Adstringentes: quando e porque usar

*Texto e pesquisa de Andreia Santana

A menina Alane, certa vez, me pediu dica de adstringente. Mas indicar produtos é o tal negócio, você indica com base na sua experiência pessoal, nos seus gostos e nos resultados que obteve ao optar por este ou aquele item, desta ou daquela marca. 100% de garantia de que o efeito na sua amiga vai ser tão bom quanto em você, não tem como ninguém dar, nem os fabricantes. Cada caso é um caso e quando o assunto é cosmético, as variáveis são mais frequentes. No entanto, pegando carona no pedido, vamos falar de adstringentes!

O que é e para que serve:

Segundo a Wikipédia, “em biologia, adstringente é o produto que contrai, estreita, reduz, produz constrição, união, ligação; que contrai os tecidos e vasos sanguíneos, diminuindo a secreção das mucosas; contrai ou recobre os tecidos orgânicos, diminuindo as secreções ou formando camada protetora; contrai os tecidos, combatendo diversas moléstias inflamatórias”. Mais adiante, no Infopédia, há esse complemento: “Muitos adstringentes possuem efeitos antissépticos e analgésicos. Usam-se adstringentes no fabrico de cosméticos antitranspirantes (desodorizantes), assim como em loções para o rosto, óleos cutâneos, pós e cremes”.

Resumindo e trocando em miúdos: adstringente é o melhor amigo de quem tem pele oleosa e com tendência à acne, ou de quem precisa de uma limpeza profunda diária não muito agressiva. Mão na roda para remover resíduos de maquiagem e poluição. Geralmente, é usado na etapa pós lavagem do rosto com o sabonete indicado para o seu tipo de pele. E os adstringentes também possuem fórmulas para cada tipo de pele e um efeito levemente cicatrizante e calmante da pele. Mas use com cuidado, porque a pele sente. Por exemplo, se você tem pele muito sensível, evite aqueles com alta concentração de ácido-acetil-salicílico, porque ardem! Também não indico adstringente para quem faz tratamento à base de ácido retinóico ou assemelhados, porque a tendência nesses casos é a pele ficar irritadiça. O ideal, mesmo, é sempre procurar a dermatologista e conversar com ela, até para que indique um adstringente adequado ao seu caso e que combine com os demais cosméticos que você usa.

Os que já usei – avaliação:

Já falei de alguns adstringentes que usei aqui no blog, em test drives e também em posts sobre demaquilantes e cuidados diários com a pele. Para saber mais sobre o assunto e ver também notícias sobre lançamentos de várias marcas, tem uma tag adstringente no blog. Mas, detalho, abaixo, alguns que já usei, começando pelo que estou usando atualmente:

Natura Chronos Loção Adstringente Reguladora – Pele Mista a Oleosa – Esse vem em embalagem de 150 ml e tem um preço que varia de R$ 40,00 a R$ 50,00, a depender do ciclo da revistinha Natura. O que mais gostei nesse produto é que ele de fato remove a oleosidade e deixa a pele sequinha e com efeito mate. Para usar antes da hidratação e da preparação pré-make é muito bom. Indico também para usar à noite, na limpeza do rosto antes de dormir. Tem um efeito ótimo de reduzir o tamanho dos poros. Mas recomendo que, se sua pele é muito sensível, daquelas que arde com qualquer coisa, tome cuidado com ele, pois tem ácido-acetíl-salicílico na fórmula. Não use também sobre as mucosas e tampouco sobre acne inflamada!

Natura Faces Loção Adstringente – É super suave, não agride e nem arde, uso muito como demaquilante e já atei falei da linha toda em outro post sobre produtos para pele com acne. A vantagem é que não contém álcool na fórmula, mas embora prometa, não fecha os poros com tanta eficiência quanto o da Chronos. O preço do Faces é em média R$ 30,00, a depender do ciclo na revistinha, e a embalagem tem 200 ml.

