Livro conta história do vestuário do Egito ao século XIX

Quem nunca ficou curiosa em saber porque as mulheres no século XVIII usavam armações de arame por baixo das longas saias? E o corpete? Que tortura! E a roupa da Cleópatra, como era? E no dia-a-dia, os egípcios se vestiam como aparecem nos filmes épicos? E o cumprimento das saias, diminuiu, aumentou, diminuiu de novo…De tanto ler referências às roupas e calçados na literatura e em obras acadêmicas, percebi que a história da moda é fascinante a ponto de revelar, através do vestuário, traços da cultura e da evolução humana. Não é à toa que os autores de ficção detalham peças da indumentária como uma forma de revelar algo mais sobre a personalidade das personagens. E moda não é só tema de interesse de fashionista, tem historiador, antropólogo, sociólogo se debruçando sobre os hábitos e modos de vestir. Pintores também. Há alguns anos, ganhei de aniversário uma edição belíssima dos Cadernos de Viagem de Debret, o livro é um deleite para os olhos, porque traz belos desenhos do artista e equivale a uma crônica de costumes, pois revela o cotidiano nas ruas do Rio de Janeiro no século XIX. São dezenas de gravuras com detalhes sobre as roupas usadas na época. Do torço das crioulas, aos vestidos das sinhazinhas, passando por acessórios como sapatos e luvas.

Ficou interessada? Recentemente, a Publifolha lançou a História Ilustrada do Vestuário, obra anunciada como de referência para historiadores, estilistas, figurinistas, estudantes e apreciadores de moda em geral. A publicação apresenta uma rica pesquisa baseada em dados históricos e informações descritivas da indumentária desde o Egito antigo até o final do século 19, ou seja, milênios da história da humanidade contada a partir do que as pessoas vestiam.

O título combina informações históricas inéditas, estudos e ilustrações de dois artistas gráficos clássicos: Auguste Racinet e Friedrich Hottenroth, com imagens extraídas das obras Le Costume Historique (O vestuário histórico) e Trachten, Haus-, Feld- und Kriegsgerätschaften der Völker alter und neuer Zeit (Trajes e utensílios da cidade, do campo e de guerra dos povos dos tempos antigos e modernos) de cada um dos autores.

O trabalho é apresentado de forma cronológica e dividido por temas, revelando o percurso da moda através dos séculos e detalhando os estilos do vestuário e dos acessórios. As ilustrações revelam as variações das formas, modelos, cores e cortes em cada época, e as referências cruzadas chamam a atenção para motivos recorrentes presentes até hoje. A promessa para o leitor é de uma viagem pela história da indumentária, da Antiguidade e do Império Romano aos trajes típicos da África, Oceania e Américas.

O livro, organizado por Melissa Leventon, traz textos de especialistas em moda, acompanhados por citações da época que revelam o impacto que cada estilo exerceu em seu tempo. Apresenta ainda um capítulo exclusivo sobre acessórios e um abrangente glossário.

Ficha Técnica:

Capa Vestuario.inddHistória Ilustrada do Vestuário

Autora: Melissa Leventon (organizadora)

Editora: Publifolha

352 páginas

R$ 69,90

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros sobre moda e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Livro conta história do vestuário do Egito ao século XIX

  1. gostei muito da introdução de voces, admiro muito o trabalho de pessoas que dão o melhor de si para sair um trabalho maravilhoso como esse. parabens a todos que participaram dessa obra prima.

  2. Com certeza Marília, acredito que os organizadores deste compêndio de moda tiveram muito cuidado na pesquisa e reuniram um material maravilhoso. Quanto ao blog, nos esforçamos para levar aos nossos leitores o que há de mais interessante e fascinante no universo da moda, que aliás, também estamos descobrindo…Um abraço e obrigada pela visita

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s