*Trabalhar em casa é uma boa pedida?

A ACEB – Associação Comercial Empresarial do Brasil é uma das defensoras do trabalho em casa. Com a informatização e o avanço da banda larga no país, cada vez mais brasileiros tendem a experimentar essa ideia, apontada por especialistas como a tendência contemporânea para as relações de trabalho. A questão é que para trabalhar dentro de casa é preciso disciplina tanto para realizar o trabalho da maneira correta, sem se dispersar pelo clima aconchegante do lar, quanto para interromper a jornada e não cair na tentação de ficar horas trabalhando, justo por ter o conforto de vestir pijamas e chinelo. Já publicamos uma vez aqui no blog uma matéria sobre home offices (escritórios caseiros), agora, publicamos algumas dicas enviadas pela ACEB. Os que defendem o trabalho em casa, além de qualidade de vida para o empregado (menos estresse no trânsito, menos tensão por deixar por exemplo um filho pequeno na creche e etc) também citam o quanto isso representaria de economia para as empresas e benefícios para o meio ambiente (menos carros = menos poluição nas ruas). Relembrem aqui a matéria dos home offices e leiam as dicas abaixo:

Hoje em dia cresce cada vez mais o número de pessoas que resolvem trabalhar por conta própria, fazendo do lar o seu escritório. Afinal, trabalhar em casa é uma boa pedida? Para responder a essa e outras perguntas a ACEB – Associação Comercial Empresarial do Brasil traz algumas dicas para que possa saber se essa é realmente a melhor alternativa para você.

*Deixe uma linha de telefone apenas para o trabalho. Se você mantém apenas uma linha para usar no trabalho e para fins pessoais, esqueça! Não dá certo você receber telefonemas que não sejam para você e ter que se dispersar cada vez que isso acontece.

*Tome um bom café da tarde. Sim! Café da tarde! Não deixe de se alimentar nas suas tardes, pois não dá pra pensar com o estômago vazio. Como diz o ditado: “Saco vazio não para em pé”.

*Encerre a sua rotina de trabalho sempre no horário que você estipulou. Não faça hora extra, deixe para descansar, você verá como estará bem disposto no outro dia e irá encarar com tranquilidade a jornada de trabalho.

*Não se esqueça que a disciplina é um ponto chave para continuar trabalhando em casa. Não adianta dispersar-se na hora do expediente. Faça com que a sua jornada de trabalho seja bem aproveitada para dar certo.

*Explique para a sua família que aquele é o seu escritório, portanto, não dá para interromper o trabalho uma ou mais vezes do dia. Assim, não tem jeito, o trabalho não rende!

*Faça uma pequena pausa. Não exagere, mas saia pra tomar um ar, ver gente. Não adianta ficar enclausurado o dia todo num escritório e não ter contato com ninguém.

Saiba ponderar tudo o que faz em seu escritório, nada em excesso ou nada de menos. Com o tempo você saberá a dosagem certa e irá se adaptar, encontrando uma maneira ideal de conduzir as coisas em seu local de trabalho. E faça jus ao nome, separe o lar do trabalho e verá como isso dá certo. Aprendendo a dosar tudo, o seu stress irá diminuir e o bem-estar aumentará. Experimente!

*O texto foi encaminhado ao blog pela assessoria da ACEB – Associação Comercial Empresarial do Brasil

Anúncios
Esse post foi publicado em Comportamento, Economia, Empregos, Geral, Mercado de trabalho, Qualidade de Vida, Serviços, Sociedade e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para *Trabalhar em casa é uma boa pedida?

  1. Giovana disse:

    O meu marido trabalha em casa, ele é webdesigner. No início, foi difícil para a família entender que ele realmente estava trabalhando. Com isso, surgiram preconceitos e cobranças justamente por essa concepção geral de que trabalho sério é aquele ao qual a pessoa dedica-se desde manhãzinha até o final da tarde, passando o dia todo fora de casa. Quando viram que ele conseguia manter-se e ainda ganhava bem, começaram a dar mais valor.

    Desse modo, concluí que o apoio e a opinião dos familiares também influenciam quando se decide trabalhar em casa. Se a família não vê futuro naquilo, torna-se mais díficil e a pessoa pode até mesmo desistir.

    E realmente, disciplina é algo que não falta para o marido! Disciplina e organização.

    Muito bom este artigo!

    Beijos

  2. dinox disse:

    por favor me indiquem uma empresa para trabalhar em casa, quero tanto poder ter um trabalho assim

  3. Oi Dinox,
    Acredito que o sonho de consumo de muitas pessoas é poder aliar trabalho com qualidade de vida, mas infelizmente não somos uma empresa de consultoria em RH, daí não termos empresas para te sugerir. A dica é que você busque uma agência de recrutamento e seleção (recursos humanos) na sua cidade. Boa sorte!

  4. Oi Giovana,
    Realmente o apoio da família é fundamental para o trabalho em casa dar certo. Quanto a área de atuação do seu marido, vem crescendo bastante nos últimos anos, acredito que isso ajude a diminuir o preconceito dos que pensam “e isso dá dinheiro?” É uma das profissões do futuro, sem dúvida!
    Beijos

  5. Luis disse:

    trabalhar em casa é uma ótima pedida, principalmente pela Internet. Há inúmeros casos de sucesso.
    Porém é preciso levar em consideração “tempo” , pois não se consegue sucesso
    do dia para a noite.

  6. Com certeza, Luis. Além de compromisso e disciplina para manter as metas, do contrário, corre-se o risco da dispersão. Mas concordo com vc, a tendência é mesmo de home office. Abraços

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s