Conto: O ambulante, o motorista e a água

Sinal vermelho. Enquanto os carros aguardavam na fila a indicação para seguir adiante, os vendedores ambulantes passeavam de um lado a outro, mercando garrafas de água e refrigerante. “Ei, me arranja uma água? Quanto é?”, berrou o condutor. Ágil, o ambulante correu para o lado dele: “Um real”, oferecendo a garrafinha de 500ml. O motorista sacou do bolso uma nota de dois reais e, ao tentar pagar pela água, ouviu um: “Não tenho troco”.

Para tentar garantir a venda, o ambulante começa a chamar por um colega do outro lado da pista. “Ô Jaiiiiir…”. Insistentemente ele grita o nome do amigo, na esperança de que ele tenha um real para o troco. Mas Jair, entretido em sua própria negociação com um outro motorista, não ouviu o apelo. O sinal abriu. O condutor precisava dar a partida no carro e, sem troco, devolveu a garrafinha. Sem titubear, o vendedor retrucou: “Não, moço, leve a água. Pode levar pra beber. O senhor não vai ficar com sede, não”.

A reação foi imediata. O motorista sorriu um pouco constrangido, agradeceu a gentileza e entregou a nota de dois reais. “E você pode ficar com o troco”. O vendedor segurou a nota e retribuiu o sorriso e o agradecimento. Rapidamente, correu para o passeio, liberando a pista ao trânsito. O motorista arrastou o carro, seguindo seu caminho, divagando sobre a situação. Há quanto tempo vivenciara algo assim? Não lembrava. Mas percebeu, naquele momento, que ainda havia esperança na humanidade e que solidariedade podia ser mais que uma palavra no dicionário.

Anúncios

Sobre Alane Virgínia

Apaixonada por livros, letras, sons, imagens e pessoas. Advogada por vocação e jornalista nas horas vagas.
Esse post foi publicado em Contos e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Conto: O ambulante, o motorista e a água

  1. ale disse:

    Realmente esse conto nos lembra que ainda ha esperança na humanidade..perfeito

  2. Obrigara, Ale! Beijos.

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s