Truques de Valéria Meier: maquiagem que revela “atitude”

*Edição de Andreia Santana e Jane Fernandes

Que maquiagem transforma, todo mundo sabe. Também é fato que faz um bem enorme à autoestima de uma mulher ver-se glamourosa, ou mesmo ter aquele leve toque de “saúde”, ressaltando seus pontos fortes, disfarçando as imperfeições, fazendo com que ela sinta-se bem diante do espelho. Pessoalmente, acredito que maquiagem é uma arte de grande sensibilidade e, como já disse em post anterior, um ato de amor, porque o maquiador coloca seu talento a serviço da beleza do outro. Além disso, um batom pode iluminar o dia de alguém que acordou desanimada. Testei e comigo funciona.

Mas, maquiagem para ser perfeita, tem seus truques, segredinhos…E como as mulheres geralmente são aprendizes aplicadas, vivem em busca de almas generosas que dividam um pouco do “borogodó” dessa arte em prol da beleza. A baiana Valéria Meier, especialista em make up e hair com sólida carreira na Europa, atendeu aos anseios femininos e montou um especial com dicas para o Conversa de Menina. Muito chique, não é?

A especialista ganhou destaque por aplicar técnicas que levam a grande resultados e ainda assim fazem a maquiagem parecer super natural. O sonho de consumo de toda mulher, como dizem os grandes mestres, é mostrar-se divina e maravilhosa, mas de preferência, parecendo que ela já nasceu assim, totalmente diva. “Na Suíça, as mulheres se maquiam bastante, mas sempre buscando uma aparência de beleza natural. Além disso, dão muito valor à qualidade dos produtos”, conta Valéria.

E para quem já está com coceirinhas de curiosidade, vou parar de enrolar e deixar a Valéria assumir a narrativa. Sim, minhas caras, a especialista montou textinhos explicativos, acompanhados devidamente de fotos maravilhosas, para dividir com vocês o segredo do sucesso na maquiagem. Confiram e pratiquem:

P.S.: Valéria apresenta os looks com produtos da MAC, marca que está acostumada a trabalhar na Suiça, mas você pode inspirar-se no trabalho da artista dos pinceis e adaptar aos produtos de sua preferência. Afinal, beleza também é sinônimo de versatilidade!

Look "Chiaro Scuro" (querem coisa mais chique e ao mesmo tempo leve para o dia a dia?) / Crédito da foto: Boris Marbeg

O truque desta maquiagem é o uso da técnica de chiaro scuro com tons terrosos, beges e marrons, para um efeito natural. Fiz a pele com base de cobertura levíssima, deixando as sardas à mostra, pois seria um pecado tentar escondê-las.  Usei corretivo líquido para disfarçar olheiras e no centro do queixo de maneira muito sutil. No topo das maças do rosto usei um iluminador cremoso e logo abaixo apliquei um mínimo de base líquida em um tom bem acima do tom normal da pele da modelo, espalhando suavemente com os dedos, de forma a mesclar a a região clara e a mais escura. Utilizei pó translúcido solto em todo o rosto, concentrando a aplicação na zona T. Nos olhos, usei kajal bege na pálpebra inferior, uma sombra marrom médio, finalizando com um iluminado em tom bege abaixo das sobrancelhas e no canto interno dos olhos. Por fim, apliquei máscara preta nos cílios e gloss nos lábios”.

Look "Vintage" (esse é digno de tapete vermelho do Golden Globe, pra entrar no clima da lista divulgada hoje com indicados ao prêmio / Crédito da foto: Arje Photography

O toque glamouroso torna este look bastante adequado para a noite. O foco fica nos olhos emoldurados em misturas de azul turquesa e preto. Para obtê-los maquiei as pálpebras superiores com sombras claras e delineei com um kajal azul turquesa e em seguida, com um pincel limpo de ponta arredondada, esfumei o azul. Com o mesmo pincel, esfumei pouquíssima sombra preta ao redor dos olhos, bem próximo aos cílios inferiores e superiores fazendo uma mescla entre o preto e o azul. Apliquei kajal preto na linha interna dos cílios superiores e inferiores. A pele foi feita usando uma base líquida de média cobertura e pó translúcido solto. O corretivo foi aplicado de maneira muito sutil em um tom mais claro que a base e o blush, em tom marron claro, foi aplicado abaixo das maças e esfumado em todas as direções. O batom é um tom de laranja terroso para dar um belo contraste”.

