Autores baianos participam da Bienal de São Paulo

A Bienal do Livro de São Paulo começará nesta quinta-feira, dia 12, reunindo cerca de 350 expositores. A Bahia estará representada através de um stand organizado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), através da Fundação Pedro Calmon e da Câmara Bahiana do Livro. No espaço, além de 500 títulos de autores do Estado, representados por romances, cordéis, contos e poesia,  haverá ainda lançamento de livros.

Entre as obras lançadas no stand, está Obaràyí (Barabô Design Gráfico e Editora), da jornalista Agnes Mariano, uma amiga querida com quem além de dividir a mesma data de aniversário, também dividi os créditos do meu primeiro prêmio de jornalismo.

O lançamento será dia 15 de agosto, às 18h, com performance artística e leitura de mitos e contos da mitologia africana. No livro, Agnes revela a história do líder religioso Balbino Daniel de Paula, do Terreiro Ilê Axé Opô Aganju, em Lauro de Freitas.

No dia 21 de agosto, às 16h, o stand sediará um sarau com Nelson Maca, do Coletivo Blacktude – Bahia, Sergio Vaz, da Cooperifa – SP e o rapper Gog, de Brasília – DF. Os três mostrarão as ações que realizam em seus estados para a difusão da leitura e estímulo à produção literária entre jovens da periferia.

Quase baiana – Outro lançamento que ocorrerá nesta Bienal é do livro Notas Mínimas, da jornalista Katherine Funke, autora de um blog do mesmo nome (acesse aqui). Katherine, embora tenha nascido em Santa  Catarina, é quase de casa – se define como “uma jornalista catarinense na Bahia”, pois mora no Estado e já trabalhou nas redações de dois jornais baianos: Correio da Bahia (atual Correio*) e A TARDE. Sendo que nas duas ocasiões, tive o privilégio de ser colega da moça.

O lançamento de Notas Mínimas (Solisluna Editora), ocorre no dia 13, segundo dia da Bienal. O livro reúne os melhores microcontos publicados pela autora em seu blog, entre 2007 e 2008.

A Bienal – Ocupando um espaço de 60 mil metros quadrados no Pavilhão de Exposições do Anhembi, a Bienal de São Paulo, segundo organizadores, deverá receber um público estimado em 700 mil pessoas. O evento é realizado pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) e organizada pela Reed Exhibitions Alcântara Machado.

Serviço:

O Quê: XXI Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Quando: entre 12 e 22 de agosto

Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi – SP

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secult-BA

Anúncios
Esse post foi publicado em Cultura, Eventos, Geral, Literatura, Serviços e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Autores baianos participam da Bienal de São Paulo

  1. Oi, Andreia: grata pela citação no seu blog. Em breve darei notícias do lançamento em Salvador. E quero te ver lá, viu, moça? Valeu! Um abraço.

  2. Kathe, você e sua coragem de se jogar no mundo é um incentivo e tanto. Faço questão de prestigiar o lançamento aqui. Bjos

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s