Um pequeno jardim e uma horta na varanda de casa

Olá, meninas, hoje vamos mudar um pouquinho o assunto e vou contar pra vocês do pequeno jardim que construímos na varanda aqui de casa, a mais nova distração de meu pai. Ter vida verde em casa renova a energia do ambiente, você sente, é incrível. Minha casa sempre teve muito verde, meus pais sempre gostaram muito e fomos acostumados a conviver com flores e plantas naturais. Depois que minha mãe faleceu, ficamos pensando em uma forma de fazer meu pai ter uma distração em casa. A ideia caiu como luva e já virou realidade.

jardim em casa | foto: conversa de meninaTer um jardim em casa exige cuidados, óbvio. Não adianta plantar e não cuidar. As plantas vão ficar feias, secas e morrer. Se você quer ter plantinhas, precisa ter a rotina de cuidar e precisa, antes de tudo, saber que tipo de cuidados elas precisam. Há plantas que gostam de luz, outras preferem a sombra. Há plantas que exigem mais água, outras não sobrevivem ao excesso de líquido e assim vai. Meu primeiro conselho é: analise o espaço que você tem disponível. Bate sol? É na sombra? Só depois é que você vai poder pensar qual tipo de planta escolher.

jardim em casa | foto: conversa de meninaVocê vai precisar de vasos, terra adubada e as mudas. Também vai precisar organizar como dispor os vasos no lugar escolhido. Aqui em casa, o jardim foi montado na varanda (eu moro no segundo andar). Prendemos parafusos 5/16 nas paredes para sustentar os vasos. Nos vasos, meu pai colocou uma camada de dois dedos de gravilhão (para não deixar acumular água na terra); dois dedos de serragem (para separar a raiz das pedras); adubo orgânico; e por fim a terra adubada.

jardim e horta em casa | foto: conversa de meninaA próxima etapa foi comprar as mudas. Aqui em Salvador, há alguns lugares que vendem as mudas. Queríamos misturar um pouco as plantas, escolhendo flores, folhas verdes e até frutinhas. Compramos mudas de begônia, violeta, pimenta, morango, arruda, rosa. Plantamos ainda cebolinha, alho, hortelã. Ainda estamos em processo de montagem e acrescentaremos manjericão, erva doce, tomate cereja… um monte de coisa ainda. Teremos uma pequena floresta em casa.

jardim e horta em casa | foto: conversa de meninaAgora, meninas, tem de gostar e se dedicar nos cuidados. As vezes faz uma melança na hora de molhar, precisa limpar depois, varrer, enxugar… Não é tão simples assim. Não pode esquecer de molhar, nem molhar em excesso. São uma série de pequenos cuidados que farão toda a diferença ao longo do tempo.

Espero que tenham gostado, meninas! Beijocas.

Anúncios

Sobre Alane Virgínia

Apaixonada por livros, letras, sons, imagens e pessoas. Advogada por vocação e jornalista nas horas vagas.
Esse post foi publicado em Decoração, Meio Ambiente, Qualidade de Vida, Saúde e marcado , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Um pequeno jardim e uma horta na varanda de casa

  1. Renata disse:

    Lindo!!!

  2. Mila disse:

    Adorei, amiga. Principalmente por ver seu Papi e dedicando a isso.

  3. disse:

    Muito legal e prático! Pena que não sou muito fã de cuidar de plantas. Rsrsrs

  4. É, Lu, precisa gostar mesmo, porque elas acabam exigindo bastante atenção. Beijos.

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s