O maquiador Júnior Queirós solta o verbo – e os pincéis – para as leitoras do Conversa de Menina

*Edição de Andreia Santana e Jane Fernandes

O maquiador baiano, radicado em Barcelona, Júnior Queirós foi eleito como revelação da maquiagem espanhola em 2009, pela revista Make up Artist (EUA). Ele é também um dos convidados do BSG World Festival, evento que reunirá profissionais das Américas, Europa e Oceania para apresentar as tendências mundiais em maquiagem, estética e hair style, que ocorre entre os dias 4 e 7 de junho, em Curitiba-PR. Radicado em Barcelona desde 2005, o profissional aproveita a visita ao Brasil para vir também a Salvador, onde deve realizar um workshop de maquiagem e um editorial de jóias e acessórios logo no começo do segundo semestre. Mas, enquanto não começam os compromissos da agenda brasileira, Júnior Queirós concedeu, direto de Barcelona, via email, uma entrevista exclusiva para o Conversa de Menina, sobre make up de inverno. Nesse papo virtual, ele nos ensina ainda algumas dicas valiosas sobre como manter a pele luminosa e linda, chova ou faça sol! Apreciem sem moderação as orientações do especialista…

Entrevista: Júnior Queirós

“Uma maquiagem básica pode se tornar uma maquiagem sofisticada em segundos”

Conversa de Menina – Quais cores e tendências predominam na maquiagem para o Outono-Inverno nesta temporada, em um país de clima mais tropical como o Brasil?

Júnior Queirós – A make up da pele terá um aspecto natural. Segue forte o nude, mas com um toque perolado e bronzeado, com algo de brilho. Nos olhos podemos abusar das cores alegres, sobretudo cítricas. A boca vai ter uma aparência bem sensual, com os tons variando do vermelho até o rosa fúcsia.

CMO olhão preto, ou tendências como “olho tudo” e boca “nude” da temperada passada ainda se mantém. Mas já dá para brincar com as combinações de sombra, blush e batom com mais liberdade nessa estação?

JQ – Da para brincar bastante com as duas coisas de vez, mas isso não quer dizer que alguém deva sair por aí com uma maquiagem exagerada, senão pode parecer uma vampira. Se opta por olhos bem marcados, os lábios podem ter um tom cereja. Se você põe lábios ameixa, faz olhos mais esfumaçados, assim fica muito mais harmonioso e elegante. O blush, podemos usar para dar um aspecto de saúde durante o dia, e à noite algo mais marcado.

CM – Maquiagem de inverno precisa ser predominantemente em tons frios?

JQ – Não necessariamente. Penso que uma menina morena de olhos negros não combina com cores frias, e uma menina loira de olhos claros não combina com cores quentes, é o básico que aprendemos. O interessante é buscar cores intermediárias, mais universais. O melhor é adaptar as cores de maquiagem conforme seu gosto, cor do cabelo, pele e olhos. Sempre digo que a moda existe para nos inspirar, e não para sermos “fashion victims”. Desfrutar de um tempo maquiando-se e descobrir as cores que mais te favorecem pode ser um prazer. O bom neste caso é que se não gostar de algo, sempre terá tempo de tirar e recomeçar a brincadeira.

CMDentro das tendências da estação, o que é mais indicado para o um look dia, por exemplo: para o trabalho; e para um look noite: uma balada no fim de semana?

JQ – Para um look dia recomendo uma maquiagem fresca e natural, usando cores que sejam alegres e opacas, tudo bem esfumado. Para a noite, podemos abusar um pouco mais na make up, com cores acetinadas. Também podemos trabalhar com 2 ou até 3 tons de sombra, marcando os olhos para um olhar mais felino e chic.

CMQuem não tem muita experiência com automaquiagem, a que detalhes deve ficar atenta para não errar?

JQ – Sobretudo na preparação da pele. Tudo para fazer uma maquiagem, com acabamento perfeito, sem diferença de cor na pele.  Nada é pior do que aplicar uma base mais escura ou mais clara que sua pele, sobretudo se for mal aplicada.  Se conseguir espalhar bastante a base para que fique o mais natural e unificado possível, você já tem quase 80% de uma boa maquiagem. Ter os pincéis adequados também facilita bastante na aplicação da sombra, blush, etc.

CMComo normalmente o clima frio e seco do inverno provoca um ressecamento na pele, que tipo de preparação prévia você sugere antes de partir para a make? Esse ressecamento interfere na textura e desempenho da maquiagem?

JQ – Uma grande recomendação é beber muita água, pois isso reflete externamente na pele. Deve-se hidratá-la diariamente e, sobretudo, limpar.  Com certeza uma pele castigada do inverno interfere no aspecto e resultado da sua make up. Nesses casos, a base não se espalha perfeitamente e não dura no rosto por muito tempo. Se sua pele esta muito seca, recomendo que use um esfoliante muito suave uma vez na semana. Verá que a textura da pele ficará mais suave e luminosa. Antes de maquiar, passe um tônico em todo rosto, e logo um hidratante à base de água. Uma vez hidratada, sua pele está preparada para receber melhor a maquiagem.