Nívea Visage Tônico Adstringente – Essa linha Visage da Nívea é uma das minhas xodozinhas. Gosto dos lenços demaquilantes e dos adstringentes para pele mista a oleosa e também da versão pele suave. Contém Extrato de Hamamelis e limpa sem arder, além de ter um cheiro suave gostosinho e um preço que cabe no bolso. Em média R$ 25,00 pelo frasco de 200 ml. O efeito anti-brilho em mim não é tão potente quanto o da Chronos, acima, mas tem um efeito de deixar a pele mate e ao mesmo tempo sedosa que muito me agrada. Outra vantagem é que vende em qualquer farmácia e tem ainda a versão pele seca.

Loção Tônica Adstringente Pure Zone L´oreal – Também faz parte dos que vendem em farmácia, vem em embalagem de 200ml e custa em média R$ 20,00. É geladinho logo que você aplica e não é indicado de jeito nenhum para peles secas ou sensíveis, tem ácido-salicílico na fórmula e no caso das peles secas, deixa ainda mais seca. No meu caso, apesar da pele oleosa, deu um efeito negativo, descamou com o uso continuado, mesmo eu não fazendo nenhum tratamento á base de ácido. Desisti dele por isso.

Clean Face Bio Séve – Uma boa vantagem desse, logo de saída, é o preço camarada: em média R$ 12,00 pelo frasco de 200 ml. A consistência dele é meio grudentinha, tipo uma espuma e depois que você espalha no rosto com o algodão, seca como se fosse uma película. É bem suave, não arde e limpa os poros com eficiência. Mas não acho muito eficaz para controlar o brilho e não gosto muito da sensação da espuminha grudenta, daí que sempre que uso ele, dou uma enxaguada no rosto com água fria, para remover o excesso. Em casos emergenciais, porém, já me socorreu bastante, sobretudo na falta de demaquilante.

Clearskin Loção Adstringente Avon – A marca ainda não acertou nessa linha, prefiro bem mais a Clearskin Professional. Esse adstringente já mudou de embalagem diversas vezes, mas ainda não acertou na fórmula. É a base de ácido-salicílico e para mim a concentração é forte, porque esse, na minha pele ao menos, agride bastante e também resseca e descama com o uso continuado. Abandonei. O preço é na faixa de R$ 13,00, o frasco de 150 ml. Sempre está em promoção nos ciclos da revistinha Avon.

Clean & Clear Johnson & Johnson – O bacana dessa linha é que tem para todo tipo de pele, sempre uso o de pele sensível, e também é fácil de encontrar. A fórmula é a base de ácido-salícilico, mas a concentração não agride tanto a minha pele quanto o da Avon, acima. Noto um bom efeito de limpeza e  fechamento dos poros, mas não resolve a questão do brilho eterno. Na hora que uso até sim, fica tudo sequinho e mate, mas algumas horas depois, tem óleo para todo lado, principalmente na famigerada Zona T (testa, nariz, queixo). Ele melhora muito o desempenho quando associado ao hidratante para pele com acne, da mesma linha. Os dois juntos já dão uma segurada legal no brilho e ajudam a diminuir a aparência vermelhinha da acne. Mas não use sobre espinhas inflamadas demais! A média de preço é R$ 20,00 pela embalagem de 200 ml. Dá para achar em qualquer farmácia.

Higiporo Davene – Dessa linha já usei o verdinho (pele oleosa e com acne) e o roxinho (pele mista). Há ainda uma versão rosa, para pele normal a seca. Prefiro o verde, que é mais suave, já que o roxinho arde um pouco na minha pele. Esse sempre tenho no banheiro, porque é baratinho, média de R$ 10,00 o frasco de 120 ml, vende em farmácias e supermercados e é eficiente, embora não com 100% de acertos. As vantagens: limpa mesmo, removendo células mortas, poeira, resíduos de make; não agride a pele, tem cheirinho suave, deixa o rosto com sensação fresquinha e macio. Desvantagens: não segura o brilho por muitas horas e nem fecha os poros totalmente.

E você, já usou alguma outra marca e quer indicar? Fique à vontade para comentar o post. Vou adorar também se dividir suas impressões sobre os produtos citados acima!

