*Acne na mulher adulta: mal da vida moderna

Para quem pensa que acne só ocorre na adolescência, nas últimas décadas, as mulheres adultas, com idade a partir dos 25 anos, também estão sofrendo com o problema. A doença é causada pelo estresse e pela grande carga emocional sofrida pelas mulheres nos dias atuais.

“Hoje em dia, a mulher trabalha mais, disputa espaço no mercado de trabalho, tem uma carga horária sobrecarregada e isso causa alterações hormonais. Esse descontrole reflete na pele, pêlos e cabelos (queda) e no ciclo menstrual”, explica a farmacêutica e química especialista em Cosmetologia Karoline Pellacani, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da Adcos.

A acne é uma doença do folículo pilossebáceo, que surge nas áreas que concentram maior número de glândulas sebáceas, como no rosto, pescoço, costas e na região do colo. Na mulher adulta existem dois tipos de acne: a chamada persistente, que se desenvolveu na adolescência e continua com o passar dos anos, e a de instalação tardia, que surge a partir dos 25 anos, sendo desencadeada por problemas hormonais devido à grande carga de estresse.

“Além do descontrole hormonal, o uso de cosméticos e maquiagem de maneira incorreta e a questão de não limpar a pele corretamente também são fatores que podem ajudar no surgimento da acne na mulher adulta”, completa Karoline.

“Existem vários fatores que podem levar ao aparecimento da acne, porém os principais estão relacionados com a hereditariedade e com o desequilíbrio hormonal. Este último ocorre durante a puberdade em cerca de 80% dos adolescentes e em mulheres com a síndrome do ovário policístico. Outros fatores envolvem o uso de certos medicamentos, cosméticos comedogênicos e stress”, acrescenta Karoline.

Processo inflamatório da acne na pele, com a infecção do folículo capilar por bactérias e a obstrução das glândulas sebáceas.

A manutenção de uma pele bem higienizada é indispensável à prevenção e controle da acne, causada principalmente por microorganismos chamados Propioniobacteium acnes. No entanto, é necessária uma avaliação de cada caso a fim de verificar se há a necessidade de intervenção médica e medicamentosa.

É importante verificar alguns fatores na hora de comprar um produto para resolver o problema da pele acneica, como:

– A seriedade da marca, pois os produtos destinados à acne exigem a realização de testes que garantem a eficácia e segurança do tratamento. Devem ser realizados sob a coordenação de dermatologistas.

– Resultados clínicos comprovados.

– Indicação de profissionais.

Passo a passo para prevenir cravos e espinhas:

1 – Aproveite o vapor da hora do banho para dilatar os poros do rosto. Logo, depois, esfregue suavemente a região onde há pontinhos pretos com uma gaze.

2 – Antes de dormir, lave o rosto com sabonete adequado para seu tipo de pele. Em seguida, com um algodão, passe adstringente ou tônico para uma limpeza mais profunda. Depois de enxaguar, aplique um ácido recomendado por um dermatologista para eliminar a acne.

3 – Pela manhã passe hidratante com filtro solar por toda a face, espalhando bem para que o produto penetre facilmente nos poros. Duas vezes por semana, use esfoliante facial para manter o rosto livre dos cravinhos.

*Fonte: Karoline Pellacani, farmacéutica e coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da Adcos Cosméticos.

**Material encaminhado ao blog através da EBC – Escritorio Brasileiro de Comunicação

================================================

Leia mais:

>>Linha de produtos anti-acne

>>O que é acne? (site ABC da Saúde)

>>Acne: causas e tratamento (blog da Boa Saúde)

Anúncios
Esse post foi publicado em Mulher, Qualidade de Vida, Saúde e beleza, Serviços e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para *Acne na mulher adulta: mal da vida moderna

  1. lena disse:

    Olá!
    Por acaso, tive sorte. Nem na adolescência,nem na vida adulta,sofri de acné.

    Aproveito e deixo um convite: participe na Blogagem de Dezembro do blogue http://www.aldeiadaminhavida.blogspot.com
    “O tema é: O Natal na minha Terra”
    Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt até dia 8 de Dezembro. Participe. Haverá boa convivência e uma campanha de solidariedade!

    Jocas gordas
    Lena

  2. Oi Lena,
    É uma sorte realmente, porque boa parte dos adolescentes, e cada vez mais dos adultos, têm acne. Obrigada pelo convite para os textos de natal, fica aberto então aos leitores do Conversa, quem quiser enviar um texto para o blog de Lena sobre o Natal, é só ver as especificações no comentário dela. É um blog de Portugal, muito interessante e bem escrito. Vale a pena! Um abraço Lena e obrigada pela visita!

  3. Pingback: Acne-na-mulher-adulta-mal-da-vida-moderna : Sysmaya

  4. Lene disse:

    Apos os 24 anos comecei a ter essa acne, usei roacutan por 3 meses, mas interrompi o tratamento ao fazer uma viagem a praia e na volta decidi engravidar o que tornou impossivel continuar o tratamento, ainda não engravidei mas não quero tomar o roacutan pois seria obrigatório tomar anticoncepcional, estou usando vitacid acne e Azelan 20% nao tem adiantando muito, me sinto muito mal pois a minha pele era linda e está muito dificil voltar ao que era,

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s