Test Drive Especial: Sistema de cuidados da pele com tendência à acne Mary Kay – II

*Texto e teste de Andreia Santana

Conforme prometido no post deste sábado, sobre a linha TimeWise, da Mary Kay, a segunda parte do Test Drive Especial detalha minha experiência com o Sistema de Cuidados da Pele com Tendência à Acne, da mesma marca. Como informado anteriormente, o investimento nos produtos foi pessoal, como consumidora, e não via assessoria, para testes como jornalista. Abaixo, confira minhas impressões de uso:

Mudança de rotina: do TimeWise ao sistema anti-acne:

O Kit de cuidados TimeWise fez maravilhas pela minha pele, como contei para vocês no post anterior, mas após cinco meses de uso diário e intensivo, com recuperação de danos causados pela ação do tempo, como a atenuação das ruguinhas de expressão, e a melhora do tônus e da hidratação geral da pele, que se tornou mais viçosa e luminosa, eu e minha consultora de beleza chegamos à conclusão de que era necessária uma intervenção mais drástica na acne renitente. Basicamente, as espinhas em mim aparecem nas maçãs do rosto e no queixo. Embora não seja do tipo severo, com inflamação aguda, a acne, ao longo do tempo, me deixou com algumas marquinhas e manchas. Engraçado é que na adolescência eu não tive acne e até uns 27/28 anos, também não. Ela surgiu após um longo período em que precisei tratar um processo infeccioso grave com corticóides.

Esse é o kit do sistema anti-acne da Mary Kay. É vendido na versão maior, que dura, em média, três meses e na versão menor, que possibilita um mês de teste

Segundo minha dermatologista, meu caso de acne não requer uma intervenção radical com laser ou isotretinoina. Além disso, como sou autoimune e alérgica a antiinflamatórios e a alguns tipos de antibiótico, evito tratamento medicamentoso. Sou adepta da homeopatia e da medicina natural desde 2002, o ano em que adoeci e fui submetida a ação desastrosa dos corticóides por seis longos meses. Ao sair da fase aguda da doença – uma síndrome autoimune caracterizada pela alergia a fármacos – decidi que não tomaria mais remédios e tenho buscado sempre me tratar sem ajuda de substâncias químicas. Daí que, após consultar a dermo sobre a possibilidade de buscar uma solução cosmética para as espinhas e com a devida anuência da médica,  decidi atacar o problema alterando minha rotina de cuidados diários e trocando alguns produtos da linha TimeWise pela do sistema anti-acne.

Ao iniciar o uso desse sistema, fiz algumas substituições de produtos da linha TimeWise, primeiro para facilitar minha rotina – saio de manhã cedo, passo o dia fora de casa – e, em segundo lugar, porque misturando os dois kits eu acabaria não sabendo se o sistema anti-acne funcionaria mesmo ou não.

Este é o gel de limpeza, que remove o excesso de oleosidade e elimina células mortas, preparando a pele para os passos seguintes do tratamento anti-acne

Da linha TimeWise e dos produtos mencionados no post anterior, eu mantive: o sistema de cuidados dia e noite (o dia, porque tem protetor solar e o noite porque a função dele é nutrir a pele e recuperar os danos do tempo, enquanto durmo); o complexo firmador para a área dos olhos; o complexo antiidade para os lábios; a base líquida e a base com acabamento em pó. Aposentei, temporariamente: o kit de microdermoabrasão, a máscara purificante de argila, o cleanser 3-1, e o hidratante redutor de linhas de expressão com FPS 15. Pretendo voltar a usá-los tão logo me livre das espinhas. A melhora é mês a mês.

A linha anti-acne é formada por três produtos, que foram encaixados no lugar dos aposentados temporariamente acima citados: o gel de limpeza (que substituiu o cleanser), a loção para pele com tendência à acne e o creme secativo.

A loção é translúcida e de textura sedosa. Além de auxiliar o controle da oleosidade, aumentando a vida útil da make, ela reduz a aparência dos poros e blinda a pele contra a sujeira externa (que serve de alimento às bactérias da acne)

Uso a linha anti-acne duas vezes por dia. De manhã cedo, lavo o rosto com o gel de limpeza, aplico a loção e por último, coloco o creme secativo. Um minutinho depois, completo os cuidados da manhã com o complexo diurno com FPS 25, da linha TimeWise, os complexos firmador para os olhos e antiidade dos lábios, a base líquida e a base em pó, fechando a série com a maquiagem (sempre discreta, porque não gosto de make pesada, nunca). Á noite, após usar um removedor de maquiagem, lavo o rosto com o gel, aplico a loção, coloco o creme secativo e fecho o ciclo com o complexo noturno (aquele que estimula o colágeno e recupera a pele durante o soninho).

Quem lê pensa, “que trabalheira”! Ou ainda, “que peruice”! Respondo o seguinte: não levo nem cinco minutos nessa preparação da pele e acrescento: independente do resultado visível e elogiado, faz um bem enorme à autoestima a gente tirar cinco minutos para “se curtir” na frente do espelho. É um carinho que faço a mim mesma antes de enfrentar um novo dia. Cuidar de si faz bem ao corpo e a alma, mas para isso não é preciso virar Narciso.

Os três produtos do kit tem resultado melhor se usados juntos, porque um passo potencializa a ação do seguinte. Sigo a orientação da minha consultora nesse aspecto e o resultado não pode ser melhor. Os produtos possuem 2% de ácido acetil-salicílico, um forte combatente da acne e por ter concentração baixa, não me provoca alergia (mas recomendo que vocês façam como eu fiz, conversem antes com a dermatologista). Além disso, na fórmula, também há ingredientes naturais com ação antiinflamatória.