CM – Quais as principais diferenças de cuidado da pele antes da maquiagem de inverno e de verão?

JQ – Não tem muita diferença, o passo a passo sempre é o mesmo. A única coisa que diferencia é que você tem de adaptar seu hidratante de rosto, e a limpeza que faz diariamente. No verão, a pele é sempre mais oleosa, portanto requer uma limpeza mais profunda, e uma hidratação suave. Já no inverno acontece o contrário: uma limpeza suave, e uma hidratação profunda.  Com isso, basta considerar seu tipo de pele e adaptar o hidratante a sua pele, se é mista, oleosa ou seca.

CMMisturar produtos de marcas variadas na mesma produção é indicado?

JQ – Sim, não tem problema algum, desde que os produtos que você utiliza sejam de boa qualidade.  Não creio que devemos nos limitar somente a uma marca de make up, afinal não teria graça não poder fazer misturas.

CMOs dermatologistas indicam a maquiagem mineral por ser mais leve e menos agressiva à pele. Mas em termos de desempenho, ela consegue alcançar o mesmo efeito que a maquiagem convencional?

JQ – Todo maquiagem de qualquer espécie, mal utilizada pode ser agressiva a pele. É importante limpar a pele antes e depois da make up.  É verdade que a maquiagem mineral é mais leve, e pode alcançar o mesmo efeito de uma maquiagem convencional, desde que seja de boa qualidade, e bem aplicada.

CMQue itens de maquiagem são indispensáveis para quem não é profissional, mas gosta de ter uma produção básica e elegante?

JQ – Tem pequenas coisas que fazem a diferença. Uma maquiagem básica pode se tornar uma maquiagem sofisticada em segundos. Com pequenas pinceladas de cor, fazendo subir mais o tom, o resultado já se transforma. Quem não é profissional não precisa ter um set completo de maquiagem, com uma boa máscara de cílios, um blush pêssego, um gloss com algo de cor e um bom corretivo, já se consegue um visual renovado. Para mim, o top 10 de uma maquiagem são os iluminadores. Ilumina o rosto em instantes, nada melhor para apagar um ar cansado.

====================

Bio – A carreira de Júnior Queirós começou em Salvador, há 13 anos, mas foi em Barcelona que o make up artist definiu seu estilo. Atualmente, ele ensina em duas escolas de formação técnica na área de beleza, na Espanha: Epro, em Barcelona, e Escuela Superior de Imagen Personal Gimsa, em Castellón. Júnior Queirós também publica ao menos um trabalho autoral por mês em revistas de diferentes partes do mundo, a exemplo do Canadá, Austrália, Dubai, Estados Unidos, França, Itália, Brasil, e a própria Espanha.

*Agradecimento especial ao make up artist Júnior Queirós, pela disponibilidade em atender uma solicitação do blog, e a queridíssima jornalista Jane Fernandes (Quarta Via Comunicação), por sempre acreditar e incentivar o nosso trabalho.

***Andreia Santana, 37 anos, jornalista, natural de Salvador e aspirante a escritora. Fundou o blog Conversa de Menina em dezembro de 2008, junto com Alane Virgínia, e deixou o projeto em 20/09/2011, para dedicar-se aos projetos pessoais em literatura.

***Jane Fernandes é jornalista e dona da Quarta Via Comunicação.

Anúncios
Esse post foi publicado em Beleza, Dicas, Entrevistas, Geral, Maquiagem, Pele, Tendências e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para O maquiador Júnior Queirós solta o verbo – e os pincéis – para as leitoras do Conversa de Menina

  1. Jomaria disse:

    Oi, sou baiana e conheço o Junior a uns 16 anos, qdo fizemos um curso de modelo juntos, desde aquela época ele já se interessava pelo mundo da moda e por maquiagens. Também morei em Barcelona, porém desde 2004, a vida me trouxe de volta para Bahia (hj moro em Camaçari c/ meu esposo e meu filho de 1 mês de vida).
    Fico muito feliz em ver um amigo fazendo tanto sucesso, ainda mais sendo fruto de muito trabalho e dedicação.

  2. Júnior é um grande profissional e amigo de anos! Fui a primeira a ser maquiada por ele aqui na Bahia-Brasil para um trabalho profissional!! Terei o imenso prazer de participar de sua curso de iniciação à maquiagem aqui em Salvador-BA dia 12 de junho de 2011! Interessados, entrar em contato (71) 8237-2006 ou 9131-2194 após 12h ou pelo e-mail espacoakash@hotmail.com. Vagas limitadas!

  3. Albanita disse:

    Como eu amo ser Maquiadora, amo saber novas técnicas e compartilhar novas experiências com profissionais renomados!

  4. E nós do blog amamos quando vocês leitoras curtem um material divulgado por aqui 🙂 Beijos, Albanita

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s