Manual do protetor solar

Recebemos por e-mail uma série de dicas da dermatologista Annia Cordeiro Lourenço sobre o uso do protetor solar.

Em vários momentos no blog falamos sobre a importância da proteção à exposição solar, mas nada como uma especialista no assunto para esclarecer nossas dúvidas e apontar as falhas que costumamos cometer no uso do protetor.

A seguir estou reproduzindo o material que nos foi enviado pela assessoria de comunicação.

===========================
Manual do protetor solar
===========================

O protetor solar deve ser passado com antecedência e reaplicado ao longo do dia. O filtro deve ser utilizado, no mínimo, 15 minutos antes da exposição solar e deve ser reaplicado a cada duas horas. Isso porque as moléculas químicas – responsáveis por absorver a radiação e não permitir que ela chegue às camadas mais profundas da pele – são consumidas com o passar do tempo e precisam ser repostas. É indicado reaplicar após banho de mar, suor excessivo ou atrito, mesmo que o protetor diga que não sai na água.

Rosto exige um produto específico. A pele do rosto, em geral, é mais oleosa que a do corpo, portanto exige mais cuidados para prevenir o aparecimento de cravos. O ideal é optar por um protetor solar oil-free ou em gel.

O número do FPS é essencial. FPS significa fator de proteção solar e indica a quantidade de tempo que você pode expor-se ao sol sem queimar se comprado à exposição sem proteção alguma. Um FPS 15, por exemplo, permite que você fique 15 vezes mais tempo no sol sem se queimar. Para exposição solar intensa, na praia, por exemplo, as pessoas de pele mais morena devem usar um protetor de FPS 30 e as de pele mais branca um FPS 60.  “A partir desse número – há disponíveis produtos com FPS até 100 -, a escolha deve ser quando há indicação de um especialista, pois geralmente são mais caros e não oferecem benefícios maiores para determinado paciente”.

Há mais que o FPS. Além de levar em consideração o FPS, é importante escolher produtos que indiquem a proteção contra UVA. “É esse tipo de raio solar que é o mais relevante quando o assunto é tratamento e prevenção de rugas e manchas. É ele também um dos responsáveis pela formação de melanoma (câncer)”.

Crianças precisam de um protetor especial. Os bebês com menos de seis meses não devem usar nenhum tipo de protetor solar, pois sua pele ainda absorve facilmente as substâncias. “Portanto, praia não é lugar de bebê pequeno e, ao sair no sol, ele deve estar sempre protegido com roupas leves e chapéu”.  Entre os seis meses e dois anos, os pais devem optar por protetores infantis, com FPS mínimo de 50, e não podem abrir mão do chapéu e roupas. A partir dos dois anos, a criança pode usar o mesmo protetor dos pais, contanto que seja com um alto fator de proteção.

Protetor solar é cuidado diário. “Não saia de casa sem protetor solar, mesmo no inverno ou em dias nublados”. Diariamente, deve ser usado um filtro solar FPS 15. Isso protege a pele, mantendo-a mais jovem, bonita e prevenindo manchas e câncer. Na praia, piscina ou práticas esportivas, o ideal é usar um filtro com FPS a partir de 30.

Se bronzeou, não protegeu. Se a pele ficar mais escura, isso significa que o protetor solar não protegeu efetivamente. “Os bronzeadores ou produtos com FPS inferior a 15 são contra-indicados”.

É importante ler o rótulo. O protetor solar precisa proteger contra UVA e UVB. Verifique isso antes de comprar.

Nesse caso, menos é menos. “Quanto mais protetor, mais proteção, portanto não economize no filtro solar”. A camada deve ser grossa e uniforme e nenhuma parte do corpo deve ser esquecida. Muita gente sofre com queimaduras na orelha e dedos do pé, por exemplo.

E para proteger cabelos e lábios? Para proteger os cabelos, deve-se utilizar cremes específicos com proteção solar, mas também não abrir mão dos chapéus, bonés, etc. Para os lábios, há batons com proteção e filtros em bastão. “Lembre-se que, sem proteção, os lábios podem sofrer no verão tanto quanto no inverno”.

Leia também:
>> Test Drive: Protetores solares da Natura
>> Verão é sinônimo de…

Sobre Alane Virgínia

Apaixonada por livros, letras, sons, imagens e pessoas. Advogada por vocação e jornalista nas horas vagas.
Esse post foi publicado em Saúde e beleza e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Manual do protetor solar

  1. Lilian disse:

    Oi Alane,

    Muito interessante o seu post sobre protetor solar.
    Aproveitando, gostaria de deixar uma dica:
    Acontece nesta quarta-feira, dia 15/12, às 15h, um chat sobre hidratação e proteção solar.
    A Dra. Danielle Nascimento, médica dermatologista, esclarecerá dúvidas relacionadas a beleza e saúde da pele.
    Como o assunto é pertinente ao seu blog, seria interessante se você pudesse participar.

    Qualquer dúvida, meu e-mail é lilian.nascimento@agenciaideal.com.br

    Abs,

    Lilian
    Agência Ideal

  2. Oi Lilian, agradeço o convite. Queria muito participar, mas infelizmente neste horário estarei em sala de aula. Beijos.

  3. Lilian disse:

    Que pena Alane! 😦
    Mas quem desejar participar é só acessar o seguinte endereço no dia 15/12 às 15h: http://migre.me/2UCbC

    Beijos e muito obrigada!

    Lilian

  4. Andréa Sabino disse:

    E qdo a gte passa maquiagem de manhã e trabalha em local com lâmpadas fluorescentes, tem q tirar toda a maquiagem e reaplicar o protetor? tbém trabalho à noite com exposição às lâmpadas, não uso maquiagem nesse horário pra deixar a pele + “livre” devo usar protetor até a noite nesse caso?

  5. Oi Andréa,
    Quem não usa maquiagem pode reaplicar o protetor a cada duas ou tres horas. Mesmo à noite, se vc trabalha em ambiente com lâmpada fluorescente, vale aplicar. Mas quem usa make, a própria maquiagem já funciona como uma blindagem, sendo aplicada por cima do protetor, antes de sair de casa, claro. Pessoalmente, uso maquiagem diariamente, então eu lavo o rosto, hidrato, coloco protetor e daí entro com a base (que tem fator de proteção) e o pó compacto (que sempre escolho tb com fator de proteção), com isso deixo a pele protegida nas horas em que estarei na empresa submetida às lâmpadas fluorescentes.
    Bjs!

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s