentindo.

    Acho mesmo é que precisamos sim, tratar com muita seriedade do nosso HPV, mas acho também que há muitos mitos em relação a isto, e que nada melhor de que um ginecologista experiente para dar o suporte que precisamos.

    De todo este processo, a coisa mais incomoda que eu passei, foi que, meu médico, me mandou usar pomadas por 21 dias…. e abstinencia sexual neste mesmo período.

    Ninguem vai morrer de cancêr de colo, se tivermos os cuidados necessários, é uma doença GRAÇAS A DEUS, com um avanço demorado, então, se fizermos a nossa parte, que é frequentar o GO anualmente, não vamos chegar ao ponto de ter cancêr, e quem sabe até nunca mais receber a noticia de que o virus de manifestou novamente.

    Cuidem-se… amem-se… tenham respeito pelo virus, mas o tratem, como tratam de um resfriado, que também é viral, que terão sem sombra de duvidas resultado muito bons a curto prazo, a nossa mente é 50% do tratamento…

    Acreditem…. eu sou a prova disto…
    Um beijo,
    J.

  148. luciene disse:

    ola quero so saber si posso usar sabonete normal si estiver com hpv??porfavor preciso da resposta urgente!!!! muito obrigada..

  149. raquel disse:

    estou gravida de sete mes e descupri que estou com hpv apareceu umas verrugas na minha vagina estou com muito medo de meu bebe morre na hora do parto ou eu mi ajude porfavo

  150. Raquel, você precisa conversar com sua ginecologista. Ela é a única pessoa indicada a tirar suas dúvidas sobre o HPV. Marque com ela e pergunte tudo o que estiver em dúvida. Ela com certeza vai ajudá-la e esclarecer suas preocupações. Boa sorte!

  151. muito obrigada por me aletar sobre o assunto…. me tirou uma dúvida.
    É fato que devemos conversar com o ginecologita. obrigada…
    obs: meninas cuidem-se

  152. Com certeza, Jennipher, devemos mesmo nos cuidar. É o mínimo que podemos fazer para nós mesmas. E conversar com a ginecologista é fundamental. Beijão!

  153. eliamara dias da silva disse:

    Olá! tive relações sexuais pela primeira vez com um homem casado,após 3 meses me casei com um rapaz(meu atual marido),agora descobri que tenho HPV.Como isto é possível?penso o seguinte: se meu ex que me contaminou, sua esposa tambem tem. Agora, se meu marido me contaminou, ele andava transando sem camisinha por aí,o que ele jura não ter feito. Estou com esta duvida na cabeça, me responda e ilumine meu pensamento por favor!!! Beijokas.

  154. Eliama, converse com sua ginecologista, para que ela possa tirar suas dúvidas. Beijos e boa sorte.

  155. yayá disse:

    TENHO HPV, MAS JA ME TRATEI A 1 ANO, E AGORA ARRUMEI UM NAMORADO. SERÁ Q PASSEI PRA ELE?? NAO USAMOS CONDON…

  156. Yayá, a única forma de você saber sobra a contaminação do HPV é procurar o seu ginecologista e sugerir que seu namorado procure um urologista para fazer os devidos exames. Beijos e boa sorte!

  157. rebeca disse:

    Nossa, adorei a explicação da Juliana, vc foi 10, uma explicação e tanta sobre o hpv!!!

  158. Sophia disse:

    Oiie gnt !! Depois de ter lido todos esses post’s e chorado mto… Vim aqui contar a vcs a minha experiência. Me chamo Sophia, tenho 20 anos, tenho a vida sexual ativa desde os 15 e há um mês exato qndo eu tomava banho eu percebi uma bolinha, próxima a entrada da minha vagina, achei estranho, sempre tive a preocupação de colocar um espelhinho entre as pernas pra ver se tava td bem, fiquei preocupada mas nem tanto pensei q fosse algum pelinho encravado ou uma espinha q tivesse nascido no lugar errado, mas ai essa bolinha se multiplicou e apareceram mais 3, e ao assistir uma palestra sobre dst’s no meu trabalho, a enfermeira falou sobre o condiloma acuminado, ou seja as famosas verrugas… Daí por diante, eu fiquei mais preocupada, comecei a pesquisar em todo tipo de site sobre o hpv…TUDO INDICA QUE EU TBM SOU PORTADORA DO VÍRUS. Eu acho q contrai o vírus ao transar com o meu primeiro cara, nós sempre usamos camisinha, nós não somos parceiros fixos, ele tem a vida dele e eu tenho a minha mas durante os festejos juninos a gnt resolveu fazer um flash back, e vacilamos e não usamos o preservativo e contados os 30 dias após a essa transa a bolinha apareceu, não sei o q fazer, já marquei a consulta com a minha ginecologista, vou me consultar dia 12/08, tenho medo de conversar com ele a respeito disso, eu me lembro que eu estava com um corrimento e a pele tava um pouco irritada por causa da coceira de causa, eu evito coçar ou ferir a região da minha genitália, e eu acho q foi assim que peguei o vírus… Mas que Deus queira não seja um condiloma e sim, a pele esticando… Voltarei aqui pra ver os post’s e contar a vcs como foi minha consulta… E por falar em ver os post’s, alguém tem notícia da Raissa? Qria saber como tá sendo a vida dela depois da cirurgia. Beijos Meninas e força … Ah detalhe que eu ia esquecendo, se eu tiver msm com o hpv eu fazer todo o possível para me tratar e ficar curada. Abraços !

  159. Heloísa disse:

    Olá meninas, bom tenho 19 anos, e a três semanas descobri que estou com hpv, quando descobri meu mundo desabou, chorava todas as noites e não consigo entender ate hoje como contrai esse virus, pois so tive dois parceiros e sempre usei camisinha (só com o primeiro que ja fui sem, mas tem mais de um ano). Fiz o exame de colposcopia, confesso que doeu, e a medica disse que eu estava com uma mancha no utero, e fez uma biopsia, o exame fica pronto daqui a um mes. Mais o que esta sendo mais dificil é não poder contar pra minha mãe, pois ela acha que sou virgem, e seria horrível pra ela descobrir que não sou mais e que tenho uma dst. Estou correndo atrás para fazer cauterização mas a ubs aqui perto de casa esta sem o material para fazer, estou um pouco preocupada, pois quero retirar logo essas verugas, quero levar uma vida normal e esquecer que tenho hpv, pois confesso que é muito triste. vou ao medico dia 19/08 e espero que se na ubs não tiver o material para fazer, que ele me encaminhe logo para outra ubs.

  160. Ana disse:

    O HPV pode ficar incubado no organismo e aparecer muitos anos depois?

  161. luh disse:

    Boa noite , gostaria de saber se eu já estou curada do HPV ,pois já faz quase um ano que eu descoibri que tinha o viruz , e já faz um 7meses que não aparce mas nada , nenhum sinal do viruz, agora não sei se estou curada …

  162. Olá, Luh. Marque uma consulta com sua ginecologista, para poder esclarecer suas dúvidas. E nunca deixe de se cuidar. Beijão.

  163. tati disse:

    olá para todos…
    tenho 18 anos e descobri dia 22/08/2011,que tenho HPV to desesperada…
    tenho um namorado ha 3 anos e minha primeira relação foi com ele,minha ginecologista disse q ele pode ter contraido o virus ha mto tempo e o virus ter ficado incubado.Agora ele vai no medico pra fazer os exames.
    Gostaria que me ajuda se sei la com alguma coisa to mto desesperada to com medo q a infecção chegue ao colo do utero e de uma complicação maior.
    estou começando o tratamento com uma pomada q vai me ajudar a tirar as verrugas.
    por favor gostaria de saber o q acontece se a infecção chegar ao colo?
    posso peder a infertilidade?
    obrigadoo
    espero a resposta.

  164. Angela Cristina Santana dos Santos disse:

    oi bom dia pelo amor de deus tire minhas duvidas estou ficando quase louca
    tive neoplasia maligna do colo do utero isso e hpv ou cancer
    descobrir em julho do ano passado minha medica quase nao me disse nada
    mais eu ja tinha pesquisado na internet e meu resultaldo do exame deu cancer
    neoplasia intraepitelial cervical nic 3 grau 3
    fiz a cirurgia em novembro retirei o utero, as trompas, a primeira camara da vagina e dois nervos lateris proximos a coxa depois disso minha medica disse que estava curada mais minha familia me atormenta dizendo que o procedimento que ela teve nao foi correto
    vou fazer dez meses de operada sinto a parte da cirurgia adormecida, quando deito de bariga pra baixo sinto um bolo no pe da barriga, quando me espreguico deitada sinto a parte que foi aberta da cirurgia como se estivesse rasgando doi muito mais aos poucos a dor vai passando e tambem quando tenho relacao sexual quando vou chegar ao orgasmo sinto uma dor horrivel ja conversei com minha medica e ela disse que e normal tudo que falo com ela e normal minha familia acha que eu deveria ter feito algum outro tipo de tatamento so tomei medicacao durante quinze dias apos a cirurgia por favor me ajude o que dvo fazer estou desesperada
    estarei muito agradecida se puder me ajudar grata ANGELA SANTOS

  165. Oi, Angela… Nós não somos médicas, mas jornalistas. Como você está com dúvidas a respeito do procedimento adotado por sua médica, já pensou na possibilidade de você marcar com um médico diferente? Pode ser uma solução. Tente marcar uma consulta com um médico diferente, converse com ele, leve seus exames e explique tudo o que aconteceu. Assim, ele pode te ajudar. Boa sorte. Beijos!

  166. Tati, nós não somos médicas, portanto, não temos como te esclarecer estas dúvidas. Minha sugestão é que volte lá no consultório de sua ginecologista e converse com ela. Tire todas as suas dúvidas com ela e siga o tratamento indicado. Beijão e boa sorte!

  167. Andressa disse:

    Adorei ter encontrado o site de voces assim posso conversar um pouco. Descobri a uns dois meses que tive contato com o hpv, minha ginecologista nao me deu nenhum tratamento e so disse que o virus esta se curando sozinho, so q pelo que tenho lido, nao estarei livre disso e isso me preocupa, ja q minha medica nao me disse isso, so disse q ele tava se curando sozinho. Estou namorando a uns 5 meses, mas desconfio ter pego o virus d eum antigo namorado, ninguem sabe alem de mim. e nem quero contar, mas estou preocupada, minha medica so me disse para tomar a vacina contra DST. Mas ainda nao tomei, pois nao tenho condiçoes de pgar o tratamento sozinha.Nas relaçoes com meu namorado as vezes sinto que minha vaginna esta inchada isso é normal?..Só voltarei na ginecologista em janeiro.

  168. Mari disse:

    Oi Meninas !!
    Estive lendo os comentários e as duvidas de quem adquiriu o vírus HPV.
    Quando tinha 16 anos descobri que estava contaminada através de um exame de rotina com minha ginecologista, aconselho vocês a não confiar somente nos exames de papanicolau (preventivo) em conversa com minha medica ela me explicou que o preventivo detecta o vírus em estágios mais avançados quando as células já estão bem contaminadas e o vírus replicando a algum tempo. Realizei diversos exames, colposcopia, fiz biópsias pois surgiram algumas lesões na vulva, algumas verrugas pequenas e manchas na parede do útero.
    Comecei tratamento desde os 16 anos, indo com frequência a ginecologista, este vírus depende muito da imunidade do corpo, desde que comecei o tratamento sempre que faco as colposcopias aparece alguns pontilhados ou lesões de Nível mais alto. Tem mulheres que cauterizam um ou duas vezes e nunca mais aparece lesões ou verrugas, no meu caso eu venho lutando a muito tempo, hoje estou com 21, fui dia 27/08 na ginecologista, sai de lá muito triste pois a 60 dias atras tinha realizado uma cauterização no colo e na vulva dia 27 foi meu retorno, no local onde cauterizei sumiram as lesoes, mas aparecem diversas em outros locais. Sai do consultório com vontade de chorar de gritar, meu namorado foi comigo, ele sabe de todo o processo que passei de todo o meu tratamento, ele quem esta me dando forcas, porque nao e facil desde os 16 ate os 21 com este virus indo e voltando, minha imunidade é um lixo, é só baixar que volta tudo.
    Aos 16 precisei fácil uma pequena cirurgia no colo, CAF a medica retirou um pedaço do colo pois nos exames de biopsia deram HPV NIV III, fiquei apavorada pois eu tinha em mente que estava com câncer, mas minha medica me calmou conversou muito comigo me explicou bem que se eu tratasse e procurasse melhorar minha imunidade tudo daria certo. É bem relativo isso, depende do organismo de cada um, o meu é um exemplo de organismo lixo nem pra se livrar um vírus serve rs. Vejo que muitas mulheres ficam preocupadas somente com as verrugas que aparecem, mas é preciso cuidar do colo, precisei fazer o CAF pois as células contaminadas pelo vírus estavam na entrada do colo coisa q exames comuns como o preventivo não tinha detectado, o pedaço do colo que tirei foi feito um biópsia onde detectou HPV de NIVEL III, não sei o que teria acontecido se estivesse demorado para retornar na médica, foi coisa muito rápida, menos de 3 meses o vírus replicou muito.
    Meninas aconselho vocês q procurar suas médicas com frequência, uma vez contaminada com o vírus ele fica em seu organismo pra sempre, são poucos os casos de lesões persistentes igual o meu, a maioria cauteriza e some, mas o vírus continua incubado.
    Minha medica pediu para tomar uma injecao que custa 400,00 cada dose, sao tomadas em 3 doses, este injecao pelo q sei quem deixa imune mulheres que nao entraram em contato com o virus, no meu caso ela me indicou para melhorar a imunidade, outras pacientes tomaram e tiveram um ótimo resultado.
    Meu namorado esta o tempo todo ao meu lado, ele sabe que tenho HPV e com certeza eu contaminei ele pois já tivemos relacao em camisinha, estamo morando juntos a alguns meses, ele se preocupa muito cmg e isso me deixa mais segura.
    Bom depois deste texto espero ter ajudado de alguma forma, tenho retorno na medica dia 29/10/11, após o retorno volto para dizer como foi.

