Test Drive: combinações de batom e lápis labial

*Texto, testes e batons do acervo de Andreia Santana

Tenho uma paixão quase compulsiva por batons. Acredito que o fetiche se deve ao fato de gostar de observar a boca das pessoas, o formato, a cor natural dos lábios…No caso das mulheres, fico pensando em como os tons de batom podem variar de uma para a outra, a depender da cor natural dos lábios. Batom é como esmalte, diz muito da personalidade e do estado de espírito de quem usa. Compro muito batom e costumo escolher o tom do dia de acordo com o humor e a personagem que decidi encarnar naquele momento (alguns tons combinam com a moleca de jeans, camiseta e calças folgadas; outros, guardo para os dias de “mocinha de vestido”. E há ainda os que saco da necessaire na hora de montar um visual clássico ou respeitável ou até, os que servem para os momentos “cara lavada”.

Também combino meus batons com o resto da make, mas não sou especialista. Embora leia sobre a área, nunca fiz curso e portanto, as dicas desse post são totalmente empíricas, baseadas na experiência pessoal de consumidora e nas brincadeiras na frente do espelho, nas crises de “mulherice”. Nem sei se as misturas que invento agradariam um maquiador profissional. Uma regra que eu já contrario logo de cara: misturo marcas diferentes de produtos, o que os especialistas não indicam.

A ideia desse Test Drive veio de um elogio de Alane. Num plantão, em que eu teria de rendê-la na redação, ela elogiou uma combinação que fiz, misturando o batom Bordô da linha Perfect Wear da Avon, com o lápis para delinear lábios cor Cappuccino, da Mary Kay. A ideia no dia em questão foi desenhar os lábios com perfeição usando o lápis, preencher levemente esfumado e depois aplicar o batom por cima. Queria um efeito clássico de Hollywood. Me inspirei numa foto antiga da minha avó, em que ela aparece com a boca perfeita e vermelha. Acho boca vermelha muito retrô, adoro!

Nas fotos e descrições abaixo, vocês veem  tanto essa combinação que caiu no gosto de Alane quanto algumas outras misturas que andei fazendo com batons e lápis delineadores para os lábios. O material do teste integra o meu acervo pessoal. Só não vou dizer para vocês quantos batons tenho, porque senão vão me achar realmente compulsiva. Não foram todos adquiridos de uma vez, claro! A coleção é fruto de anos de paixão por batons. Usei o primeiro aos 18 anos, antes dessa idade não curtia maquiagem…

Batom: Perfect Wear Avon Bordô
Delineador de lábios: Cappuccino Mary Kay

Resultado: O lápis cappuccino da linha de maquiagem mineral da Mary Kay escurece o tom natural dos lábios. Foi usado aqui para desenhar a linha da minha boca, mas sem marcar muito. Dei uma esfumada, cobrindo a boca toda com o lápis. Por cima, coloquei o batom bordô, que que gosto muito devido a boa cobertura e porque me lembra a foto antiga da minha avó na juventude…

Batom: Topázio Pêssego Smoth Mirals Avon
Delineador de lábios: Dust Pink Mary Kay

Resultado: O batom Topázio Pêssego da linha Smoth Minerals da Avon parece ter sido feito para combinar com o lápis de boca Dust Pink da Mary Kay, ao menos para mim o resultado é lindo! Os dois juntos dão esse efeito super sofisticado. O batom tem um acabamento de gloss, concentrei uma quantidade maior no centro dos lábios para intensificar o efeito brilho molhado. Fui deixando mais fosco dos lados, misturando mais com o lápis em direção aos cantos da boca…

Batom: Vinho Canela Ultra Color Rich Avon
Delineador de lábios: Cor de boca Avon

Resultado: O lápis de delinear lábios da Avon, cor de boca, na verdade tem uma tonalidade mais rosada. O vinho canela, da linha Ultra Color Rich, também da Avon, é um vermelho puxando para o coral. A mistura dos dois deu essa tonalidade de goiaba madura que pessoalmente achei bem tropical, bem a cara de um verão colorido…

Batom: Apricot Glaze Mary Kay
Delineador de lábios: Cor de Boca Natura.

 

Resultado: O lápis cor de boca da Natura é um coringa. Ele tem um tom mais para o bege médio e por isso, vai bem com muitos tons de batom. O apricot glaze da Mary Kay, por sua vez, é discreto e suave, deixa o visual leve. A combinação do lápis com o batom, nesse teste, culminou com um boca sofisticada, mas ao mesmo tempo, primaveril. Sem dúvida, para um dos meus momentos “vestidinho de mocinha”…

P.S.: quando estava fazendo as fotos para o test drive, meu apricot caiu e deu uma amassadinha ali no topo. Senti como se tivesse quebrado uma unha (snif!)

Batom: Toffe Mary Kay
Delineador de lábios: Cor de Boca Natura

 

Resultado: O Toffe Mary Kay é outra cor xodó entre as clientes da marca. Eu mesma, gamei nele. Mais uma vez aqui, para um visual leve e primaveril, fiz o casamento do Toffe com o lápis coringa cor de boca, da Natura. O resultado é bem sutil, ideal para os dias em que o trabalho exige make perfeita, mas discretinha…

Batom: Dust Rose Mary Kay
Delineador de lábios: Dust Pink Mary Kay

Resultado: O Dust Rose da Mary Kay tem um tom mais “rosinha barbie”, combinado com o lápis de boca Dust Pink, da mesma marca, o efeito é essa boca muito alegre. Adorei!!

*Andreia Santana, 37 anos, jornalista, natural de Salvador e aspirante a escritora. Fundou o blog Conversa de Menina em dezembro de 2008, junto com Alane Virgínia, e deixou o projeto em 20/09/2011, para dedicar-se aos projetos pessoais em literatura.

Anúncios
Esse post foi publicado em Batom, Beleza, Cores, Cosméticos, Dicas, Maquiagem, Marcas, Moda e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Test Drive: combinações de batom e lápis labial

  1. melmicheletti disse:

    Oi Andreia… estou aqui imaginando quantos batons voce tem, fiquei curiosa…
    Amei seus testes, gostei muito de todos os experimentos, menos o primeiro, eu prefiro um vermelho mais tipo sangue.
    Mostra mais testes aqui blz!!!!

    Bjoss
    Mel

  2. Oi Mel,
    Gosto bastante de batom, mas não vou confessar quantos tenho, rsrsrsr. Também gosto de um vermelho sangue de vez em quando, mas um tom mais fechado como esse bordô me fala ao coração, acho que depois de uma certa idade a gente passa a valorizar tons clássicos. O blog tem uma página chamada Test Drive (https://conversademenina.wordpress.com/testamos-2/test-drive-cosmeticos/), onde já foram experimentados diversos produtos. Bjs e obrigada pela visita!

Os comentários estão encerrados.