Test Drive Especial: Mitos e verdades sobre acne e outros produtos de beleza – III

*Texto, testes e pesquisas de Andreia Santana

Finalizando a série Test Drive Especial, iniciada no sábado, publico algumas informações úteis sobre a acne e os mitos e verdades sobre a doença. Também acrescento ao post alguns produtos que já utilizei e minhas impressões sobre a eficiência. Confiram:

*Espinhas: mitos e verdades

Problema que atinge 90% dos adolescentes pode aparecer em qualquer estágio da vida após a puberdade. Saiba no que você pode acreditar ou desacreditar:

“Chocolate dá espinhas?” – A acne é uma doença do folículo piloso, causada quando ocorre fechamento dos poros, aumento da produção e alteração da composição do sebo e conseqüente proliferação bacteriana. Alguns indivíduos podem passar a adolescência sem qualquer sinal da doença, porém a maioria deles possui tendência genética e pode sofrer dias, meses e até mesmo anos por causa de espinhas e cravos, que podem aparecer em qualquer estágio da vida. Segundo a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, o processo de formação e seu aparecimento começam na fase da puberdade porque os hormônios influenciam na produção das glândulas sebáceas. “Essa glândula produz o sebo, que, quando acumulado dentro do poro, resulta na proliferação da bactéria causadora das espinhas. Estudos recentes mostram que uma dieta rica em carboidratos de alto índice glicêmico – como doces, pães e biscoitos – levam a uma alteração na resistência à insulina, o que estimularia o aparecimento da acne. Entretanto, essa relação é hormonal e indireta, pois a gordura que comemos não vai para a pele”, ressalta a médica.

Segunda opinião: De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, estudos científicos até hoje não comprovaram a conexão direta entre acne e dieta alimentar.

– “Acne é coisa só de adolescente”? – Mito. Após a puberdade, a acne pode aparecer em qualquer etapa da vida do ser humano, pois depende do estímulo hormonal de cada pessoa e da produção das glândulas sebáceas, além de outros motivos. Algumas mulheres têm alteração hormonal resultante de ovário policístico e é importante diagnosticar o quanto antes.

Segunda opinião: Muitos outros fatores podem desencadear a acne como a elevação do nível de estresse, que estimula a produção de oleosidade e o uso excessivo de corticóides (meu caso), pois isso acarreta alterações hormonais.

– “Existem tratamentos que podem acabar com a acne para sempre?” – Verdade. Alguns remédios podem acabar com o problema de vez. Todos eles são receitados pelo médico e a chance de cura chega a 85%, diz Dra Annia. Mas é importante o diagnóstico de um especialista, pois os tratamentos variam de pessoa para pessoa.

Segunda opinião: Medicamentos devem ser adotados em casos severos e sempre com orientação médica. Uma limpeza intensa ou agressiva da pele com acne pode intensificar a inflamação, mas cuidados básicos de higiene e o uso de produtos corretos para o tipo de pele, além daqueles que ajudam a equilibrar a oleosidade, ajudam no combate à doença.

“A acne pode durar a vida inteira?” – Verdade.Homens e mulheres podem desenvolver acne de todos os tipos e em qualquer idade após a adolescência. Por isso é indicado tratá-las sempre, para evitar que ela deixe cicatrizes no rosto.

“Qualquer creme ou gel anti-acne resolve o problema?” – Mito. O uso de produtos oleosos como cremes e filtros solares não adequados promovem o aparecimento ou pioram o quadro de acne. São indicados géis com ácidos salicílico, retinóico e glicólico, sob orientação do dermatologista. Para a limpeza, deve-se usar sabonetes desengordurantes, mas não em excesso.

 

Processo inflamatório da acne na pele, com a infecção do folículo capilar por bactérias e a obstrução das glândulas sebáceas.

Segunda opinião: A acne é causada pela obstrução dos poros, que retém a oleosidade no seu interior. Para combater a doença, é preciso interromper esse ciclo, visto que a pele não pára de produzir óleo. Manter a pele limpa é essencial. Não é a pele oleosa que causa acne, pois a doença está associada à produção de óleo abaixo da superfície da pele. A superfície da pele de quem tem acne pode variar de seca a oleosa e requer cuidados de hidratação da mesma forma, a diferença é que os produtos precisam ser livres de óleo e não comedogênicos, além de ter a fórmula à base de água.

“Apertar a espinha pode causar danos irreversíveis na pele?” – Verdade. Ao apertar a espinha, corre-se o risco de aumentar a inflamação e deixar uma cicatriz ainda maior que pode ser permanente.

*O guia de mitos e verdades sobre a acne foi enviado ao blog pela Nume Comunicação e a fonte usada é a médica Annia Cordeiro Lourenço. Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), ela fez residência em Dermatologia na Santa Casa de Curitiba e especialização na mesma área na Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, fez estágios em hospitais de Miami e Barcelona. A segunda opinião (em vermelho) foi retirada do folheto explicativo do Sistema de Cuidados da Pele com Tendência à Acne, da marca de cosméticos Mary Kay.

Alguns produtos para pele oleosa ou com acne que também já usei:

Gel Secativo Controlador da Oleosidade Moiskin – O gel é da marca Amway e atua localmente, secando a acne. A base da fórmula é formada por produtos naturais como Aloe vera, pepino, goiaba, acerola, maracujá, guaraná, alcaçuz, lecitina, limão, hamamélis, camomila e chá verde (todos esses tem propriedades adstringentes e cicatrizantes). Também tem zinco, vitamina E e glicerina. Pessoalmente, aplico um pouco do gel sobre a espinha e a vermelhidão some com o uso diário, reduzindo também o tamanho da acne. Mas antes de aplicar, faço uma limpeza no rosto.