    Até mais…

  169. PAMELA disse:

    OIE BOA TARDE ,EU GOSTARIA DE SABER SE SÓ SE PEGA O HPV QUANDO O PARCEIRO GOZAR DENTRO,OU SÓ PELO FATO DE NAO ESTA USANDO CAMISINHA!!

  170. PAMELA disse:

    quem tem o hpv nic grau 1 tem cura?

  171. Mari disse:

    Oi Pamela !!

    O Correto seria conversar com sua ginecologista.
    O Vírus é transmitido através da relação sexual, não importa se houve ou não ejaculação, no meu caso não houve e eu fui contaminada.
    Logo de cara tive HPV NIC III no colo Nic II na vulva e lesões na parede da vagina, tinha por todos os lados tava toda lascada rs.
    Mas fui cauterizando, cauterizando e sumiram, mas depois foi voltando conforme minha imunidade caia. Até hoje trato do HPV, deixei um texto ai em cima contando como foi, dia 29/10 tenho retorno na gineco, ai venho até aqui contar como esta.
    Amei este Blog, aqui da pra contar tudo, desabafar tirar duvidas.

    Espero ter ajudado.

    Até mais….

  172. miriam disse:

    olha!! eu já tive hpv há um tempo atrás,fiz o tratamento e agora esta indo tudo bem…mas eu fico impressionada com a facilidade de pegar isso,porque eu vejo muitos depoimentos e conheço algumas pessoas que tiveram tbm… parece que se pega até no vento (literalmente)…
    e o que me incomoda é que não dá pra falar disso pra qualquer um…porque algumas pessoas levam pra ignorância… não sabem do que se trata e tiram conclusões precipitadas….
    gente, a um tempo atrás a apresentadora Ana Maria Braga teve um problema decorrente de hpv…e nem por isso crucificaram ela…
    a gente tem que mudar essa visão que as pessoas estão fazendo disso…
    porque parece que na hora de conversar sobre isso temos que nos esconder… é tão comum quanto gripe…é essa visão que eu tenho….
    e muita gente fala mal, mas muitas vezes essa pessoa tem e nem sabe que tem….(hipócritas)
    temos que mudar isso!!!!!!!!!!
    i-mail: miriamroza@ibest.com.br

  173. Obrigada pelo depoimento, Miriam. É importante abrirmos esta discussão. Beijos.

  174. tati disse:

    ola voltei ao blog pra desabafar mesmo…
    gostaria q alguem me ajudasse sei la alguem q ja tenha tido,pois ainda to mto desesperada…
    eu ainda estou fazendo o tratamento,passando as pomadas mas as verrugas não caem….
    meu namorado foi ao urologista e ele disse q meu namorado não tem nada..
    mas ai fico me perguntando como ele não tem se ele é o unico q eu tive relação?
    por favor alguem q ler esse depoimento por favor me ajude…..
    não sei o q fazer….
    obrigado….

  175. Heloísa disse:

    Olá Tati,

    então assim como vc estou passando uma pomada pras verrugas, tem umas 3 semanas ja que estou passando, o médico mandou eu passar 1x na semana.. e até agora também não estou vendo resultado.. pra ajudar estou passando um sabonete que é natural, sabonete de aroeira, vende em farmacias de manipulação… depois compra ele pra ver se não te ajuda… como é vendido em farmacia de manipulação nao tem problema algum passar.. pode ser que ajude.. e
    não desanime não.. sei que é dificil.. mas assim como vc.. eu sei o que está passando.. por isso força.. que todas nós, se Deus quiser logo vamos melhorar.. Beijos :]

  176. Sophia disse:

    Olá meninas… tô de volta, pra contar a vcs como está sendo meu tratamento… Quando fui a GO ela me examinou e disse q eu tô com uma pequena feridinha no útero, me passou uns exames ainda não fiz por falta de tempo, mas, irei fazer assim que der até pq tenho pressa, tbm disse q eu tava com uma infecção, me passou tratamento já fiz e percebi mta melhora. Qnto as verrugas tô fazendo tratamento com o enax que é um remédio pra aumentar a imunidade e com o ixium (imiquimode), percebi q as verrugas estão diminuindo. Tô tão feliz !! Logo logo ficarei livre delas… Torçam por mim! Beijos ;]

  177. Obrigada por dividir sua história conosco, Sophia, e boa sorte no tratamento! Beijos.

  178. tharciana disse:

    tenho 18 anos estou com 7 meses de gravides e meu marido fez o exame q acusou hpv e ai o q eu faço? estou com medo me ajudem

  179. Converse com seu obstetra, Tharciana. Só ele é capaz de te instruir sobre o que fazer. Boa sorte. Beijão!

  180. rosiane disse:

    Oi gente nasceu uma berruga em mim debaixo da minha barriga quais nas minhas parte intima , to com medo de ta com hpv . por favor mim ajudem.

  181. rosiane disse:

    Oie meu nome e roseane tenhor 19 anos!
    e pq nasceu uma beruga em mim nas minhas partes intimaa , sera si eu peguei hpv. por favor mim ajuda to com medo.

  182. Paloma Aparecida da Silva Passos disse:

    nossa achei muito bom esse bate papo das mulheres , não sabia que existia tantas mulheres com hpv , eu sou uma pessoa que não gosto muito de ir ao medico ao ginicologista , mais a partir de hoje vou ir , pois preciso saber se tenho alguma coisa espero que eu não tenha ! , espero que seja resolvido da melhor maneira e que todas vcs que postaram que estão com hpv sejam curadas ! tchau boa sorte !!!

  183. tati disse:

    ola a todos e heloisa mto obrigado por ter me respondido…
    a diferença é q eu passo a pomada três vezes por semana.
    mas graças a deus ta diminuindo….
    mas como vc disse vamos sair dessa beijãoooo
    e desculpa a demora..

  184. tati disse:

    olá sophia estava lendo seu comentário e estou utilizando a mesma pomada q vc o ixium…
    tambem estou vendo algumas melhoras mas so agora depois de umas 2 semanas..
    queria saber se esse remedio pra imunidade foi sua ginecologista q passou?
    bjossssssssss

  185. yayá disse:

    GENTE TIVE O HPV A 1 ANO E MEIO ATRAZ, FIZ COLPOSCOPIA E NAO DEU NADA, GRAÇAS A DEUS. FIZ UMA UNICA APLICAÇÁO COM “ATA”E SABONETE DE AROEIRA E NUNCA MAIS VOLTOU, MAS GENTEEEEE MORRO DE MEDO DE VOLTAR!! PEGUEI DO MEU EX MARIDO E ESSE FOI O MOTIVO DA MINHA SEPARAÇÃO. HOJE SOU CASADA NOVAMENTE, MAS NUNCA CONTEI PARA MEU ATUAL MARIDO QUE TIVE O VIRUS, MAS POR DENTRO MORRO DE MEDO DE VOLTAR E PASSAR PRA ELE, NAO SABEREI O QUE FALAR, FAÇO PAPA DE 6 EM 6 MESES E NUNCA DEU NADA NOS RESULTADOS GRAÇAS A DEUS, MAS SERÁ QUE AINDA CORRO O RISCO DE VOLTAR AS VERRUGAS?????

  186. Sophia disse:

    Olá Tati… Desculpa a demora pra falar com vc !!
    O remédio pra aumentar a minha imunidade foi a minha ginecologista que passou sim !!
    A melhora eu tbm só perebi na segunda semana de uso do ixium.
    Beijos e melhoras pra todas nós ;P

  187. tati disse:

    Não tem problema algum sophia…
    obrigado e beijossss

  188. Thais feliz disse:

    OIII
    tenho um monte de duvidas pois so fui a uma ginecologista uma vez.
    eu fiz o papanicolau,e não acusou que eu tenho hpv,mas eu tenho umas
    verrugas na vulva,eu to desperada. a tbm ja fiz exame de siflis e deu
    negativo!
    tem alguma chançe de ñ ser hpv!

    OBS:sou casada a 2 anos e ñ apareçeu nada no meu marido,nada!
    e isso apareçeu antes dele.
    bjoss

  189. Nah disse:

    Oi meninas.
    Fiz depilação a uma semana, mas a depiladora não teve muita higieni para fazer a depilação, conversei com a minha ginecologista e ela me pediu alguns exames mas esqueci de perguntar pra ela quanto tempo é necessário para fazer o exame. Devo esperar 30 dias?

  190. tati disse:

    Ola gente aqui estou de novo…
    so passei mesmo pra contar que estou melhor,aos poucos é claro…
    mas minhas verrugas ja diminuiram bastante,mas o problema agora é que o remédio que eu estava usando acabou,fui no posto pegar mais e não tem….
    fui na farmácia pra ver o preço,e vcs não vão acreditar é 165,00 é o ixum(imiquimode)acho q assim….
    e cara to ficando desesperada pq como vou comprar esse remedio toda semana,não tenho condições….
    vou ver se compro o sabonete de aroeira,que meninas postaram no blog, e tal acho que vou usar tbm….
    mas é isso só passei pra contar mesmo e se alguem tiver uma ideia pra me ajudar posta ai…
    bjossss a todassss

  191. Thais feliz disse:

    oiii tati!
    meu nome é thais tbm to usando ixium,e na minha cidade é 170,00!
    bom minha liinda,pergunte ao seu medico sobre um remedio chamado
    “WARTEC”,pois tbm é pra isso,e é bem mais em conta.
    bjosss

  192. tati disse:

    obrigado thais….
    vou perguntar siim…..
    mas vc ja usou esse?
    e quanto é mais ou menos?
    bjosss

  193. Thais felix disse:

    não usei ñ,to usando o ixium e ainda ñ vi resultado… :(
    é uns 80,00 reias!
    e ele tbm é pra tratar verrugas.
    bjo*

  194. Thais felix disse:

    nimguem respondeu meu primeiro recado…

  195. tati disse:

    a ta….
    mas o ixium é assim mesmo depois de um tempinho que ele começa a mostrar o resultado…..
    bjosssss
    obrigado pela sugestão

  196. izolina antonia fernandes moreira disse:

    Eu como mãe aconselho todos os jovens acima citado, que falem com seus pais, não esconda nada, na hora vai pintar um grande mal estar, criticas, cobranças, mas depois qdo os animos de acalmarem eles iriao entender e dar maior apoio.Apenas aconselho que qdo seus os pais forem dar bronca, deixe eles dizerem tudo, abaixe a cabeça, peça perdão e diga “pai,mae, voces tinham razão.e nunca esqueça de pedir ao nosso Pai para que os protejão e procure se cuidar e não passar mais para ninguem.boa sorte a todos.

  197. rebeca disse:

    Desde o momento que vc contrai o vírus, dependendo de muitos fatores ele pode chegar ou não ao colo dependendo de muitos fatores, principalmente o tipo de vírus, mas isso não quer dizer que a pessoa ficará sem o útero, eu tive NIC II e fiz tratamento, no momento não tenho nada. As pessoas aqui são muito assustadas, o cancer só vai ocorrer de vc nunca tratar e deixar rolar..O mais importante é ir ao ginicologista e acompanhar, as pessoas querem adivinhar o que está acontecendo, só através de exames e ginecologista poderá saber como anda…

  198. Luciana disse:

    Oi , Bom é que eu so tenho 14 anos e sou virgem, to muito preocupada pois teve algunhas existências de verrugas na minha vagina, viu a uma medica e ela mim disse que é um virus, estou desesperada pois nao entendo porque essas coisas cresceu em mim , sera que eu posso ir a farmacia e pedir uma pomada ou remedio contra verrugas ?

  199. Luciana, converse com seus pais ou responsáveis e peça que marquem uma consulta com uma ginecologista para você. Converse direitinho e tire suas dúvidas. Beijos e boa sorte!

  200. jessica disse:

    Estou com cosseiras e acho que existem essas “verrugas” na região externa do meu sistema genital. tambem observo alguns corrimentos, com isso posso dizer que estou com Hpv, que só pode se isso? ou esses sintomas pode ser de outra coisa tambem?

  201. Jessica, só quem pode diagnosticar o seu problema é a sua ginecologista. Converse com sua mãe ou o seu responsável, peça para marcar uma consulta. Explique tudo direitinho à sua médica, só ela é capaz de te ajudar e indicar o tratamento apropriado. Beijos e boa sorte!

