Série Miniensaios de Filosofia: Amor, Existência e Morte; Desejo, Vontade e Racionalidade; Ética, Medo e Esperança

Série Miniensaios de Filosofia: Amor, Existência e Morte; Desejo, Vontade e Racionalidade; Ética, Medo e EsperançaA filosofia é a arte do conhecimento, por meio do estudo dos temas relacionados à existência humana. No fundo, no fundo, todos nós temos um pouco de filósofos, buscamos entender os problemas fundamentais da vida e criamos nossos próprios conceitos e soluções para o que vivemos. Para despertar o desejo de promover estas reflexões, a Editora Vozes lançou no mercado a série Miniensaios de Filosofia. São três livretos, estilo pocket, super prático para carregar na bolsa: Amor, Existência e Morte; Desejo, Vontade e Racionalidade; Ética, Medo e Esperança.

Recebi os três livros da editora e aproveitei o final de semana para lê-los e contar para vocês. A proposta dos livros é trazer pílulas filosóficas sobre os temas indicados nos títulos. Cada livreto traz 33 ensaios, bem curtinhos, com no máximo 1400 letras cada ensaio, em formato de reflexão e com texto literário, para despertar a curiosidade do leitor e estimulá-lo a pensar sobre os assuntos e, quem sabe, se interessar pela filosofia.

A linguagem dos textos é super simples e cotidiana. Cada ensaio traz um direcionamento do tema proposto. Claro que ali não há verdades absolutas, mas apenas divagações, propostas de reflexão. Tampouco o tema se esgota em cada ensaio, porque para a filosofia não há quantidade de caracteres ou linhas, há infinitas possibilidades. A partir da leitura, o próprio leitor vai construindo sua releitura, concordando ou discordando, se permitindo filosofar junto, questionar, dar um novo significado e criar seu próprio conceito.

Uma coisa bacana é que como são ensaios, você não precisa seguir a ordem de leitura normal de um livro. É possível pular, adiantar, voltar, sem que isso comprometa a leitura. O próprio livro traz indicações de ensaios correlatos, possibilitando que o leitor faça a sua ordem de leitura, por meio da conexão dos temas. O que poso dizer é que esta seria uma introdução à filosofia, uma maneira de o leitor se familiarizar com os temas e a possibilidade de desenvolver o gosto pela matéria, para pular para os autores clássicos. A leitura é bem gostosa, de fácil assimilação e realmente é um pontapé para nos fazer refletir sobre uma série de questões que permeiam o nosso dia a dia.

Ficha técnica
Miniensaios de Filosofia
Autores: Flávio Tonnetti e Arthur Meucci
Editora: Vozes
Páginas: 80 por edição
Preço: R$ 9,50 (cada)

Anúncios

Sobre Alane Virgínia

Apaixonada por livros, letras, sons, imagens e pessoas. Advogada por vocação e jornalista nas horas vagas.
Esse post foi publicado em Literatura e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s