*Andreia Santana, 37 anos, jornalista, natural de Salvador e aspirante a escritora. Fundou o blog Conversa de Menina em dezembro de 2008, junto com Alane Virgínia, e deixou o projeto em 20/09/2011, para dedicar-se aos projetos pessoais em literatura.


Esse post foi publicado em Beleza, Cosméticos, Dicas, Marcas, Necessaire, Pele, Perfumaria e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

36 respostas para Adstringentes: quando e porque usar

  1. Drielly disse:

    Nossa adorei sua dicas continue pois você esta ajudando muitas pessoas com problemas de pele muito obrigado.
    beijos

  2. Obrigada, Drielly e fico feliz que as dicas tenham ajudado. Abraços!

  3. Helen Cristina Farah Nogueira disse:

    Adorei as informações,e os comentários sobre varios produtos,sou consultora de beleza e é sempre bom saber sobre diversas opções!

  4. Que bom ter ajudado, Helen! Beijos.

  5. silvia disse:

    já usei a loção beatriz manipulada da pharmapele e gostei muito, vou testar esse da natura.fico na duvida se realmente é um item indispensável, pois os dermatos não indicam quase nunca.

  6. Vanessa Gu disse:

    Eu estou querendo comprar o Chronos, mas estava na dúvida se realmente é bom. Acho que vou fazer o teste.

  7. Depois volte aqui para nos contar sua expriência, Vanessa. Beijão.

  8. gotica disse:

    eu uso primeiro o loreal pure zone em creme para limpeza e depois o higiporo verdinho,sera que
    nao faz mal?

  9. denise disse:

    nossa gostei da dica ,gostaria que vc indicasse um hidratante após o adstrigente vou ficar aguardando bjs!!!

  10. RENATA disse:

    Uso o DEEP CLEAN da Neutrogena para pele mista a oleosa com 200 ml…..média de R$ 20,00…..adoro!!!! Aliás a linha toda é ótima….sabonete, creme p o rosto, p o corpo, p as mãos, shampoo, condicionador……vale a pena.

  11. Valeu pela dica, Renata. Beijos.

  12. kaliane duarte de sousa disse:

    Muito boa as dicas amei, vai me ajudar muito! Obrigada.

  13. Larissa disse:

    Alguém sabe dizer onde eu encontro o Higiporo aqui em Salvador?

  14. Thienny disse:

    Oi,meninas,tudo bem? Eu uso a loção tônica adstringente equilibrante da L’BEL e estou gostando muito pois deixa a pele bem sequinha, macia e tem um cheirinho bem agradável.Gostaria de saber a sua opinião sobre o produto também.Um abraço!

  15. DAYANA disse:

    EU VOU DIZER UMA COISA, AQUELE ADSTRINGENTE DA AVON CLEAR SKIN É PÉSSIMO. ARDE DEMAIS. E MINHA PELE FICA COMO SE TIVESSE PASSADO ÓLEO.

  16. Joyce Hatsue disse:

    eu uso um da thera skin.. chama-se theracne loçao adstringente… otimo para que sofre com pele oleosa e primcipalmente cravos pretos como eu… eu uso toda a linha desde o sabonete ate o hidratante… minha dermatologista me indicou pois sou alergica a compostos muito acidos e que podem agredir a pele…

  17. Cristiane disse:

    Eu gosto muito da linha cleane clean da jhonson

  18. Mayza disse:

    Nossa eu adoreeii, as Dicas.. Me ajudou mtooooooo.. minha pele e oleosaa e deu uma equilibrada ..Obrigada Linda!!

  19. Que bom que te ajudou, Mayza! Beijos.

  20. Duda disse:

    Retração de poros e combate à oleosidade pra mim só tem um nome: Normaderm, da Vichy. Os produtos são suaves, hidratam a pele e removem a oleosidade, e os poros fecham MESMO. Qualidade incrível, apesar de caro. Mas vale o investimento. Agora acabei de comprar um kit da Clean E Clear e vou experimentar pra ver se é bom.