  202. tati disse:

    ola aqui estou eu de volta….
    venho contar como estou,afinal vcs são as unicas que eu posso desabafar….
    mesmo sem conhece-las…
    eu tÔ meio preocupada,pois estou um tempo sem passar o ixium,pois é mto caro e não tenho condições de compra-lo.
    então tÔ preocupada pois sem a pomada as verrugas vão retornar a crescer….
    não sei mais o q fazer…..
    só sei chorar e pensar………..

  203. Emilly disse:

    Passei no ginecologista e ele me informou que posso estar infectada pelo HPV por ter alguma verrugas na região do Anus. Só que eu tinha essas verrugas antes de ter qualquer ato sexual com algum parceiro. Como isso pode ter acontecido? Sempre me preveni com camisinha e tm pilulas anticoncepcionais.

  204. tati disse:

    Olá pessoas…
    voltei pra dizer uma otima noticia pra vcs,hoje fui no ginecologista e peguei o resultado do preventivo e com a graça de deus não deu nada grave.O vírus só ficou por fora mesmo,nossa quando minha medica me disse isso fiquei tão aliviada vcs nem imaginam…
    Mas vou continuar com outro remédio pois ainda tem 2 verrugas pequenas,é tipo um acido ainda não usei tenho q mandar fazer na farmácia de manipulação.
    Mas to mais aliviada….
    então torço muito por todas neste blog e tipo é só fazer o tratamento direito pra evitar as complicações.Sei que o desespero é grande,mas temos que pensar positivo,ainda não to totalmente curada mas se deus quiser TODAS nóis vamos sair dessa vitoriosas.
    Agradeço e parabenizo mto as responsáveis por este blog,mto interessante a ideia e é um meio de conversar,esclarecer duvidas e tal….
    obrigados a todas
    depois volto pra continuar contando pra vcs como estou…

  205. elaine disse:

    oi meninas tmb estou nesta batalha descobri que tenho hpv em maio desde entao venho fazendo exames fiz a colposcopia nao deu nada no ultero graças a deus voltarei o ginecologista dia 26/11 ai conto a vcs como estou bjus a todas e foça

  206. elaine disse:

    ola e gostaria de saber qual o exame que o homen deve fazer quando nao tem lesoes

  207. elaine disse:

    oi tati ja
    fiz este tratamento com o acido (ATA) e bem dolorido mas as verugas somem no meu caso voltarao algumas e contunuo com o tratamento ja usei o acido quatro veses e acho que terei de usar novamente irei ao ginecologista 26/11 vou perguntar a ele sobre o ixium bjus a todas e força

  208. Natalia disse:

    Bem deixa eu contar a minha história, tenho 20 anos e tive só um parceiro, por ironoa do destino terminei com ele logo após ter perdido a virgindade.Passou 2 meses descobri que estava com HPV, meu Deus e agora?Minha mãe nem sabia que naum era mais virgem como ia contar que estava com uma doença dessas?Bom tomei providencias sozinhas sem falar com ela, fui ao ginecologista, fiz exames e ele me passou uma pomada, bom as verrugas sumiram, mas agoram voltaram e mais ainda do que antes.E agora naum tenho mais dinheiro para bancar um tratamento particular estou desesperada e com medo de passar a alguém da minha familia ja queas roupas são lavadas todas juntas.Eu não estou trabalhando, e contar pra minha mãe é a minha morte na certa.Estou me sentindo no fundo do posto, mas amanhã vou procurar um hospital público e vamos ver.O ruim eh q agoram só marcam pro final do mês, já estou em um estagio que não posso adiar o tratamento.

  209. Natalia, pense na possibilidade de conversar com sua mãe. Ela pode te ajudar. E procure logo um médico. Beijão.

  210. Elaine, só perguntando à sua médica. Converse com ela, que ela te explicará todos os procedimentos a que o seu parceiro poderá se submeter. Beijos e boa sorte.

  211. Conversar e trocar ideias é sempre muito importante, Tati. Que bom que o blog está colaborando em abrir este espaço. Beijos.

  212. Emilly, converse com sua médica, pergunte a ela sobre as formas de contágio. Pelo que li e reproduzi aqui no blog, podem haver outras formas de contágio, além da relação sexual. Boa sorte. Beijos.

  213. Natalia disse:

    Hoje fui marcar uma nova consulta, só consegui para o dia 23, oq eu faço?

  214. Natalia disse:

    Só em ultimo caso flarei com a minha mãe, tenho esperança de que de td certo pra mim, bom mas pelo menos encontrar esse site ja foi de grande ajda, ja q naum tive coragem de contar isso a ninguém e estou a meses sofrendo com isso sozinha.

  215. Gabriela disse:

    Gente boa noiteee!!
    Fui ao ginecologista hj pegar meu exame e descobri o HPV.
    To assustada, mto assustada e triste! (nesse susto, nem perguntei ao médico, esqueci)
    Alguém me tire uma dúvida, eu tomo anticoncepcional (ciclo 21), mas entrarei agora no tratamento q o médico mandou, com os óvulos,pomada e comprimido.
    Posso continuar tomando os anticoncepcionais?

  216. micaeli disse:

    EU ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE O HPV, E É MUITO DIFICIL ESPLICAR TODO O POBLEMA E É MUITO DIFÍCICIO O Q FAÇO PRA APRENDER TUDO DO HPV

  217. tati disse:

    olá a todas,e elaine ainda não usei o tal acido
    então não posso dizer como foi….
    mas o exame para seu parceiro fazer se chama PENISCOPIA,é só ele ir ao urologista e falar..
    bjaoooo

  218. tati disse:

    hoje eu usei o tal acido,e meu deus é horrivel doi muito..
    mas na hora parece que vai secando,é bem rapido,nao sumiu totalmente mas diminuiu eu acho…
    vou continuar passando…
    bjooo

  219. amanda disse:

    ola, tenho 22 anos e descubri o hpv na hora do parto pois o ginicologista q fazia meu pre natal era um cavalo e falou q era alergia ao barbeador quando fui ter meu filho a medica me falou mais ja nao dava p fazer a cezariana pq eu ja tava com 6 dedos de delataçao
    tou disisperada com medo que meu bebe tenha contraido comecei a fazer os exames ontem fiz o papa e tou com muito medo e pra falar a verdade minha vida só faz sentido por causa do meu filho que é um bebe lindo de quatro mese e é por ele que nao desisto de tudo pois se nao fosse isso a vida nao faria mais sentido p mim preciso disabafar e de uma palavra amiga pois nao falo sobre esse assunto com ninguem tenho muita vergonha e medo tou com muito medo desde ja obg

  220. Thais felix disse:

    oi amanda!
    vc ñ tem que ter vergonha ñ,aconteçe com qualquer pessoa.e procure uma
    pessoa pra vc conversa,ter alguem que te der força é bem melhor!
    e hoje ja tem um monte de tratamentos,muito eficases.
    e deus abençoe seu bebe e de muita saude,e pra vc tbm!
    bjo*

  221. Thais felix disse:

    em mim eu acho q o virus so ficou por fora, o que causou as verrugas
    tem algum risco de o virus entrar?
    eu fiz o papanicolau,e não acusou que eu tenho hpv,mas eu tenho umas
    verrugas na vulva,eu to desperada. a tbm ja fiz exame de siflis e deu
    negativo!
    tem alguma chançe de ñ ser hpv!

    OBS:sou casada a 2 anos e ñ apareçeu nada no meu marido,nada!
    e isso apareçeu antes dele.
    bjoss

  222. Tatiana Gomes disse:

    Oi pessoal, me chamo Tatiana Gomes, tenho 26 anos, meu marido tem 31. Há alguns meses eu descobrir uma verruga na região da minha vagina, localizada entre a entrada da vagina e o ânus. Estou assustada, preocupada, quase desesperada por não saber exatamente do que se trata. Desconfio que seja hpv, mas em meu marido nunca manifestou nada e sei, 100% de certeza que ele nunca me traiu. Desconfio da frequência de pessoas em nossa casa, pois, muito parentes passam o fim de semana conosco e chegam ao ponto de utilizar objetos nossos (toalhas de banho e sabonete). Uma vez que eu e meu marido somos fiéis um ao outro, haveria a possibilidade de estarmos infectados por com essa doença por meio de outras formas de contágio?

    Aguardo anciosamente por respesta.

    adorei o site…

    Abraços,

  223. Thais felix disse:

    oi tatiana!
    olha tem sim chançe de vc ter pego por toalhas,roupas e etc…
    pois o virus fica ate cinco dias em uma roupa ou toalha,mas depois
    que é lavado ñ tem mais chançe de infecçao,se vc usou roupa de alguem
    sem ter lavado,pode ter sido desse modo que vc se infectou.
    procure um ginecologista ele vai te informar melhor!
    bjoss

  224. Thais felix disse:

    tati e o açido ta servindo?
    é caro?e so compra com reçeita?

    bjimm

  225. Lucas disse:

    hpv pega por sexo oral também?fiz sexo oral po poucos segundos e quando eu vi o penis do garoto tinhau m tipo de uma verruga,me falaram que é raro pegar pelo oral.

  226. Procure um urologista para conversar com ele, Lucas. Beijos e boa sorte.

  227. Tatiana Gomes disse:

    Alane Virginia, é comum aparecer verrugas próxio à vagina e que não estejam relacionadas ao hpv? Isso é possível?

  228. Tatiana, eu não tenho conhecimento médico. Sugiro que você marque uma consulta com sua ginecologista e converse com ela, para tirar a dúvida. Beijos e boa sorte.

  229. tati disse:

    olá thais olha ate agora nao to tendo grandes resultados,mas continuo passando.
    não é caro custa aqui na minha cidade R$16,00 e se compra sim com receita,tem que pedir pra fazer na farmacia de manipulação.Foi a minha ginecologista quem passou….
    bjooo

  230. Thais felix disse:

    obg,minha liinda!

  231. elaine disse:

    oi meninas boa noite
    amanha vou ao ginecologista para uma nova consulta e sei que vou usar (ATA) o acido que ja comentei acima
    tati vc esta usando acido tmb e o (ATA 70%)????
    pq eu vi resultado ja na primeira vez que usei e muito dolorido mais vale a pena demora um pouco para sarar onde foi aplicado mais as verrugas somem no meu caso voltarao a aprecer e por isso estarei retornando amanha ao ginecologista
    bem tenhao todas força e procurem o seu ginecologista ele e a melhor pessoa para te ajudar bjus a todas depois volto para contar como foi bjus

  232. elaine disse:

    oi meninas estou muito feliz hoje pq passei no ginecologista e ele me disse que estou bem que nao tenho mais quase verrugas so tinha uma que ele apicou o acido(ATA) e nao doeu graças a deus que eu estou bem colhi o papa nicolau mais meu medico disse que estou com o colo do ultero limpo aparentemente vou esperar o resultadodo papa nicolau p confirmar
    mais estou mais aliviada bjus a todas fiquem com Deus
    e qualquer novidade volto p contar

  233. tati disse:

    Naõ é o acido tricloroacetico 90%..
    ok?!
    bjuxxx

  234. elaine disse:

    oi tati
    e o mesmo so que meu medico usa a sigla ATA
    bem eu me dei bem com este tratamento meu medico disse que so tinha uma verruginha e ele usou o acido perguntei a ele sbre a pomada ixium mais ele falou que ela e menos eficaz e pode causar queimadura em outras areas que nao estao afetadas pelo hpv por ser um acido tmb meu medico disse que eu estou mais impresionada doque doente… ainda bem ele me examinou e disse que estou bem .
    fiz o papa nicolau denovo e vou voltar dia 10 de dezembro p ver o resultado vou torcer p estar tudo bem
    a todas fiquem com Deus e tenha seu ginecologista como um amigo e tire todas as suas duvidas com ele bjus fiquem com Deus e todas nos vamos nos livrar deste problema

  235. Marcia disse:

    Conheço uma pessoa que é portadora de HPV e os médicos querem fazer uma cirurgia de mutilação, retirada de vagina e anus… Pra que isso, pq isso?

  236. Marcia, esta resposta só quem pode te dar é um médico, especialista na área. Se esta pessoa que você conhece está desconfortável com o diagnóstico e tratamento do problema, seria bom consultar uma segunda opinião e avaliar. Às vezes é importante ouvir mais de uma opinião médica, para ter mais segurança, até. Beijos e boa sorte!

  237. elaine disse:

    oi meminas boa tarde peguei o resultado do meu papa nicolau nao mostrou mais HPV graças a deus agora e so fazer o preventivo de 6 em 6 meses para ver se nao volta estou muito feliz
    e elivida
    espero que todas tenham a mesma sorte que eu e nao deixem de se cuidar
    bjus a todas

  238. tati disse:

    Nossa q otimooo elaine fico feliz por vc!!!!
    parabens mesmo….

