Cuidados especiais com os cabelos no verão

O post abaixo é do tipo vitaminado, mas vale a pane conferir as dicas do dermatologista Valcinir Bedin para garantir que os cabelos sobrevivem às intempéries do verão. Até porque meninas, a estação quente está terminando e os chiques looks de inverno exigem madeixas à altura…

===============================

Cuidados especiais com os cabelos no verão

*Dr. Valcinir Bedin

No verão, é comum o processo de ressecamento dos fios de cabelos, bem como a perda da sua cor, quando tingidos. O sol e o calor degeneram as proteínas dos fios, que são feitos basicamente de dois tipos delas: a queratina, responsável pela sua dureza  e a melanina, pela sua cor .

A perda de parte dos cabelos acontece quando os fios ficam mais frágeis devido a esta degeneração de proteínas, ou depois do uso muito frequente ou mesmo exagerado ,  das escovas, normais ou progressivas.

No verão são necessários alguns cuidados com os cabelos para quem se expõe muito ao sol. O ressecamento dos fios se dá em função da perda de água da haste capilar por causa do sol e do calor. Não existe uma maneira de devolver a água para dentro dos fios. Podemos, isso sim, evitar que a água saia mais. Ao fazermos hidratação capilar ou banho de óleo ou de silicones, estamos criando uma película (filme) que vai impedir a saída da água dos fios.

Para minimizar as agressões é importante manter uma dieta saudável, rica em carnes e leite e não agredir demais os cabelos com tratamentos químicos fortes, como alisamentos ou tinturas definitivas.

Em viagens, para os fios não ficarem enfraquecidos, é importante utilizar sempre filtro solar e produtos à base de silicones, que formam um filme protetor contra as agressões externas. O filtro, por sua vez, tem que ser o quaternizado, porque tem  capacidade de aderir aos cabelos e não deixar a água sair. Outro produto que não pode faltar no tratamento dos cabelos é um creme de pentear tipo leave – in , da mesma marca do shampoo.

Para recuperar o brilho é importante hidratar com produtos siliconados ou com algum tipo de impermeabilizante na fórmula.

Qualquer cabelo que  já é tratado  quimicamente pode ter seu estado piorado quando exposto ao sol sem proteção. Portanto é inevitável que os cuidados com este tipo de cabelo tem que ser redobrado. Mais hidratação e mais filtro solar são essenciais.

Na hora de cuidar dos cabelos, os aspectos dos produtos devem ser levados em conta, afinal, usar o shampoo correto para o tipo de cabelo pode  ajudar na recuperação dos fios.

*Valcinir Bedin  é médico dermatologista, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e médico visitante da Universidade Vadois – Lausanne – Suíça; além de pesquisador da UNICAMP e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética- Regional São Paulo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Beleza, Dicas e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s