Creme secativo da linha anti-acne Mary Kay, reduz a vermelhidão e os pontos de inflamação. A absorção é super rápida, um minuto depois de aplicar, já começo minha make tranquilamente

No final da minha primeira semana de uso, notei que as espinhas estavam menores e menos vermelhas. O mais legal é que novos pontos de acne não surgiram mais e os poros na testa, que andavam meio exibidos demais para o meu gosto, foram todos fechadíssimos. Um mês após o uso duas vezes por dia, as marcas mais clarinhas de acne, as mais antigas, começaram a sumir e a pele onde não havia espinhas, está mais clara e sedosa. A redução das espinhas no meu caso, já ultrapassa a casa dos 70%. No nariz, bem como no queixo, nada de pontinhos pretos de cravo, que já tinham começado a ser eliminados graças a microdermoabrasão da linha de cuidados anterior. Meu grau de satisfação está beirando os 90% após três meses de tratamento (usei só o TimeWise de janeiro a maio e desde junho comecei o sistema anti-acne). Pretendo manter essa rotina ainda por algum tempo, antes de partir para a próxima etapa, porque já ando de olho nas novidades…

Dica: Por ser à base de ácido acetil-salicílico, o kit anti-acne pode ressecar um pouco a pele de algumas pessoas, mas a solução é usar um hidratante. No meu caso, não sofri esse efeito e pude dispensar o uso do hidratante com facilidade, ficando apenas com a hidratação do meu complexo diurno, que também é um bom protetor solar. Minha pele não ressecou, não descamou e nem ficou manchada, mas como o ácido acetil queima, evite expor-se ao sol sem protetor enquanto fizer o tratamento.

Serviço:

Site: www.marykay.com.br

SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) – 0800 7020738.

Não sou consultora, apenas consumidora da Mary Kay. Há uma ferramenta no site da marca que mostra onde tem consultoras em diversas regiões do país. Para saber onde encontrar uma delas, acesse aqui, basta botar o CEP da cidade que eles dão a lista.

E nesta segunda-feira, não perca o último post da série Test Drive Especial, com os mitos e verdades sobre acne e as dicas de outros produtos que experimentei.

*Andreia Santana, 37 anos, jornalista, natural de Salvador e aspirante a escritora. Fundou o blog Conversa de Menina em dezembro de 2008, junto com Alane Virgínia, e deixou o projeto em 20/09/2011, para dedicar-se aos projetos pessoais em literatura.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Beleza, Cosméticos, Dicas, Marcas, Moda, Pele e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Test Drive Especial: Sistema de cuidados da pele com tendência à acne Mary Kay – II

  1. Pingback: Test Drive Especial: Sistema de cuidados da pele com tendência à acne Mary Kay – II | Placedelamode

  2. Viviane disse:

    Oi! Conheço os produtos Mary Kay, e realmente são muito bons. Uma dúvida sobre o kit anti-acne: essa loção que auxilia no controle da oleosidade e reduz a aparência dos poros funciona como um primer?

  3. Oi Viviane,
    Não sou consultora mary kay, apenas consumidora. Mas sou do tipo que lê bastante sobre os produtos antes de usar e pelo que pesquisei, a loção é mais como um hidratante anti-brilho, que fecha os poros e “blinda” a pele. Não tem função especificamente de primer, embora acabe cumprindo essa função e tb a de hidratante. Pessoalmente, lavo o rosto com o gel, uso a loção em toda a face – mais um pouco na zona T – e depois o creme secativo só nos pontos com acne. Depois uso um pouco de base e/ou corretivo onde estiver precisando, um pouco de pó compacto e assim por diante. Abs!

  4. Maria SOlange disse:

    Sou consultora Mary Kay, moro em Bento GOnçalves no RS.
    Caso precisem ajuda, tiverem alguma dúvida ou quiserem algum produto, vocês podem entrar em contato comigo: solceriotti@hotmail.com
    Obrigada

  5. Luana viana disse:

    Oi caso se interesse pelo produto e queira comprar sou consultora mary kay e envio para todo Brasil

    luanacostaviana@yahoo.com.br

  6. Oi Luana,
    Fica a dica para as leitoras do blog. Pessoalmente, tenho uma consultora super fiel aqui em Salvador, de quem também sou amiga, daí que já compro com ela 🙂

  7. Andréa Sabino disse:

    em mim tbém deu pra sair cravos/espinhas com 25 anos…

  8. É o que os dermatologistas chamam de acne da mulher madura e tem causas que vão desde maquiagem em excesso e que sejam do tipo comedogenica (entopem os poros), até questões hormonais. No meu caso, o q desencadeou a acne na vida adulta, depois dos 28 anos, foi um longo tratamento que precisei fazer a base de corticoides, devido a um processo infeccioso grave. Bjs!

  9. Silvia disse:

    Oi Andreia, adorei seus posts! Abordou a questão com muita sinceridade quanto aos seus resultados pessoais e profissionalismo como jornalista! Sou consultora Mary Kay aqui em Lauro de Freitas e atendo clientes em todas região metropolitana (Salvador, Lauro, Camaçari…). Para quem quiser receber de presente uma sessão de cuidados com a pele e experimentar os produtos Mary Kay, deixo mei contato: silvia.marykay@uol.com.br

  10. Oi Silvia,
    Obrigada pelo elogio, que é sempre um grande incentivo, e ficam os seus contatos para nossas leitoras. Abraços!

Os comentários estão encerrados.