  239. Kal disse:

    Otimo voces tiraram minhas duvidas muito obrigado so tenho duvida como peguei o virus meu marido e uma bençao

  240. tati disse:

    hoje vi que as verrugas voltaram…
    e putz to mega arrasada,sera q nunca vai acabar…
    nao to mais aguentando….
    cada vez perco mais as esperanças….. :(

  241. elaine disse:

    tati
    nao fique triste e so continuar com o tratamento que vai dar tudo certo
    tenha Fe em Deus que vai se curar mais nao pare o tratamento bjus
    boa sorte

  242. tati disse:

    obrigado elaine,to continuando o tratamento siim…
    é inevitavel ficar triste…..
    mas é a minha fé em Deus que me fortalece cada dia..
    bjoooooooooooooo

  243. Val disse:

    Boa tarde meninas

    Descobri que tenho HPV NIC1,A Dra.fez a cauterização(no utero) tive um desmaio de tanta dor,isso foi em setembro deste ano,ao retornar além de me dá uma broncas,ela disse que tava cicatrizado e poderia seguir minha vida normal.Quero compartilhar com vcs por que estou muito triste,por saber que por descuido meu estou com essa doença,minha familia não sabe estou desesperada pq não tenho em quem confiar,medo de que possam me despresar,entendem?.Estou me torturando todos os dias,procurando em sites assunto sobre HPV,estou com medo que possa sugir as verrugas ou outros tipos do HPV por eu está tipo depressiva.Esse mês tive relação tive um sagramento estranho e apareceu uma conceira horrivel e hoje umas dores abaixo da barriga.O pior q é final de ano a Dra.é do SUS (além de ser pelo SUS ela é muito ingnorante,to juntando um dinheiro pra procurar um medico que me ajude com 2º opnião,tire minha duvidas e tb psicologicamente.Obrigada.

  244. Natalia disse:

    Olá gente estou eu aqui mais uma vez estou com o tratamento da ixium mas como já eh a segunda vez q uso e não saiu completamente queria q vcs me falassem sobre esse acido q vcs usam ata? não sei direito se puder me esclarecer, a e eh caro? pois a pomada ixium eh 150,00 mto caro pra mim.

  245. tati disse:

    Natalia eu ja fiz o tratamento com o ixium e realmente ele é muito boom,porem muito caro.
    entao minha ginecologista me passou o acido ata,e pra falar a verdade o tratamento é muito doloroso,mas da resultado.
    ele nao é caro,tem q pedir pra fazer na farmacia de manipulação e com receita medica.
    bom é isso,espero ter te ajudado.
    bjoo

  246. Natalia disse:

    Mas vou ter que ir ao medico para ele me passar vc naum pode me passar as porcentagens? O ixium eh mto bom mas parece q naum tah mais dando resultado, tem algumas q naum ker sair de jeito nenhum.

  247. tati disse:

    Bom natália,isso infelizmente eu nao posso fazer…
    ate pq nem sei direito isso,a minha medica q passou na receita e a receita fica la na farmacia..
    mas mesmo q eu soubesse vc nao poderia fazer pois eles la so fazem com a receita.
    Mas é melhor vc ir la,é mais seguro…
    bjaoo

  248. jessica mello disse:

    bom meu marido descobriu que tem hpv ano passado,e trato mas as vzs ainda voltta akelas verugas e agora estou gravida e tive relaçoes sexuais com ele sem prevenir,gsoatria de saber se tem algum risco de ter siso contaminada ou meu bebe

  249. Jessica, sua gravidez precisa ser acompanhada por um obstreta. Este médico esclarecerá suas dúvidas. Pergunte a ele, conte o que houve, para saber quais medidas devem ser tomadas. Beijos e boa sorte.

  250. Pirulitah disse:

    Meninas tive esse problema (HPV) q muito me assusta ainda hj, mas fiz o tratamento correto q o único e o melhor é o feito em casa com a pomada ixium q ativa o sistema imunológico, fiz 1 caixa de ixium e nada 2 caixas e nada na 3 e meia já sumiram as verrugas q tinha, bem achei maravilhoso pensei q estivesse livre da doença, q nada só a imunidade baixar q apareceu umas manchas negras estranhas na vulva, fui a minha gineco e ela disse q ´´e da bendita doença novamente fiz um preventivo q ainda n sei o resultado e to fazendo o uso do ixium novamente em cima das manchinhas, ela disse q n tem outro tratamento mais eficaz do q o ixium, pois é o mais moderno. Sou mega ansiosa e assustada mas tenho certeza q o ixium irá solucionar novamente esse problema, onegocio q é caro e n fica bom com 1 caixa e sim com 2 ou mais. Se vcs n virem resultados continuem pq o ixium dá solução as verrugas sim.
    Estou confiante no meu tratamento e espero ter ajudado a vcs! Boa sorte!

  251. tati disse:

    Olá meninas…
    hoje lendo alguns depoimentos acima,tive uma duvida para diagnosticar o tipo de hpv(ex:NICI,NICII…)só aparece quando ja esta afetado no colo?
    espero q possam me ajudar..
    bjooo

  252. amanda disse:

    ola meninas fiz o papa e deu imflamaçao mais nao deu hpv…
    so que tenho varias verrugas…
    nao tou entendeendo sera que o exame pode ta errado me ajudem
    bjus a todas e Deus nós abençoe

  253. tati disse:

    Amanda eu acho q que não deu o hpv,pois ainda não afetou o colo de útero…
    e vc só tem verrugas por fora mesmo,esse é o meu caso tbm…
    tenho verrugas,mas no meu exame não diagnosticou o HPV….
    espero poder ter te ajudado bjoo

  254. wil disse:

    Eu e meu namorado acabamos o tratamento de HPV há apenas 15 dias, já podemos ter realçao sexual sem camisinha?

  255. Wil, você precisa perguntar isso a sua ginecologista. Beijos.

  256. Ynára disse:

    Oi!!!
    Tenho 26 anos, sou casada ha 07 anos, tenho 02 filhos maravilhosos… em setembro de 2011 descobri que estou com HPV nic 1,o medico que fez meu preventivo disse que eu estava com uma ferida no colo do útero e pediu outros exames como: colposcopia com biopsia e transvaginal, que foi detectado o HPV nic 1, retornei ao medico ele disse pra eu fazer uma cauterização. Eu e meu esposo decidimos ouvir a opinião de outro profissional, que disse que não se pode “fechar” uma ferida, ou seja, não é certo fazer cauterização… Não convencida fui em outro medico que me disse que seria melhor eu retirar o útero, porque o mesmo disse que com um tempo poderia virar um câncer, e como não desejo mais ter filhos ele disse que seria o ideal. NÃO SEI O QUE FAÇO…

  257. amanda disse:

    muito obg taty fiquei im piuco mais tranquila
    com suas palavras…
    e com um Deus maravilhoso que sirvo e tenho certeza que ele so que nosso bem
    basta agente cre
    que Deus abençoe todas nós bjus

  258. francyeli disse:

    Estou com o vírus HPV nic I. Tenho que tirar um pedaço do meu útero. Gostaria se doi, e como é feito?

  259. Tamires disse:

    Eu descobri a pouco tempo que tenho o hpv e estou cuidando, porem meu namorado não fez o teste para saber e nem esta se cuidando, em todas relações usei camisinha, porém a ultima vez q saimos fiz sexo anal sem camisinha…estou com o hpv no anus??

  260. lene disse:

    oi eu tbm tenho um corrimento com cheiro muito forte e as vezes tem coloraçaõ amarela esverdeada e as vezes esbranquiçada e as vezes apareçe uma lesaõ com coçeira na mucosa vaginal, tenho medo de ir ao médico pra ñ ficar sabendo do diagnostico as vezes passo o mes todo com um protetor de calçinha por que molha muito minha calçinha e pareçe um leite grosso coalhado será q pode ser hpv???

  261. Sara disse:

    Olá meninas, estou com uma dúvida. Contraí hpv do meu namorado, até então o único pareceiro da minha vida. Fui à ginecologista e ela me recomendou, a princípio, um tratamento com comprimidos e uma pomada intravaginal (nos exames, o resultado era de um hpv mais simples, não tão avançado). Me orientou também que, após quatro meses eu voltasse ao seu consultório para pode fazer todos os exames novamente e verificarmos se era necessário um tratamento mais avançado ou se já estaria curado. Bom, o fato é que há pouco mais de dois meses, terminei com meu namorado e aconteceu uma transa entre mim e outra pessoa, mas no começo da relação não usamos preservativo, quando me dei conta entrei em pânico. Será que consegui me curar apenas com o uso dos medicamentos? Estou com medo, queria a opinião de vcs.

  262. Karin disse:

    MENINIAS, NÃO TOMEM A VACINA CONTRA O HPV. A VACINA É PIOR QUE A DOENÇA.
    VEJAM VIDEOS NO YOUTUBE E BLOGS NA INTERNET DE PESSOAS QUE TOMARAM E ARRUINARÃO SUAS VIDAS, POIS VIVEM COM PROBLEMAS SÉRIOS DE SAÚDE, E TEVE UMA CIDADE QUE MAIS DE 50 MENINAS MORRERÃO DEPOIS DE TOMAR A VACINA.
    EU CONTARI O HPV, FUI NA GINECOLOGISTA, ELA QUEIMOU COM ÁCIDO, DEPOIS USEI O IXIUM. AS VEZES VOLTAVA, E TBM AS VEZES QUANDO USAVA O IXIUM EU PASSAVA MUITO MAL. SEMPRE PEDI PRA DEUS ME LIVRAR DESSA DOENÇA, PAREI DE PENSAR TANTO NISSO E DE USAR O IXIUM. HJ NÃO TENHO MAIS NENHUMA VERRUGA.

    PENSEM NISSO!

    QUE DEUS ABENÇOE A TODAS VOCÊS.

  263. Natalia disse:

    Nuss fui a médica e ela me passou uma pomada e um remedio, mas estou sentindo mta dor de kbeça, nauseas, nuss cada dia q passa essa doença me trás mais problemas!

  264. Lys disse:

    Pessoal, vim ajudá-los com minha experiência…Também estou passando por esse problema (Codilomas Acuminados), e foi na net que encontrei ânimo e conhecimento sobre o hpv, pra conseguir lutar. Graças a Deus, tenho muita fé e trabalho, tenho como me tratar. Tenho pena de quem não tem a mesma sorte. Vejam só… descobri pequeninas verrugas no início de fevereiro e na hora já me preocupei com a possibilidade. Marquei médico (especialista só na cidade vizinha) para 15 dias… nesse tempo, elas desenvolveram rapidamente, fiquei super preocupada, pesquisei e comecei a usar a aspirina dissolvida 4 vezes por dia. No quarto dia elas caíram, foi um alívio, mas cresceram novamente. No entanto, notei que queimou aquelas que estavam nascendo, e eram muitas… Fui ao meu ginecologista, ele inventou de queimar com ATA 90%, a dor é terrível. Queimadura de segundo grau, penei, pq costumo usar jeans o dia todo, e trabalho os três períodos. Nos intervalos de volta ao consultório, elas cresciam de novo e eu usava, contra a vontade do meu médico a tal aspirina. Na segunda visita, ele queimou com ácido novamente, eu chorei, de vergonha, de mágoa, de decepção, mas não larguei a mão de Deus. Sarou, cresceu novamente e pela terceira vez, derrubei as verrugas com aspirina. Gente, quando elas vão cair, coça tanto, que a gente pensa que vai enlouquecer, depois ficam as lesões… e eu tentava curar com óleo de copaíba, que é muito bom pra cicatrizar. Voltei ao médico pela terceira vez, quando ele falou em queimar eu não deixei… estava cansada. Ele entendeu e me passou uma vacina pra melhorar meu sistema imunológico ( IMUNOGLUCAN) e a meu pedido a pomada (IXIUM). Ele me deu uma amostra grátis e eu comecei a usar, a vacina é caríssima, tive que comprar na capital, é difícil de encontrar. Estou tomando 1,5 ml por vez, são 5 doses e estou na terceira, dói muito!!! A pomada, tem que saber usar, eu inventei de passar dentro e meu deu uma inflamação na uretra, meu clítores não podia nem encostar de tão inflamado, foram dois dias sem dormir, quase não conseguia andar, mas trabalhava e agia como se tivesse tudo normal. Só Deus pra nos ajudar. Estou na terceira semana do ixium, uso um dia sim outro não, passo várias vezes por dia uma pomada pra hidratar (BEPANTOL) uma benção, não sei o que faria sem ela. E ainda uso uma pomada pra candidíase quando coça muito. Nesse tempo, já tive gripe, infecção de garganta, reação alérgica na pele ( o dermatologista me passou antialérgicos) gente pelo amor de Deus, não usem nada com corticoides pq eles ajudam as verrugas crescerem drasticamente!!! Fiz todos os exames que ele pediu, até os de DSTs, e deu que minha imunidade estava realmente baixa. Mas Graças a Deus, os remédios estão fazendo efeito. Melhorei todo o sistema imunológico, as verrugas estão morrendo, o tratamento é muito lento, mas funciona, não nasceram mais nenhuma, e algumas já sumiram. As principais que eram bem grandes, bem estranhas, já escureceram e começaram a murchar. Tá feio ainda, mas já dá pra ver bem o efeito. Espero ter ajudado, volto ao médico na semana que vem e volto pra contar pra vocês os resultados desse tratamento. Não se desesperem. Eu compreendi que Deus permitiu que eu passasse por isso, pq ultimamente, decepcionada com problemas amorosos, estava tento um comportamento comprometedor. Nos últimos meses, havia saído com três pessoas diferentes. Agora senti na pele que estava errada e voltei ao caminho de Deus. Então agradeço a ELE, pois o sofrimento não foi em vão. BOA SORTE PRA TODOS!!! Olha gente, tem cura sim, meus dois médicos disseram que quando acabar tudo estarei imune.