  21. Obrigada pela dica, Duda! Vou experimentar. Beijos.

  22. Laís Cristina disse:

    O adstringente da boticário é muito bom! Da linha capricho *-*

  23. Obrigada pela dica, Laís!!! Beijos.

  24. Stéphanie disse:

    Oi! Minha primeira vez aqui no site. O post é ótimo. Eu já usei o da Neutrogena que é ótimo, mas ele não segura tanto o brilho, principalmente na Zona T.
    Sobre o da Nivea, eu tenho pavor de todos os produtos da Nivea. Quando tinha uns 11 anos eu estava em uma demonstração da Nivea, então fui selecionada para usar um sabonete em gel que eles vendem até hoje, dermatologicamente testado e tudo, minha acne começou naquele dia. Minutos depois de passar, meu rosto ficou vermelho e encheu de bolinhas, depois eu tive acne direto… Todos os produtos de higiene facil da Nivea que já testei me deram reações alérgicas. Por isso, cuidado. =/
    Eu estou com vontade de comprar o da Asepxia, uso o sabonete gel esfoliante e o sabonete barra esfoliante também, são ótimos, melhoraram muito a oleosidade, já os cravos não. Tem algum produto que recomenda para isso? =)

  25. Thaís disse:

    Oi, vocês sabem onde posso encontrar o adstringente Clean Face Bio Séve e Higiporo aqui em Salvador?
    Grata!

  26. Poxa, Thaís, não sei. 😦

  27. Leandra disse:

    No final das contas, qual vcs indicam para segurar mesmo o brilho? Meia hora depois de lavar, meu rosto parece uma frigideira usada. Mas não tenho aqueles poros abertos. Como voltei a usar ácido, não posso ficar sem protetor, por isso, preciso de algo que me ajude pois, sem oprotetor fica uma frigideira, imagina com ele!

  28. joao pedro disse:

    Adorei esse post, simplesmente incrível. Primeira vez que passo aqui e espero haver outros semelhantes, beijos e ajudou bastante. Aaah, meu dermatologista me passou um sabonete líquido hibiscus vermelho que para combater nossos mesmos problemas, incluído num tratamento, ele, por si, faz um grandíssimo efeito alem da relação custo benefício. Se bem que o que mais me contribuiu foi o peróxido de benzoila.

  29. Luciana Garcia disse:

    Muito boa as dicas, adoro a linha Pure Zone da L’oreal, para quem tem pele oleosa com tendência a acne é ótimo.

  30. Beatriz Girão disse:

    o que eu posso substituir ,porque minha pele não e oleosa mas e mais para limpar.E se alguém conhecer um produto barato que tire as espinhas em horas me indiquem agradeço muito obg.

  31. jheiny lima disse:

    Adorei as dicas.. mas tenho uma duvida, após passar o adstringente tenho que lavar o rosto ou posso deixa-lo no rosto?? Posso usar durante o dia??
    Comprei um gel hidratante adstringente da marca hinode e tbm um ácido glicolico da mesma marca, e não sei como conciliar os dois produtos.. me ajude. . 🙂

  32. cristiana disse:

    eu usei o da natura chronos e odiei deixa minha pele oleosa e não absorve direito e fica impossível de passar o hidratante depois

  33. steffane disse:

    A loção da Clearskin é ótima e varia com o tipi de pele me dei com ele, o preço é bom e o produto também, não ardeu e deixou minha pele sequinha e macia e minha pele é bastante oleosa, me dei com ele e gosto muito da linha inteita principalmente do sabonete!

  34. Amanda disse:

    Uso quase todos os produtos da linha Clearskin, minha pele não é muito oleosa mas tem muita tendência a acne. Deu muito certo comigo, uso e recomendo!

  35. Obrigada pelo retorno, Amanda. É ótimo compartilhar as experiências. Beijos.

  36. Will Oliveira disse:

    Vou experimentar esse Chronos, pelo jeito ele faz tudo e é o melhor, só preciso ver se não vai arder muito na minha pele. Obrigado.

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!