Look "Asiáticas" (tenho uma amiga japinha que vai amar essa dica) / Crédito da foto: Daniel Meier

“Asiáticas têm geralmente um subtom de pele amarelado. Para neutralizá-lo, use um pó solto translúcido com um leve subtom em lilás. Mas neste caso, usei uma base de cobertura fina aplicada com pincel de cerdas de alta qualidade, pois a modelo tinha uma pele perfeita. Para esta maquiagem , pode-se usar uma base de cobertura média também. Utilizei corretivo cremoso no tom da pele e pó translúcido solto em todo o rosto, aplicado com pincel. O iluminador foi espalhado com a ponta dos dedos no topo das maças, e apliquei um highlight em tom baunilha logo abaixo da sobrancelha. Na hora de aplicar a sombra é importante não marcar o côncavo, pois geralmente ele não é perceptível nas asiáticas. Usei sombra ouro nas pálpebras inferiores externas e no canto interno dos olhos. No canto externo, apliquei sombra marrom, mesclando a passagem de uma cor para a outra. Delineei as pálpebras inferiores com lápis negro, usando máscara para cílios e delineador da mesma cor. O delineador foi “puxado para cima”, saindo dos limites dos cantos externos dos olhos. Para finalizar, apliquei um batom vermelho cremoso sem contorno e blush abricó aplicado de maneira finíssima, com terracota na área do maxilar, também aplicado de forma muito sutil”.

 

Look "Pin Up Girl" (esse eu favoritei, tenho uma quedinha pelo visual de pin up) / Crédito da foto: Boris Marbeg

Este é o tipo de maquiagem que dá prazer de fazer. É muito fácil e tem um efeito grandioso, se você já tem lábios mais grossos. Para a foto, usei uma base bem mais clara do que o tom de pele (para algo mais cotidiano, opte por uma base no tom da sua pele). O importante é que o destaque fique nos lábios e nos olhos de gato. Usei uma base de cobertura pesada, escondendo todo o tipo de mancha ou imperfeições da pele e levando a pele a apresentar uma aparência de porcelana. O corretivo cremoso utilizado era quase branco (no caso de usar base em tom natural, o corretivo pode ser até dois tons abaixo do tom natural da pele), aplicado nas olheiras e no centro do rosto para iluminar. Apliquei pó compacto opaco e um iluminador baunilha no topo das maças, com blush rosa. Aumentei os lábios com a aplicação de lápis de contorno (na cor vermelho fogo) em toda a boca, finalizando com um batom opaco de mesmo tom. Nos olhos, usei sombra bege claro em toda a pálpebra até a sobrancelha, marcando o côncavo com sombra de contorno opaca dois tons acima do tom da pele. Apliquei um kajal branco na palpebra interna inferior e com um delineador líquido puxei “olhos de gato” bem rente aos cílios superiores. Apliquei máscara e cílios postiços, delineando a sobrancelha com  pincel chanfrado e sombra marrom para engrossá-las um pouco”.

Look "Bella C." (cantora búlgara radicada na Suiça. O look, apesar dos cílios postiços, é super natural para o dia a dia e ao mesmo tempo sofisticadíssimo) / Crédito da foto: Ferat Bunjaku

“Fiz a pele com base líquida de cobertura media aplicada com esponja de latex e usei corretivo em dois tons abaixo do tom da pele para corrigir e iluminar. Um pó compacto opaco foi aplicado com pincel na região dos olhos e com esponja no resto do rosto para tirar brilhos inconvenientes. Apliquei ainda iluminador em pó na zona T e abaixo dos olhos. Para o blush, mesclei terracota com rosa queimado e fiz uma mistura de tons nos olhos, com aplicação de kajal preto esfumado com sombra marrom, completando com sombra dourada no canto interno dos olhos e marrom médio opaco nos cantos externos. Usei cílios postiços e máscara, finalizando esta área com sobrancelhas delineadas com sombra em tom próximo ao do cabelo. Finalizei aplicando, com pincel, o batom satinado rosado e gloss.”