  265. Luciana disse:

    Oi, boa noite! tenho 26 anos, namoro há muitos anos com a mesma pessoa, e descobri semana passada q tenho HPV, NIC 1! Vou proxima semana fazer a primeira cauterização quimica, e o meu medico marcou 3 seções. Estou muito aflita, mas creio muito em Deus, tenho muita fé e sei q td passará! Gostaria de depoimentos de pessoas q ja fizeram o mesmo tratamento, se doi, a recuperação, etc… Obrigada, Deus abençoe vcs todas!

  266. Vaní disse:

    Gostaria de saber se quando estamos infectados com o HPV podemos ter relações sexuais sem perigo de engravidar? Gostaria que me indicassem um local para fazer o exame de cauterização grátis ou, pelo menos, com preço baixo?

  267. simone disse:

    oi estou com hpv nic 1 mais eu tenho umas veruguinhas e meu namorado não, gostaria de saber pq ele não tem sendo que eu peguei dele? . o meu namorado vai ter que fazer exame tbm i e quanto tempo de tratamento.obrg

  268. Maria disse:

    Boa tarde pessoal

    Venho aqui contar a minha história.

    Tudo começou quando pedi demissao do meu trabalho, para poder fazer um intercambio, como iria perder meu plano de saúde, resolvi fazer um checkup. Quando fui entregar os exames a minha ginecologista, ela ficou apreensiva, disse que eu tinha um problema grave e precisava urgente fazer uma cirurgia, eu tinha contraido a NIC III, mas falei pra ela da minha viagem, e ela mandou esquecer tudo e cuidar da minha saude, pois caso contrário poderia virar um cancer, a ficha ainda nao tinha caido. Mas mesmo assim fui ver uma segunda opinião, ai foi a gota d’agua, a ginecologista disse na minha cara que eu ja estava com cancer, e que teria que me operar urgente, fiquei sem chão,pois estava desempregada e sem plano de saude, só fazia chorar e nao conseguia me levantar da cadeira, ela falou com meu namorado, ele faltou ter um troço, e ainda queria falar com minha mae, mas nao deixei.
    Esse dia foi em plena sexta-feira treze, foi um dos piores dias da minha vida, pois nao queria aceitar que estava com câncer, ja tinha sido voluntária do hospital do cancer, e sei dos sofrimentos dos portadores dessa doença.

    Mas graças a Deus tudo começou a mudar, quando falei para uma amiga minha sobre a doença, ela conseguiu que um dos melhores ginecologistas da minha cidade me atendesse por telefone, ele e ela foram uns anjos da guarda, ai ele pediu para eu ler o preventivo bem detalhado e no final ele pediu para eu ficar tranquila, pois ainda nao estava com cancer, mas realmente precisava fazer a tal cirurgia que é a CAF(Cirurgia de alta frequencia).

    Fiquei mais tranquila, mas ainda me preocupava pq nao tinha plano de saude, e essa cirurgia é cara e tambem teria que pagar um ginecologista e a biopsia que tina sido solicitado tambem. Mas mesmo assim não desanimei, pois não tinha muito dinheiro, mas tinha amigos que valem ouro, essa mesma amiga mandou eu ir para o hospital do cancer, que eles me atenderiam com urgencia. Chegando lá, fui rapidamente atendida e no outro dia fiz a biopsia, um semana depois o exame tinha saido, realmente estava com NIC III, mas fui atendida por um dos melhores médicos desse assunto, ele me explicou bem detalhadamente, mostrando o colo do utero, e dizendo que no meu exame de Carcinoma in situ(muitos confundem com o cancer), mas para ser cancer teria que ter dado Carcinoma invasivo, realmente ele foi mais um anjo que Deus colocou na minha vida.
    Eu tinha mesmo que sair do meu trabalho para poder descobrir essa doença e ser tratada por um medico e hospital de referencias, e nao por esses hospitais particulares e médicos que só pensam em ganhar dinheiro.

    Sai de lá já com a cirurgia marcada, e bem tranquila, pois era isso que meu corpo precisava, de tranquilidade e de uma alimentação saudavel, depois fui no mercado comprar linhaça, castanha do pará, bastante frutas, tomo 4 litros de agua por dia e sempre com pensamentos positivos.

    No dia 14 foi o dia da cirurgia, quando cheguei no hospital as pessoas achavam que eu estava acompanhando algum paciente, nunca imaginariam que eu era a paciente, pois eu com cara de novinha,loirinha, branquinha, totalmente fora das estatisticas que acometem essa doença.
    Mas se Deus me colocou ali no hospital tinha um motivo, acho que era para levar a minha alegria e motivação, e mostrar mesmo com uma doença grave, nem tudo está perdido, com força, coragem e determinação podemos superar qualquer coisa, pois o cancer quer é a nossa fraqueza, para ele poder entrar com força dentro da gente.
    A cirurgia foi um sucesso, durou nem 15 minutos, nao senti quase nada, apenas algumas colicas e uma especie de choque, devido a queimagem que faz atraves do laser. Quando voltei ao quarto as enfermeiras nem percebera que eu fiz uma cirurgia. Graças a Deus ja fazem tres dias e até agora nao sinto nada, o medico disse que poderia sentir colica ou sair um pouco de sangue, mas nada disso aconteceu.
    Mas estou sendo uma boa paciente, tendo repouso absoluto, e ficando quase o dia todo deitada, e com uma alimentação bem saudável .

    Meninas não se desesperem, pois isso não é o fim, ao contrario é o começo de uma vida mais saudavel e preventiva. Tenham fé em Deus e pensamento positivo, isso é o remédio mais eficaz para qualquer doença.

  269. Iza disse:

    Olá meninas, tenho 24 anos e assim como a maioria aqui, eu tenho HPV, contrai do meu ex namorado e único com quem tive relações, a última vez faz 1 ano e de lá pra cá não tive mais contato com ninguém… descobri a 4 meses, quando tive uma alergia forte ao absorvente no período menstrual e percebi umas bolinhas estranhas no meu períneo (espaço entre a vagina e o ânus), corri pra uma ginecologista e fiz o preventivo + colposcolpia, os resultados deram o vírus, mais de presença leve, tinha 2 manchinhas no útero, cada uma com 1 cm, elas foram tratadas com a CAF e agora meu problema mesmo são as verrugas, já fiz 8 sessões de cauterização com ácido tricoloacético, e infelizmente elas ainda não sumiram, apareceu uma essa semana entre minhas nádegas… e isso tem me deixado bastante aflita, acho que o ácido não está ajudando, tmb me machuca muito, pois fica bastante ferido…alguém sabe outro tipo de tratamento???? Tenho trabalhado muito o meu psicológico para não piorar, procurei tmb um Hematologista e fiz alguns exames para ver como está meu sistema imunológico… bem, apesar dessa “barra” que eu estou passando, acredito que vou me curar. Confiança e fé… que tudo dará certo!!!

  270. larissa disse:

    ola, descobri que tenho hpv faz 1 ano, ms sempre fiquei com mdeo de expor a minha gini, agr vou começar com tratamentos, mais porq esta havendo sangramento a 2meses estou desesperada, ms não é um sagramento grande, é como se fosse resto de menstruação só um pingo e marron, sera que ja pode ser um cancer ou uma infeccao?

  271. Jennifer disse:

    Amadas,la vem eu a mais nova do clube.Meu nome é Jessica descobri em Novembro de 2011 que estava com hpv (condiloma ) no meu exame deu NIVA I ( neoplasia intraepitelial de baixo grau da vagina) aparece umas verriguinhas de vez em quando que deprime muitooooo ( muito mesmo ) entendo tudo o que vc tão passando é realmente deprimente.mas temos que conviver e correr atras de tirar para ver se nos sentimos melhor,minha vida sexual ta bastante afetada tenho medo,é dolorosa arde muito e da sempre coceira ( candidiase que sempre me acompanha desde o ano passado e contantes infecções na urina….isso que ia perguntar quem de vcs ai tem contantes infecções na urina?tipo de 4 em 4 meses….fiz uma cauterização de colo em Março e agora em junho vou fazer outra colpo e vulvo pra ver como tava a lesão tinha dado uma outra lesão na parede da vagina….

  272. Jennifer disse:

    Penso ate em me separar

  273. LU disse:

    EU sou portadora de hpv,no começo fiquei mto triste,depressiva mesmo,foi mto ruim saber que tenho uma dst,sentia medo de acordar,lembrava sempre q tenho hpv,hoje lembro,porém estou mais aliviada,to fazendo tratamento,fica meu conselho para todas: cuide-se,visite a ginecologista regularmente e caso saiba q tem uma dst nao se desespere,acredite em Deus e nao desista de si mesma…

  274. lée disse:

    ja passei mo ginecologista fiz o tratamento mas notei q as verrugas voltaram que eu faço?to com medo me ajudem.qual pomada posso usar?e qual a mais em conta?

  275. Jane Conceição disse:

    Olá pessoal! Pelo que li neste blog, meu marido está com hpv, pois está com algumas verrugas no pênis. Alguem falou sobre cirurgia. Será que isso incluirá a possibilidade de amputação? Estou bem temerosa!

  276. carlota disse:

    maria, voce é uma preconceituosa… como que uma pessoa novinha loirinha e branquinha nao está nas estatisticas??? dst pode atingir QUALQUER PESSOA QUE NAO USE CAMISINHA.

  277. Lu disse:

    lée quando as verrugas voltam vc tem que ir a sua ginecologista e ela vai realizar o procedimento mais adequado pra vc não tenha medo de pedir ajuda a um profissional,visite sempre sua ginecologista pra tirar duvidas e fazer exames,tbm sou portadora sei como é sentir esse medo,tenha fé que tudo vai dar certo

  278. Maria disse:

    Oie meninas,
    tenho 25 anos,namoro a 7,e só tive ele como parceiro sexual,confesso que ultimamente não estava usando preservativo em nossas relações.A 2 meses atras notei um pequeno caroçinho na entrada da vagina,pensei que fosse um pêlo inflamado,porém esse caroçinho foi tomando proporções estranhas,e pasmem,como sou enfermeira(VERGONHAAAA),logo já fiquei preoucupada,pois sabia do que poderia se tratar.Como meu exame preventivo iria vencer apenas no fim de setembro,pensei em esperar,pois ano passado havia corrido tudo bem.Bom,mais as verrugas apesar de pequenas estavam me incomodando mto,então criei coragem e fui na ginecologista.Expliquei pra ela minha desconfiança e pronto,realmente era um condiloma,não sabia aonde enfiar a cara de tanta vergonha,no exame preventivo aparentemente ela não detectou anormalidades,mais preciso esparar pelo resultado,meu retorno está marcado para dia 16.Ontem fiz exames para dectar sifilis,hepatite e HIV,ainda aguardo o resultado tb.A gi me deu uma amostra do ixum,e uma receita para compra-lo,porem na minha cidade não encontrei,por ser um medicamento caro,tenho que encomendar na farmacia.Então voltei nela e pedi outro medicamento.Ela me receitou a podofilina oleosa 25%,pra eu mesma aplicar em casa.Segundo ela esse medic. ñ é + muito utilizado,mesmo assim mandei faze-lo,+ pelo custo,e tb pelo constrangimento de ter que ir na farmacia e encomendar o outro.Ouvi que ele queima a pele sadia se eu n souber aplicar,vamos ver,vou usa-lo hoje pela 1ª vez,comprei vaselina solida para proteger a pele ao redor da verruga.Fiquei mto angustiada no dia q voltei da gine,não aguentei e liguei pro meu namorada para conversarmos.Expliquei q n estava desconfiando dele,+ que se ele estivesse agindo d forma errada,o momento d me contar era aquele.Ele disse que não havia me traido e que pra eu ficar mais tranquila ele iria procurar um urulogista e iria fzer os exames de dst´s tb.Hje ele foi no médico e aparentemente ele n detectou verrugas visives,então foi sugerido uma peniscopia,ele irá marcar.Os exames de sangue ele fará nesse sabado.Não tive coragem de contar para mnha mãe e nem para amigas.Estou tentando me manter forte e tb estou me alimentando melhor.Confio mt em Deus,e espero passar por isso sem maiores traumas.
    Se alguem já tiver utilizado a podofilina e quiser me contar da evolução do tratamento vou adorar.Minha gine não foi mto esclarecedora,tive que ir nela pois ela era a unica que atendia antes do meu horario de serviço,mais dependendo depois irei em outra.
    Voltarei pra falar de como foi utilizar a pedofilina,e tb pra acisar sobre meus exames.
    Força pra gente!
    Tamu juntas!

    Bjs

  279. Naila disse:

    Descobri que tenho esse vírus, estou cheia de dúvidas. Alguém pode me ajudar? Pode deixar e-mail que eu adiciono.
    Obrigada!

  280. Juliana disse:

    Boa tarde. Tambem descobrir semana passada que estou com esse HPV. Choro muito por não ter muito conhecimento do problema e só acho pessoas que me fazem medo mais ainda. Agora o meu não é fora e sim dentro do útero. Alguém pode me explicar um pouco sobre esse virus dentro do utero? Amei esse site, só em saber que posso dividir com pessoas que tem e também não tem esse problema e que vão me entender. Só tenho que agradeçer.

