E o mundo da moda já está de olho no Inverno 2011!

Os especialistas em moda já estão de olho no Inverno 2011. No último dia 30 de setembro, durante o Senac Moda Informação, organizado e promovido pelo Senac São Paulo,  diversos profissionais da indústria de confecção de todo o país – entre gerentes de produtos, estilistas, modelistas, confeccionistas, empresários do setor têxtil e lojistas -, se reuniram para conferir as apresentações de uma equipe de consultores de moda que viajou para cidades como Paris, Milão, Londres, Barcelona e Nova York. Cada consultor trouxe em sua bagagem cerca de oito mil fotos dos looks que estão nas ruas e nas lojas das principais grifes para o inverno 2011. Luciana Parisi, Raquel Sebe Muller, Cecília Seibel, Beth Salles, Roberta Paes, Maurício Lima Lobo, Robi Spatti e Denise Morais destacaram algumas das tendências mais importantes para a baixa estação. Confiram:

Tema Diorissimo em desfile Dolce Gabbana

Cores – a cartela de 40 cores destaca as chamadas cores híbridas, consideradas indefinidas por não serem localizadas dentro de uma única família. Pode ser, por exemplo, um cinza com leitura acastanhada ou esverdeada. Os tons cosméticos (bege, rosa e salmão) também se sobressaem. A associação das cores híbridas com os neutros urbanos domina a cena nas lojas em todos os temas do inverno 2011, que não é a estação do preto: A variedade de tons, o entrelaçamento de tendências e a mistura de cores em um mesmo look ocupa espaço nas vitrines. O preto aparece com o branco e outras cores off white. Já os tons de cinza, do mais claro ao mais escuro, estão mesclados com cores intensas e fortes.  A cor vibrante da estação é o vermelho, que aparece em grande gama, seja nos tons mais rosados, berries ou envelhecidos, até os mais dramáticos e sensuais. Já o azul continua, mas não de forma tão disseminada. O marinho volta para as coleções e o índigo permanece de forma mais discreta.  O grande destaque da cartela são as cores outonais. Camelo, caramelo e bege dourado estão com força total. Verdes-vegetais, mostarda e laranja-queimado também têm presença garantida. O marrom, apesar de não ser uma cor muito apreciada pelas brasileiras, dá o clima mais folk do inverno. Verdes-militares, verdes-lavados e cáqui também integram a cartela para a composição de peças de inspiração militar, uma das características do tema Club Dandy.

Tema Arte Moderna em desfile Balenciaga

Tecidos e padronagens – As rendas continuam em alta no inverno 2011. Mini-florais liberty, barrados étnicos, xadrezes, bichos (principalmente leopardo), tricô, listras, peles, veludo, malha jacquard, gorgorão, camurça sintética, cetim e crepe de viscose, flanelas e malha matelassê também estão presentes nas coleções. Mas as vedetes da estação são o ponto Roma (malharia) e o couro (em geral falso), presente em minissaias, vestidos, jaquetas e acessórios. Na moda feminina jovem, os silks de bonequinhas continuam em alta. Personagens dos anos 80, desenhos delicados, flores, perfuminhos e divas como Madonna e Lady Gaga estamparão as T-shirts da estação.

Feminino contemporâneo – Os temas do inverno 2011 são: Arte Moderna, Club Dandy, Riff Rock, Remake 70’s e Dioríssimo – têm características muito particulares, mas podem se mesclar entre si. Confira os detalhes de cada tema:

– Arte Moderna: a moda vanguarda. Letras, formas geométricas, blocos de cores, formas ousadas, um ombro só, detalhes contrastantes, listras, dobraduras, amarrações, assimetrias, drapeados em peças inteiras e transparências compõem o estilo futurista do tema. Nos sapatos, mocassim, salto cônico, arquitetônico e biqueira quadrada. As bijuterias são marcadas por formas arquitetônicas.

Tema Remake 70´s em desfile Kenzo

– Club Dandy: Resgate da alfaiataria sem perder a feminilidade. Jaquetas pesadas, casacos e calças no estilo militar napoleônico. Smokings, casacos e blazers minimalistas, com precisão geométrica. O abotoamento duplo é um dos pontos fortes. O trabalho de ombro é muito valorizado (silhueta Y). Casaquetes, trench coats, macacões, cotoveleiras, franjas e golas grandes trarão o resgate dos anos 80. Nas calças, montaria, bikers e leggings estarão cheias de detalhes. O sapato Oxford, com uma ou duas cores, está em alta, assim como as botas com amarrações. Scarpin, sapato boneca, meia-pata e anabela complementam o visual. Tudo com meia: soquete, 7/8, meia-calça. As polainas em pele voltam com tudo. Chapéus fedora, quepes e boinas também marcam presença. A moda jovem é marcada pelo country inglês, que tem como inspiração Lady Di na época do namoro com o príncipe Charles.

– Riff Rock: Excesso é a palavra que traduz este tema. Brilho, strass, muito dourado, inspirações grunges, barrocas e vitorianas se juntam no tema mais contrastante do inverno 2011. Tachas, franjas, películas por cima da malha, pontos escorridos, listras largas bicolores, ombros evidenciados e rendas surgem nas peças inspiradas nesse tema. Nos pés, botas, peep toes e ankle boots ganham fivelas e excessos nas cores preto e dourado. A caveira, consagrada por Alexander McQueen, está presente nas bijuterias.

Tema Club Dandy em desfile Burberry

– Remake 70’s: Peças confortáveis e românticas marcam o estilo bohemian/folk da estação. Ponchos, patchworks, blusas ajustadas anatomicamente, batas, coletes, casacos curtos, gola-xale são algumas das peças desse tema. O ponto forte é a aplicação da pele. Os florais em fundos claros e escuros, assim como folhas e paisagens bucólicas estampam os tecidos. Tamancos, botas, sapatinhos hippies com franjas e óculos enormes com lentes dégradé complementam o ar nostálgico do tema.
– Dioríssimo: Representando a elegância e o glamour de atrizes como Grace Kelly e Audrey Hepburn, o tema valoriza o busto e a cintura através de vestidos, saias rodadas, tailleurs, blusas de mangas ¾, acabamentos com lacinhos e babados, flores e bordados em pérola. Para combinar com as golas de pele, os broches reaparecem com força total. Na moda jovem, saias godê, guarda-chuva, e tulipa esbanjam feminilidade. O cinto fino torna-se uma peça-chave para compor o visual. Calçados channel, bico fino, scarpin, salto médio, luvas e óculos de gatinho são os acessórios, todos em cores clássicas: nudes e beges, principalmente.

Tema Riff Rock em Desfile Balmain

*Material encaminhado ao blog pela Persona Consultoria de Comunicação

Anúncios
Esse post foi publicado em Agenda, Bastidores, Desfiles, Design, Estilo, Lançamentos, Marcas, Moda, Moda feminina, Tendências e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para E o mundo da moda já está de olho no Inverno 2011!

  1. silvia vasconcelos disse:

    ADOREI O RESUMO DA COLEÇÃO INVERNO 2011

  2. Também achei esse resumo muito bom e o mérito é da equipe de fashionistas do Senac-SP, que viajou pra trazer as novidades fresquinhas para o Brasil.
    bjs

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s