Serviço: onde achar?

Site: www.amway.com.br ou pelo 0800-9406766

Linha Clearskin Professional – Esse kit é da Avon e para mim é bem mais eficiente que a outra linha anti-acne da marca, a Clearskin. Já experimentei as duas e a Professional não ressecou nem descamou minha pele, como a anterior. O kit vem com um gel de limpeza que também é esfoliante e que ajuda a remover pontinhos negros e a refinar a pele; um pote com discos embebidos numa locação adstringente (achei super prático. Vem 45 discos, dura em média um mês e meio, porque eu usava um por dia); e por fim, um creme anti-acne que ajuda a reduzir a vermelhidão e secar as espinhas, mas sem ressecar a pele, no meu caso, ficou até bem hidratada. A consistência é de um creme leve, a pele fica fresca, limpa, hidratada, mas não fica brilhosa ou melecada. A fórmula é à base de ácido acetil-salicílico e na bula dos produtos há a recomendação de evitar sair no sol enquanto faz o tratamento. Só uso durante à noite e mesmo assim, no dia seguinte, coloco protetor solar. Com esses cuidados, não tive manchas na pele.

Serviço: onde achar?

Eu compro Avon com uma colega de trabalho, que é revendora. Mas há também o site da marca: www.br.avon.com

Máscara de pepino – Essa máscara é do tempo da minha mãe. Ela usava quando eu era criança e depois de adulta, adotei também. É da linha Avon Basics e embora não tenha a função específica de prevenir ou tratar acne, comigo sempre funcionou para acalmar a pele, manter limpa e fresca e remover camadas de células mortas. É recomendada para todos os tipos de pele e como a base da fórmula é o pepino, tem propriedades cicatrizantes.

Serviço: onde achar?

Eu compro Avon com uma colega de trabalho, que é revendora. Mas há também o site da marca: www.br.avon.com

Natura Faces Pele Mista a Oleosa – Dessa linha, que é formada por gel de limpeza, tônico adstringente e hidratante livre de óleo, meu xodozinho é o tônico adstringente, que sempre uso como removedor de maquiagem, porque gosto do cheiro e porque não é gorduroso. O hidratante tem o ponto positivo de dar uma cobertura matte e o gel de limpeza é bem refrescante. Para combater a minha acne não foi muito eficiente, mas funciona como um limpador da pele para uso diário.

Serviço: onde achar?

Além das revendedoras Natura, que sempre tem uma por perto, vale olhar o site: www.natura.net

Natura Todo Dia Hidratante Pele Mista a Oleosa – Esse é outro produto baratinho e prático de carregar na bolsa, de que gosto muito. O hidratante é à base de proteínas do leite. Uso no dia a dia, até mesmo em casa, quando acordo e lavo o rosto. É bem fresquinho e tem secagem rápida (não gosto de nada que fique melecado), além do cheiro ser suave, quase sem cheiro na verdade. Prefiro sempre cobertura matte a cobertura brilhosas e esse hidratante é livre de brilho. Esse creminho deixa a pele com aquela sensação de banho recém-tomado, que pessoalmente, gosto bastante.

Serviço: onde achar?

Além das revendedoras Natura, que sempre tem uma por perto, vale olhar o site: www.natura.net

Clean e Clear – Dessa linha da Johnson & Johnson uso sempre o tônico adstringente, também para remover resíduos de maquiagem, e o gel secativo. O gel reduz a vermelhidão e o tamanho das espinhas, mas comigo nunca preveniu o surgimento de novos pontos de acne. E o tônico é bem fresquinho, há várias versões, inclusive um geladinho, para fechar os poros e combater cravos. Sempre combino porém, com um hidratante poderoso, porque na minha pele, a ação dos produtos acaba provocando um pouco de ressecamento (provavelmente devido à concentração de ácido acetíl-salicílico). A vantagem é que essa linha é facilmente encontrada em qualquer farmácia ou supermercado e os preços são bem acessíveis.

===========================

Leia os demais posts do Test Drive Especial:

>>Test Drive Especial: Kit TimeWise Mary Kay – I

>>Test Drive Especial: Sistema de cuidados da pele com tendência à acne Mary Kay – II

=========================

Leia mais sobre acne no blog:

>>*Acne na mulher adulta: mal da vida moderna

*Andreia Santana, 37 anos, jornalista, natural de Salvador e aspirante a escritora. Fundou o blog Conversa de Menina em dezembro de 2008, junto com Alane Virgínia, e deixou o projeto em 20/09/2011, para dedicar-se aos projetos pessoais em literatura.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Beleza, Cosméticos, Dicas, Marcas, Moda, Pele e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Test Drive Especial: Mitos e verdades sobre acne e outros produtos de beleza – III

  1. luiza disse:

    mais é verdade que quem usa produtos para isso piora a pele ?

  2. Luiza,
    No meu caso específico, que tenho acne moderada, o uso de alguns produtos e a limpeza diária da pele ajudaram a melhorar a acne. Mas, recomendo que você, antes de usar qualquer produto, converse com sua dermatologista e veja quais produtos ela indica e quais ela não indica. É importante tb sempre optar por produtos livres de óleo e com fórmula a base de água. Não deixe de consultar uma especialista, pois eu sou jornalista e não médica, fiz este post com base em pesquisa e em produtos que testei em mim mesma, são experiências pessoais e a pele das pessoas varia, da mesma maneira que varia tb a forma dos produtos agirem.

Os comentários estão encerrados.