  281. Vanessa disse:

    Sou casada a 4 anos, casei virgem, meu marido não , porém fiz um exame, biópsia e agora descobri que estou com o hpv, esse vírus demora para se manifestar ou eu fui traída?

  282. Estrela disse:

    Eu estou a fazer um trabalho da escola e o tema são DST, e eu escolhi o HPV e ao ler o que escreveu fiquei a saber muito mais.
    Obrigada!!

  283. Claudia disse:

    Oi peguei hpv do meu namorado, estou fazendo tratamento com imiquimod será q ele tbm pode usar?

  284. Cristina disse:

    oi gente em julho deste ano tive uma relação sem camisinha e em menos de um mês apareceu várias verrugas em mim, fiquei apavorada pesquisei na internet e descobri que tava com o HPV até antes não sabia o q era isso, não tinha convenio ainda e nem condições para pagar médicos e exames, consegui o convenio em novembro quatro meses depois, fui na médica porém ja estava com bastante verrugas e tive que cauterizar tomei anestesia e não vi nada quando acordei tava toda dolorida e com a região intima toda machucada e queimada, amanhã faz uma semana que fiz a cauterização a médica disse para mim me alimentar bem para não surgir mais verrugas estou morrendo de medo de aparecer mais, fora essa dor que estou sentindo por causa da cauterização ás vezes até choro de dor. O pior é que ninguém sabe inventei uma história para meus pais e eles acreditaram tenho apenas 20 anos como vou contar para meus pais que tenho uma DST e para minhas amigas então eu tenho vergonha é uma coisa que ta guardada só pra mim, não tenho vontade de envolver com ninguém como vou arrumar um namorado, ter filhos perdi a vontade de tudo não sei o que fazer mais e nem com quem contar….

  285. Estrela Guia disse:

    Feliz 2013! Primeiramente gostaria muitooo de agradecer a fundadora deste site e a todos que escreveram aqui. Bom, chegou minha vez de começar 2013 com noticias muito boas!! Em agosto de 2011 estava tomando banho quando eu percebi umas bolinhas em mim. Achei estranho mas como eu não tinha conhecimento de nada e já tinha uma consulta marcada no gineco nem liguei. Na consulta ele disse que possivelmente se tratava de HPV e que eu teria que fazer uma biopsia para constatar. Fiquei em choque! Eu não namorava na época, mas tinha meus flertes. Cada lembrança que eu tinha me doia na alma. Peguei os resultados e realmente era HPV. Não tive que fazer cauterização porque as verrugas sumiram dias depois da biopsia. Assim do nada. Fiz a colposcopia e não foi acusado nada. As vezes é aí que mora o problemas, porque depois disso eu relaxei. Fiquei de boa. Quase um ano depois eu encanei e resolvi voltar ao gineco. Agora já namorando e bem comportadinha. Fiz a colposcopia novamente e foi acusado o NIC 1. Deus é mais! Outro choque para mim. Entrei em um milhão de sites e só encontrava a palavra cancer, cancer e cancer. O problema, garotas, é que pessoas desesperadas como eu não devem fazer buscas em sites. Fica a dica. Fiz 3 sessões de cauterização com o ATA e esperei o tempo certo para repetir os exames. Tudo isso sem sexo!!! Ontem fiz minha primeira colposcopia depois da cauterização e ouvi a melhor coisa que podia ter ouvido essa semana: “Fica tranquila, menina, vc está bem. Nem vai precisar fazer biopsia”. Ahhhh que tudooo!!! Sexo agora é só com camisinha e repetir o exame daqui 6 meses no máximo!! Tem que cuidar gente! Tem que cuidar! Muito obrigada por todas as histórias que eu li aqui no site e espero ter ajudado alguma desesperada como eu. E ahhh…o namorado não pode escapar dessa hein?? Beijos e fiquem com Deus!

  286. Luzia disse:

    Oí eu a uns tempos atraz estava com ardor escorrimento e umas verduras…más depois q tive um aborto acabou…agora estou gravida e pos a gravidez o corrimento fedido tornou voltar…más a uma semana Usei uma pomada vaginal miconazol e agora o corrimento acabou eu voltei ao normal…más aí está a duvida pelos os síntomas q problema de saude eu poderia ter?

  287. gg disse:

    oi , em setembro do ano passado tive minha primeira relação sexual ;a gente começou sem camisinha mas depois eu pedi e ele colocou ,agora no mes de fevereiro começou a parece algumas verrugas mas parecida como crista de galo é HPV to morrendo de medo pois nao tenho vida sexual ativa apenas transei uma vez .?
    me ajudemmm preciso de resposta …

  288. Leticia mendes disse:

    Bom dia ha pouco mais de 6 meses descobri que tenho herpes e ha um mes que tenho o hpv. O meu marido fez o exame mas nao detectou nada tive uma outra relação apos uma briga c meu marido mas foi c camisinha. E agora descobri o hpv, nessa outra relação fiz oral mas as lesoes foram encontradas no utero. quem puder me resp se foi possivel nessa oral eu ter contraido o hpv e se tb é possivel por sabonetes ki em minha casa é de uso coletivo. E se é possivel eu ter um filho msm c essas doenças sem contamina-lo .Eu e meu marido qremos ter um, mas eu acho um pouco improvavel c essas doenças. Obg p qm poder me resp

  289. dayane cristina da silva giorgini disse:

    oi meunome e dayane fiz um papanicolaue contstou que estou com nic1 com areas suspeitas para nic 2 oq eu tenho estou desesperada

  290. Geisiane disse:

    Descobrir a pouco que sou portadora do Virus HPV e lendo algumas coisas sobre esse virús e até aqui mesmo, fiquei chocada com a noticia de que HPV ñ tem cura, então os exames são feitos simplesmente p ñ piorar a situação é isso?

  291. Nany disse:

    Descobri que tenho HPV, e estou em tratamento há 8 meses, só que peguei esse vírus com meu ultimo namorado, faz um ano que arrumei um namorado novo, e ele não sabe do vírus, até hoje eu escondo dele, só que o tratamento esta sendo muito doloroso, e meu emocional está muito fraco, meu ginecologista disse que preciso estar bem comigo mesma para que o tratamento dê certo, porquê depende muito da nossa imunidade! Só que estou sofrendo cada vez mais, só tem uma pessoa que sabe que tenho esse vírus, não conto pra mais ninguém, porque sei que vão ter preconceito. Preciso de ajuda meninas, estou cada vez mais abatida e com isso a doença só vem piorando, devo contar ao meu namorado? Ele aceitaria sera? Obrigado e fico feliz em saber que temos esse blog para desabafar!!

  292. Cristina disse:

    Olá, descobri que estou com HPV há 1 ano. Nao tenho verrugas na parte genitália e segundo meu medico esta no começo. Porém não moro no Brasil, e no país aonde moro não tem antibiótico e nao podem cauterizar pois não há verruga.
    Se eu for me tratar no Brasil, que tipo de tratamento é realizado ?

  293. Alice disse:

    oi gente,
    eu to gravida de 15 semanas e nessa semana apareceu verrugas em minha vagina, perto da entrada da vulva. em apenas 1 dia aumentou a quantidade. fui ao médico e ele fez cauterização , me explicou que o HPV pode ficar por anos incubado, que não necessariamente meu esposo já tenha pego de mim. existem pessoas com imunidade mais forte que nao pegam tão facil assim. o fato é que gravidas baixam a imunidade e aumentam os hormonios, responsaveis pelo aparecimento mais facil de verrugas. entao como uma paciente de um médico muito conceituado so digo o seguinte. não se desesperem, façam suas consultas e exames anuais com o ginecologista, usem camisinha, evitem a frequente troca de parceiros sexuais ( o que provavelmente ocasionou o meu HPV) não tenham vergonha de conversar com alguem mais velho e um médico sobre isso. se você namora, não significa que seu parceiro traiu você. vale também lembrar a todas pelo uso de banheiros publicos e falta de higienização. muitas vezes em barzinhos o uso dos banheiros é constante, e a limpeza nem tanto assim. pode ocorrer de alguem infectado usar o banheiro antes que você , encostar com mão suja contaminada, no papel higienico, no vaso, e até na torneira. entao lembrem-se , não sentem nos vasos publicos, procurem carregar um pack de lenço de bolsa e usem quando forem a banheiro publico, lavar as mãos e utilizar alcool em gel também é muito importante.
    isso pode parecer exagero mas não previne só contra DSTS mas também contra gripes e varias outras bacterias e virus. é uma medida simples que vale a pena adotar.

    dsts são doenças sexualmente transmissiveis mas lembrem de uma coisa, toalhas tambem podem conter virus, papel higienico principalmente e tantas outras coisas. a gente só se dá conta quando a doença ja está ali instalada e progredindo e você tem que tratar.

    a cauterização é chatinha. arde um pouco, faz pequenas feridinhas antes de cicatrizarem, entao como ja diziam as nossas avós, melhor previnir do que remediar.

    beijo em todas e se cuidem.

  294. Thaliane Ramos disse:

    já existe alguma cura para o HPV sem ser a vacina?

  295. patricia disse:

    queria saber se hpv tem cura

  296. Cristina disse:

    NANY estou passando pela mesma situação que vc, comecei a namorar a 3 meses e eu ja tinha pegado o HPV não tenho coragem de contar para ele agente só tem relação com camisinha, mas mesmo assim me sinto mal o q vcs acham devo contar pra ele ou não??

  297. Estrela Guia disse:

    Com certeza Cristina vc tem que contar para ele! Isso não foi culpa sua! Aconteceu…e pode acontecer com muita gente! Eu acho que vc deve falar que isso é uma coisa muito comum…e explicar toda a sua situação para ele. Eu sei que existe um certo preconceito quanto a isso, mas antes ser verdadeira do que mentir para a pessoa que está com vc!

  298. jessica disse:

    aparecerao verrugas em mim dae fiiz cauterizaçao mais mesmo assim elas voltaram entao começei a passar um remedio ixium ae elas foram sumindo aos poucos mais mesmo assim ate hoje a pele onde tinham as verrugas ficou escura na parte em volta isso nunca vai sumir ? nunca vai ficar clarinho como antes ficou escuro tipo igual quando se depila as axilas sabe a parte de volta onde tinham as verrugas gostaria de saber se isso nunca vai sumir ou se tem algum remedio qe clarea a pela nessa area’ ?

  299. Jessie disse:

    olá, apareceram umas verrugas na parte externa da minha vagina, nunca fui em ginecologista, sou nova e sou virgem. Estou com medo pois não sei o que é, não tive coragem pra falar pra minha mãe, com medo do que ela vai pensar, sou virgem! Mais se tiver doente, o que minha palavra vai valer pra ela?
    É um odor um tanto desagradavel, corrimento e agora essas verruguinhas, se eu bater, doi muito ,, to preocupada.
    Se alguem sabe sobre isso, oque pode ser, e se é grave, me ajuda!

  300. Marcelle disse:

    Olá meninas, hj vou contar minha história, tenho 19 anos e descobri que tenho HPV à um ano, cai na besteira de perder a minha virgindade com um “desconhecido”, sem camisinha! um erro fatal! que se pudesse voltar ao passado eu mudaria… até hj choro e me sinto culpada, é horrível, procurei uma ginecologista pois de começo tava com infecção urinaria, e corrimento, a médica disse que eu tava com HPV na vagina, fiz o tratamento com ácido deu certo! ai se passaram 1 ano fiz o preventivo normal e descobriu que o HPV voltou no colo do útero fiz a biópsia(que por sinal dói um pouco) para confirmar e deu NIC I , dia 5 vou fazer a Eletrocauterização, Deus queira que dê tudo certo!! Hj em dia já tenho namorado e ele sabe de tudo a minha mãe também , eu acho importante que familiares mais próximos saibam para poder apoiarem!!

  301. Marcelle disse:

    Nany e Patrícia, é bom falar para o parceiro! no meu caso troquei de parceiro e ele tipo q “forçou a barra” e me acalmou e me confortou pq ele sabia q algo estava acontecendo,, então eu contei de começo ele ficou besta, chorou comigo ;P disse q ia matar o cara ! kkkkk mas no final tudo deu certo e hj ele me apoia e ta junto comigo e disse q num é por causa disso q ele vai me abandonar! *–* =D

  302. Dany disse:

    Ola Boa Tarde , Tenho 21 anos e sou portadora do Vírus desde 2007 e desde então só tive as verrugas 1 vez graças a Deus pois apareceu em um dia no outro eu já estava no ginecologista fazendo a cauterização enfim fiz tudo direitinho e de 6 em 6 meses faço o preventivo porém a 1 mês descobri que meu namorado também está com o vírus e isso doeu muito mais em mim do que quando eu descobri que eu estava eu tive que contar tudo pra ele desde o inicio me senti um monstro em não ter evitado isso porque eu achei que havia sido curada por ter feito o tratamento precoce e não via risco mais em mim levei ele em um Urologista ele também fez a cauterização e está cicatrizando mais agora estou insegura e com muito medo do futuro o urologista nos disse que hoje mais que a metade da população mundial tem o vírus do HPV mesmo assim isso não me tranquiliza pois devemos ficar atenta com o Câncer no colo do útero não sei o que fazer mesmo vendo que está tudo sob controle .