Look "Smooth Eyes" (O que gostei nesse é que a maquiagem ressaltou o castanho mel dos olhos da modelo e como essa a cor dos meus olhos, já vou aplicar a lição) / Crédito da Foto: Valéria Meier

“O look tem um clima mais noturno e por isso usei uma base compacta de maior cobertura. Usei um corretivo cremoso com particulas brilhantes dois tons abaixo do tom de pele para o rosto ficar mais iluminado. O corretivo foi usado para esconder as olheiras e aplicado também no centro do nariz, para afiná-lo. Usando um pincel, apliquei pó compacto no mesmo tom da pele e um iluminado em pó cor baunilha apenas na zona T. Para o efeito esfumaçado dos olhos, usei três tonalidades de sombra (todas com brilho): baunilha, marrom e preto. Coloquei o tom mais claro no canto interno dos olhos, com o  marrom e o preto no canto externo, esfumando-os e mesclando-os. As sombras foram aplicadas de forma marcante, mas cuidadosa, pois a ideia é que a pele seja vista por trás da make up. Para finalizar, usei blush e batom satinado em cor rosada e com o dedo apliquei gloss no centro dos lábios”.

Quem é Valéria Meier? – Responsável pelo make up and hair de toda a campanha publicitária da Swiss Cup,Valéria Meier é baiana e já tornou-se referência em maquiagem na Suíça, país onde vive desde 2002. A carreira começou em Salvador, mas foi retomada na Europa há cerca de três anos, e atualmente, ela, que vive na Basiléia com o marido e o filho, é professora da Beauty Und Style Academy, em Zurique, uma das mais conhecidas escolas de moda e beleza da Europa. Além de Zurique, Valéria viaja bastante para editoriais de moda em países vizinhos à Suiça. Entre seus trabalhos mais recentes, destaque para um editorial da revista internacional ModaCycle com as vencedoras do Elite Models Suíça. Até o final do ano estará em circulação também a campanha multimídia do Wir Bank (grande banco suíço), com make up and hair assinado pela baiana. Aqui na terra natal, ela também assinou trabalhos conceituais – a vertente mais artística da maquiagem – em diversos ensaios. Um dos preferidos da profissional foi feito em parceria com o fotógrafo Fábio Abu e teve como tema os Orixás, que foram retraduzidos de forma moderna pela especialista, que abusou das cores e dos apliques como os cílios postiços.

*Andreia Santana, 37 anos, jornalista, natural de Salvador e aspirante a escritora. Fundou o blog Conversa de Menina em dezembro de 2008, junto com Alane Virgínia, e deixou o projeto em 20/09/2011, para dedicar-se aos projetos pessoais em literatura.

**Jane Fernandes é jornalista e dona da Quarta Via Comunicação

Anúncios
Esse post foi publicado em Beleza, Cores, Cosméticos, Dicas, Maquiagem, Moda, Pele, Tendências e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Truques de Valéria Meier: maquiagem que revela “atitude”

  1. Mabia Barros disse:

    Maquiagem é um bichinho que morde a gente e vicia!! Não só ter montes de produtos e cores, mas se ver bonita, radiante, com pele de gente rycah! 😉

    Gostie muito das dicas e anotei várias coisinhas aqui. E vou ali correndo atrás de uma sombra azul turquesa!

  2. Pingback: Tweets that mention Truques de Valéria Meier: maquiagem que revela “atitude” | Conversa de Menina -- Topsy.com

  3. Fabiana disse:

    Fiquei apaixonada pelas dicas da Valeria. Que trabalho lindo e sutil o dela. Ameeeeeei as dicas. Esfumado de preto com azul fica lindíssimo. Beijos

  4. Pessoalmente, e tive a sorte de conhecê-la por estes dias, ela também é uma delicadeza 🙂 Bjs e obrigada pela visita ao blog

Os comentários estão encerrados.