  303. Cristina disse:

    Hoje foi o pior dia da minha vida, descobri que estou com HPV, NIC 3

  304. Bianca disse:

    Olá Boa tarde!
    Preciso de ajuda urgente, sou casada com o único homem com quem me envolvi até hoje, me foi diagnosticada a presença do vírus HPV sem lesão, pressuposto o NIC 1, o papanicolau deu negativo…. A médica pediu para voltar daqui a 6 meses apenas. Estou preocupada porque receitou-me apenas óvulos e nada mais, disse-me que minha imunidade é que deve erradicar o vírus e não me disse como melhorar minha imunidade, o que faço para melhor a imunidade? deixei meu marido porque já foi muito infiel e agora tudo indica que continua sendo, porque até condilomas já tem. Tenho apenas uma filha gostaria de ter mais, já sei que posso ter mas o risco dela apanhar ou de acontecer uma reinfecção em meu organismo, caso reconcilie porque estive lendo que o preservativo masculino e feminino não garante a prevenção, logo engravidando serei infectada, pois creio que meu organismo irradiará esse vírus. Me ajudem quero me divorciar dele, embora ele dizer que me ama. estamos juntos a 8 anos.

  305. Marilia disse:

    Boa noite Galera,achei essse Blog por um acaso, Bom a mais ou menos uns 2 anos saiu uma verruga na Minha genital, procurei um Ginecologista, ele me pediu um papa Nicoulou, e queimou a verruga na mesma consulta, e me disse que eu teria que fazer um tratamento para queimar a verruga de 8 quinta feiras.so que quando cheguei em ksa fui ao banheiro (isso no primeiro dia que queimou) a verruga saiu no papel Hiegienico fiquei muito feliz mais para Minha surpresa a Alguns dias esse Veruga Voltou no Inicio foi so Uma agora são mais duas pequenas e a que já tinha ,fui ao medico ela me pediu Colposcopia, vulvoscopia e mamas, estou com Medo…Gente leio cada coisa que me assusta….não sei o que eu falo tenho duas Filhas tenho 25 anos, e sou casada a 4 anos. vou fazer meus exames dia 22 de agosto. e oro a DEUS que tudo de Certo volto depois que eu pegar os exames..OREM porm Mim galera.. Medooo.

  306. Paola disse:

    Olá meu nome é Paola! Eu tenho Lúpus e descobri que sou portadora do HPV!
    Como faço para me curar? Qual a medicação certa para tomar?
    Estou tentando tirar as verrugas com nitrogênio liquido indo no consultório da ginecologista mas sei q o Vírus continua em mim! Eu vou ser sempre portadora, ou algum dia o vírus vai embora?
    Obrigada!

  307. Mauracelia de Sousa Carvalho disse:

    Oi tudo bem
    eu gostaria de saber se depois que a pessoa descobre que esta com HPV, ela tem que usa camisinha para não pegar mais.
    Por que eu descobrir que tinha, e fiz a cauterização só que tenho medo que volte de novo. Abraços

  308. ariane frança disse:

    me ajudou bastante no trabalho da escola

  309. July disse:

    Oi Bianca! eu tbm tenho nic 1, querida não fique assim,tenha fé em Deus, tudo dará certo, entre em contato comigo pelo meu email: meninabela@yahoo.com.br, aguardo seu contato.

  310. estela disse:

    bom dia !queria saber se tem como pegar hpv no vaso sanitario de hospital publico/

  311. brenda. disse:

    eu tive hpv há muitos anos atrás,,e me curei.. tive apenas uma vez.. o virus se vc tiver a imunidade muito boa e uma vida saudavél..ele é eliminado pelo seu próprio organismo!! eu digo pois tive apenas uma vez a 7 anos atraz.

  312. Luiz disse:

    Olá! Descobri que tenho HPV há algumas semanas, fui ao médico onde ele me pediu o exame e com o resultado era pra eu remarcar outra consulta com ele pra eu poder fazer o tratamento, porém o convênio só tem consulta marcada para fevereiro de 2014. Eu não sei a quem recorrer e não sei como iniciar um tratamento imediato, não posso esperar até o ano que vem para iniciar o tratamento e também não tenho condições de pagar um médico particular. O que eu posso fazer? Tenho medo que a doença evolua e se transforme num câncer.
    O que eu devo fazer?

  313. Nicolli Nascmento disse:

    , Oi pessoal meu nome é Nicolli tenho 16 anos, ainda sou virgem pretendo ser até quando me casar, mais enfim descobrir que eu tinha essa doença, no começo médico pensava que eu não era virgem, dai minha G.E.O fez exame dai deu que eu ainda era virgem, dai eu não moro com minha sim com meu pai, tenho essa doença deste criança, dai médicos descobriram que eu tinha pegado minha quando ela estava gravida de mim, no começo me sentir mal pois eu ainda sou virgem nunca fiz sexo e já tenho uma doença desta, sentir vergonha até hoje sinto muita vergonha, eu não namoro nunca namorei, pois tenho vergonha de mim da minha doença que eu tenho por causa da minha mãe !

  314. Nicolli Nascmento disse:

    , além disso eu já tenho uma doença sem curar, que essa doença me faz sentir tontura dor de cabeça enxaqueca, depois de tempo perco audição, envelhercimento no cérebro, depois disso perderei mémoria não terei controle do meu corpo, eu pensei que era suficiente ter essa doença mais não, quando descobrir que era portadora do HPV fiquei muito mal, porque sou uma adolescente eu não virei muito, faço tratamento por causa de outra doença que já tenho agora tenho essa, no começo eu quis me matar eu sentir muita raiva da minha mãe porque como é que pode eu ter uma doença se nunca fiz sexo !, mais depois de um tempo eu descobrir que tem como viver minha vida, mais tenho vergonha dizer meus amigos tenho vergonha de ter namorados !

  315. Camila disse:

    minha mãe descobriu que tem HPV. Há alguns meses a relação dela com o meu pai estava muito instável. Diferente do HPV em que os primeiros sintomas são verrugas na região intima, parece que nela os sintomas são internos. Não sabemos ainda há quanto tempo ela está com vírus pois fazem quase dois anos que ela n vai ao ginecologista. estou muito preocupada com ela e me esforçando pra n sentir raiva do meu pai(el n está, nem se chatiou com ele).Também minha preocupação é de está tbm, mas daqui a quatro dias farei o exame que estará pronto em um mês mais ou menos. Não paro de pensar que estou tbm, pois compartilhamos às vezes toalhas e biquines. Será que depois de lavada, a roupa intima pode transmitir essa doença, bem como toalhas? estou muito preocupada

  316. simone disse:

    oi meu nome e simone descobrir que estou com HPV estou morrendo de medo sera que isso tei cura. vou fazer os exames sabado. me tire uma duvida eu so tenho um passeiro a sete anos sera que isso pode ocorre por duais pessoas so ou essa doença e por ter varias relaçoes sera que meu marido pegou de outra mulher ou nao?

  317. simone disse:

    sera que isso nao tei cura?

  318. MARCELLE disse:

    Simone, o HPV quando diagnosticado rápido as chances de cura são mais fáceis, não existe cura, tipo tomou remédio passou… a cura vem dependendo dos anticorpos.. temos que manter lá em cima.. e o tratamento é a cauterização e visitar o GEO a cada 6 meses durante 2 anos pra ver se volta ou não depois de 5 anos sem a volta pode-se considerar-se livre do virus… e o virus em homem geralmente não tem sintomas..é dificil se manifestar acho que talvez ele ja tinha antes de te conhecer e não sabia… ou pegou de outras mulheres… não sei. espero ter ajudado.

  319. sandra disse:

    OLA!!
    Essa semana foi e está sendo mto difícil pra mim e para meu esposo descobri que estou com HPV II E III,ontem eu fiz a biopsia a medica encontro uma manchinha no colo do útero,bom estou procurando ser forte e aguarda o resultado da biopsia que acredito sair até o final da outra semana, e seja qual for o resultado ou procedimento, não vai ser esse vírus que vai me deixa pra baixo vou lutar e recuperar a minha saúde o que é meu de direito, por que os IMPOSSÍVEIS DO HOMEM SÃO POSSÍVEIS PARA DEUS. BJOS MENINAS.

  320. suelen disse:

    Qual exames preciso fazer para saber se estou com essas doenças

  321. Marcelle disse:

    Suelen, pelo papanicolau, se der positivo para o hpv, tem ainda que fazer a biópicia para confirmar mesmo. depois se confirmado vai para o tratamento que é a cauterização, e em cada 6 meses durante 2 anos vc tem que fazer a prevenção para ver se ta tudo ok, se tiver retorna a ser 1 ano a prevenção e já pode-se considerar-se curada, pois 2 anos é o tempo que o organismo expulsa o virus. bjuus se cuidaa

  322. Caroline disse:

    Boa tarde, fiquei sabendo que tinha hpv a uns oito meses atras mais minha ginecologista me falou que nao precisaria de tratamento pois meu proprio organismo poderia libera-lo,ela me pediu para voltar daqui seis meses para ver se ele tinha aumentando ou se meu organismo tinha soltado ele,entao voltei nela mes passado e ela me disse que nao tenho mais nada,como assim? pode ter saido mesmo sem nenhum tratamento? fiquei muito indecisa.Mais mesmo assim ela me pediu pra voltar de seis em seis meses.

  323. Olá, Suelen,
    Você precisa consultar sua ginecologista, que passará os exames necessários. Beijos.

  324. Henri disse:

    olá eu gostaria de sabe si o hpv tem cura ? mas uma cura total que o vírus não retorne isso é possível ?

  325. Ester Rodrigues disse:

    Eu tinha ido no ginecologista e fiz um papa que contato que eu estava com hpv fiquei super preocupada ‘ então como eu não poderia dizer nada para meus país porquê ele não sabem que perdi minha virgindade ‘ ou seja eu e meu namorado fomos atrás e descobrimos uma pomada chamada wartec se for usada da forma correta ela cura? Eu estou no começo ainda ‘ minhas dúvidas são se quando for usar no dia seguinte eu tenho que tirar aquele excesso do dia anterior ne? por favor me responda se for colocar comentários maldosos por favor nem olhem

  326. Lela disse:

    oii bom dia eu fiz o preventivo e deu alteração, fiz a colposcopia e biopsia e deu nicii estou gravida de 8 semanas de gemeos , tenho GO amanha mas estou com muito medo do q o medico vai falar. alguem pode me esclarecer.
    att

  327. Mel disse:

    oi bom dia, no mes de maio fiz o preventivo e nao deu nenhuma alteração, porem. a 2 meses atras começaram a aprecer algumas verrugas na parte da genitália, começaram com 1 depois 2 e agora já tem um mocado, isso pode ser HPV? ou teria uma outra doença que poderia causar esse aparecimento de verrugas?

  328. Marcelle disse:

    Ester não precisa dizer para seus pais, mas é preciso que voce siga o que o doutor prescrever n ultilize auto madicamendo que pode piorar..boa sorte

  329. Mel, procure seu ginecologista. Só ele está apto a identificar o problema e passar o tratamento necessário. Beijos.

  330. Raiane disse:

    Oi, eu tenho 24 anos. A duas semanas apareceram alguns “carocinhos” minúsculos na minha região genital. Minha ginecologista não tinha horários próximos, então marquei com outro ginecologista para uma semana depois.dissé que Ele disse que meus carocinhos carocinhos parecem hpv e me mandou manipular ácido. Amanhã levo o acido para ele aplicar. ter hpv trás um sentimento horrível, preocupação, vergonha. Ele ainda não fez a prevenção comigo, e isso me deixa aflita, sem saber se tenho lesões internas, disse que depois que aplicar o ácido, irá fazer, bem só me resta aguardar. Amei o blog, é muito bom pra gente desabafar, trocar experiências.

  331. Taciane mendes disse:

    Explica muito bem.

  332. Ana disse:

    Olá meninas..vamos ver se vocês podem esclarecer uma dúvida cruel, pois só vou me consultar com a minha ginecologista no mês de março(retorno) e como estou me relacionando com uma pessoa estou desesperada! pois não contrai dele. Sexo tudo bem, pq utilizamos a camisinha, mais meu medo é do sexo oral, meu HPV não se manisfestou, não tenho sintomas, verrugas,corrimentos, odor,NADA mesmo! será que mesmo assim, será possível eu transmitir pra ele através do oral mesmo não tendo feridas a olho nu? até pq já fizemos o oral e estou comedo de ter passado pra ele. Segundo, já estou ciente de que terei que fazer a cauterização, será que depois disso estarei LIVRE do vírus? ou se os riscos deu passar pra ele iram diminuir para assim poder fazer o sexo oral mais tranquila? Grata, beijos!

  333. franciele disse:

    ola descobri que tenho hpv em agosto de 2013 fiz a colposcopia e nao havia lesao para biopsiar entao fiz tratamento com albocresil durante um mes e meio repeti a colpo e nao havia lesao. minha medica nao me passou mais nada e disse que eu tinha que esperar meu orrganismo combater,entao por conta propria vendo na internet eu tomei ja duas dose da vacina quadrivalente estou tomando suco de acerola e suplemento centrum. o que mais eu posso fazer pois quem tem isso nao pode ficar esperando nao, tem que agir o mais rapido, alem disso estou com mioma e a medica disse nao tra problema algum isso foi resultado pelo qual eu nao menstruo pois meu fluxo e muito grande e tambem estou com os globulos brancos e vermelho baixissimos e ela nada de prestar atençao. me ajude por favor nunca ninguem me respondeu um comentario.

  334. Poliana disse:

    Boa tarde meninas!
    Descobri hj que estou com HPV, e minha primeira aplicação de ATA é na quarta que vem. A médica disse que está no início e o tratamento levará cerca de um mês. Fiz o preventivo em outubro e nele não constou nada, as lesões são apenas externas. Estou tranquila quanto à doença e ao tratamento. Meu medo maior confesso que é fazer os exames de hiv, hepatites e sífilis, a médica pediu por segurança mas sempre da um medinho.
    Hoje percebo o quanto fui inconsequênte e a mudança que isso trará para minha vida, mas estou segura de que tudo dará certo.
    Na próxima semana volto a comentar sobre minha primeira aplicação.
    Beijos!

  335. Estrela Guia disse:

    Gente eu já escrevi aqui uma vez e quero tornar a escrever. Quando eu descobri que estava com HPV fiquei mega desesperada…tipo condenada. No inicio foram só as verruguinhas, mas depois de um tempo eu fiz a colposcopia e tinha NIC 1. Fiz três sessões de cauterização há um ano atrás e desde então nunca mais apareceu nada. Meu namorado também fez os exames e nada foi acusado nele. O que eu estou querendo dizer é que a internet ao mesmo tempo que é nossa melhor amiga também pode ser nossa pior inimiga. Nossa, eu fuçava até dizer chega em um monte de sites que falava sobre isso e etc…bobagem meo…Eu acho que é legal sim a gente se informar mas é besteira encanar também com isso..eu sei que falando agora é fácil né mas hoje eu vejo como eu amadureci em relação a isso e em relação também a outras coisas, sabe? Se eu soubesse que tudo daria tão certo não teria me preocupado tanto, mas por outro lado valeu a preocupação por questão de conscientização mesmo…a gente nunca acha que vai dar alguma coisa e é aí que a gente falha. A melhor coisa é evitar a troca de parceiros constante e usar camisinha! beijos a toda e é só cuidar que dá tudo certo!!!!! Mas tem que cuidar!!!! =)

  336. Anonima disse:

    Oi gente, eu sou mais uma vítima do HPV, nunca imaginei que fosse ter, pois sou “nojentinha” (medo de pegar DST) e morria de medo de engravidar, então qdo tinha relação sexual com meu ex sempre era com camisinha. Mas como todo homem fica insistindo, fiz sem camisinha com meu ex, me deu candidíase brava que demorou meses pra ser curada e meu ex também foi ao médico pra ser se tava com candidíase tb, mas ele não tinha. E mesmo depois de muitos tratamentos, sempre doía quando eu ia ter relação sexual, e mesmo com dor meu ex fazia maior pressão para eu fazer sexo com ele. Até que um dia não aguentei mais a pressão e terminei o namoro. Depois mais de um ano solteira, conheci alguém, e infelizmente tive relação sexual com essa pessoa, mas como era amigo de meu melhor amigo, confiei. Não transei com ele sem camisinha, ele insistia em fazer sem e penetrou somente uma vez sem, foi quando eu empurrei ele e disse só com camisinha. Faz uma semana que descobri que estou com HPV Nic 1, fui no GO e ele disse que provavelmente é HPV, mas eu já estava esperando isso, pois eu já tinha aberto o exame e procurado na Net, foi quando encontrei essa pág e com os depoimentos fiquei mais calma, hj na consulta pensei que ia chorar, mas não sei como to super calma, acredito que os depoimentos daqui me ajudaram muito. Vou ter que fazer cauterização, ainda não sei o tamanho das lesões no meu útero, espero que não esteja grave. Meu medo é encarar meus pais para contar isso, só de pensar nisso já choro, eu sempre tive cuidado nas minhas relações e mesmo assim peguei esse maldito vírus, pior que bem agora que estou terminando a faculdade e iria deixar meus pais orgulhosos de mim. Minha mãe já ta sabendo, pois ja tava desconfiada quando viu no exame, e já me ligou pra saber, tive que contar pelo cel mesmo…agora só estou esperando ela chegar em casa.

  337. Poliana disse:

    Meninas fiz minha primeira aplicação de ATA no consultório. Estou muito feliz pq embora tenha sido muito doloroso, as verrugas caíram todas. A médica disse que precisarei fazer apenas mais uma aplicação e aí ta tudo certo! Não tenho nada interno, o que facilitou o tratamento.
    Fiquei mto nervosa quando soube, medo tb dos exames de HIV e Hepatites, mas deu tudo certo.
    Posto novamente semana que vem.

  338. franciele disse:

    ola galera, estou aqui de novo mais agora com um belo sorriso no rosto pois esta semana descobri que nao tenho mais o hpv fiz o papanicolau e o exame deu tudo certo nao havia mais infecçao pelo papiloma virus estou muito feliz e vou contar como foi meu tratamento que tive que fazer praticamente sozinha eu tomava todos os dias suco de acerola natural e tambem tomei suplemento de vitamina c (centrum) a higiene toda vez depois do sexo eu lavava o a vagina pois antes nao fazia isto regulamente depois do ato e tomei tambem aplicaçao da vacina quadrivalente agora so falata a ultima que vou tomar agora em abril gente muita sorte pra vcs confie e tudo vai dar certo nao percam a cabeça faça o tratamento direitinho e bastante higiene o me quadro clinico era nic 1 beijao pra vcs confie em deus e tudo dara certo.

  339. angela disse:

    ola meninas, assim como vcs eu tambem tive o hpv nic 1 quando descobri tinha 17 anos estou com 21 e nao consigo mas parar de pensar nisso ja faz mas de um ano que nao tenho lezaomu ultimo.exame deu negativo .mas.msm assim fico muito preocupada pos ano passado dps q o medico me deu alta tive relacao sem preservativo achei q estava curada mas este meu ex parceiro pegou e tenho ctz q foi de mim :/ queria tirar uma duvida hpv tem realmente cura pq? nao sei mas.no que acredita. as vezes axo que oas lezao tem cura com o tempo e se alimentando bem elas param de nascer mas o virus acredito que seje pra sempre. :// to magoada com tdu isso pois achei q estava curada mas nao estou . nao sei mas oque fazer. este e meu email avida.angela@hotmail.com caso alguem queira conversa sobre isso ou desabafarstou a desposicao.
    bjs meninas ficam com Deus.

  340. Ruana disse:

    Vcs me ajudarão bastante com o meu trabalho muito abrigada.Meu nome é Ruana.

  341. leticia disse:

    oi me chamo leticia descobri num exame que estou com papiloma de virus meu esposo usa presevativo estou com muito medo como posso ter contraido esse virus

  342. Jake disse:

    oi hoje descobrir que estou com HPV não tive sitomas nenhum , mas recebir o resutado da minha prevençao e acusou HPV estou com muito medo , ainda nao tive verrugas , vou ter ? a medica disse que estou no estagio que nao devo me preocupar pois tem tratamento , e meu marido que tambem nao tem verrugas ele vai ter ? obrigada

  343. IN. disse:

    alguem e ajuda, vou na ginecologista amanha e estou c mt medo, pois comecei a perceber q apareceu tipo verrugas bolinhas brancas, e umas parecendo alfinete e crista de galo,só assim de dei atenção, pois me depilo c gillete e tenho mt alergia, por isso n havia percebido antes, pois 7 meses atrás fui no ginicologista e e havia dado apenas fungos e tomei remedio e sarou, agr apareceu isso, e tenho umas pintinhas… nunca havia percebido pois sou tda pintada, mas n sabia que la poderia ser tbm…. ai meu Deus… tenho mt medo, de aids, cancer, tdooo e claro o hpv…. e vendo seus depoimentos me tranquilizei um pouquinho…. mas como cada casa é um caso…. fico c mt medo, pois n sei o q é aindaaa… aaaah meu DEUS….

  344. Mary disse:

    Olá meninas, eu gostaria de deixar meu depoimento..Reatei meu namoro a 10 meses, e ele me trouxe uma surprezinha o HPV, primeiro apareceu verrugas nele e ele ja começou o tratamento imediatamente, dali 2 meses apareceu em mim…nossa chorei um monte, abalou muito nosso relacionamento por ser um namoro de 6 anos, mas enfim eu busquei ajuda e meu ginicologista optou em cauterizalas, e com apenas uma sessão, ja deram fim as verrugas e jah fazem 7 meses, elas não voltaram graças a Deus, mas mesmo com o virus eu tomei uma vacina que previne o HPV que custa 1000 reais, acho q isso deve ter ajudado, e esse mes vou voltar ao gine pra ele ver como esta meu utero, pq as verrugas se manifestaram só por fora na entrada da penetração, o utero estava limpinho.

  345. alana kaellen disse:

    Ah um mes descobri q estava com condiloma.. fiz uma cauterizaçao e ja caiu as q estavam por fora… mas qro saber como q fica as q estao por dentro.. elas somem ou tem q cauterizar tbm??.

  346. Kelly disse:

    Olá meu nome é Kelly, tenho 20 anos e descobri que talvez eu posso estar com HPV ainda vou fazer os exames mas tudo indica que sim, o meu médico disse que vou precisar fazer 4 sessões de cauterização, e uma mini cirurgia no colo do útero pois tem verrugas la também, estou com muito medo do resultado dos exames, eu tenho meu emprego e sei que vou precisar me afastar pra poder me tratar gostaria de saber mas como é o processo de cauterização e a mini cirurgia, não queria perder meu emprego por causa disso estou muito triste sabe, é a minha saúde que esta em jogo mas dependo do meu emprego também :(
    Aguardo respostas estou muito aflita ne ajude por favor…
    kellygta459@gmail.com

  347. Dara disse:

    Olá. Eu tenho 14 anos e acho que estou com hpv, mas eu nunca fiz relação sexual, apenas me masturbo e tambem nao sei ainda, pois não apareceu verrugas em mim. Mas recentemente tenho tido umas dores dentro da minha vagina, isso pode ser oq? Pfvr me ajude!!!!!!! Esta me incomodando muito estou com medo :(

  348. marcelle disse:

    Olá tenho HPV a qse 3 anos, e estou em tratamento, eu fiz uma queimação com ácido por fora, depois descobri que tinha no colo do útero e fiz a eletro cauterização.. o meu é nic 1 e ta com 1 ano depois que fiz essa eletro cauterização, o tratamento é esse vc faz uma cauterização tem vários tipos, e de 6 em 6 meses durante 2 anos vc tem que ir ver se deu certo o tratamento.. não atrapalhou em nada nos meus estudos, tipo ficar muito tempo sem fazer esforço, é simples e rápido, bom comigo foi assim, cada um é um caso diferente… mas creio que nn deva atrapalhar sua vida não…

  349. Jessika disse:

    Tenho uma manchas pretinha no meus lábios superior da vagina em todo arredores … são tipo uns sinal preto mais pequeno isso pode ser Hpv?

  350. Sophia disse:

    Oi meninas,eu estou com muito medo pois ja alguns meses sentir um caroçinho em minha vagina mais nao liguei pois ja tive alergia entao nao me preocupei mto e percebi e foi crescendo e mesmo assim mantive mais uma vez relação sem camisinha com o mesmo parceiro.,agora se manisfestou varias verrugas,vou esta semana ao ginecologista mais ja tenho certeza que possa ser HPV,ainda nao falei nada com meu paceiro vou espera o exame medico,mais estou com medo e vergonha.

  351. raquel disse:

    oii meu nome e Raquel ,,tenho 16 ano meu namorado esta com a doença crista de galo e o medico dele min recomedo passa ne um pra fazer uns exames provavelmente e perigosoo eu esta com o câncer de útero ?

  352. Meninas, NÃO FAÇAM SEXO SEM CAMISINHA, principalmente aquelas que descobriram estar infectadas com o HPV, sejam fortes, o seu próprio organismo erradica o vírus, você mesmo se cura, porém leva um tempo pois ele é um vírus forte…ajude seu organismo, durma bem, se alimente corretamente, faça exercícios físicos regulares e evite álcool e fumo, é importante abster-se de sexo durante o tratamento, para não se re-contaminar. Muita calma e fé em Deus que a cura vem de dentro, afinal não é lá que Deus mora…beijos amigas!

  353. Emanuelly disse:

    Ola ja fui portadora do virus HPV!!
    Fiz o exame De prevenção e ao descobrir a minha ginecologista fez aplicaçao com acido.. Isso foii em 2012 ..
    voltei ao medico esse ano e nao tinha nenhuma cequela nenhuma ferida nenhuma mancha..
    A minha duvida e se ainda posso estar com esse virús? ou se ele ainda tem a chance de voltar?

  354. Pablo disse:

    Então minha Dúvida é a seguinte :
    Conheci uma garota que tem HPV, ainda não nos relacionamos, quero saber se eu tiver um ferimento na boca, e ela me beijar, eu pego a doença ?
    porque eu uso aparelho e sempre tenho cortes na boca, mas não queiro ne afastar dela só pq ela tem essa doença …. pode me esclarecer isso ?
    Obgd

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s