Livro aborda consumismo na infância

Querer, todo mundo sempre quer alguma coisa. Não querer, não desejar, não é normal. Porque quando deixamos de querer alguma coisa, deixamos de ter aquela ambição boa que nos impulsiona para a frente. Mas, como todo sentimento humano, o querer também tem de ser ponderado. Querer demais, obsessivamente, não é saudável nem para a cabeça e nem para o bolso. E quando é criança querendo mais do que deve, aí temos de ligar o sinal vermelho.

Eu preciso tantoO consumismo extremado na infância e a importância de desenvolver o consumo consciente, que aliás é questão de ordem mundial pois tem relação com a sobrevivência dos recursos naturais e do planeta, são os temas centrais do livro Eu preciso tanto!, mais novo título da coleção Sinto tudo isso e mais um pouco, da editora Escala Educacional.

Eu preciso tanto! traz uma história narrada por Gabriela, uma garota de 9 anos que fala sobre seus desejos de consumo, os pais que “nunca compram o que ela quer” e a melhor amiga, Flávia, que tem todas as vontades realizadas sempre que usa sua frase infalível: “Eu preciso tanto!”.

Gabriela faria qualquer coisa para ter pais como os da amiga, mas as experiências que vive mudam sua forma de ver a situação. Depois de seu aniversário, Flávia leva para a escola os três aparelhos celulares que ganhou. A turma fica agitada com a novidade e a situação é discutida pela professora, que propõe uma pesquisa sobre consumo e consumismo.

Refletindo sobre o seu dia a dia, Gabriela descobrirá o quanto o consumismo pode ser prejudicial ao nosso planeta, entenderá que seus pais defendem o consumo sustentável e, principalmente, perceberá a diferença que existe entre PRECISAR de alguma coisa e QUERER algo só por querer.

Consumo exagerado não deve ser incentivado entre as crianças, pois esgota os recursos do planeta e coloca a nossa própria sobrevivência em risco

Consumo exagerado não deve ser incentivado entre as crianças, pois esgota os recursos do planeta e coloca a nossa própria sobrevivência em risco

A coleção Sinto tudo isso e mais um pouco é formada por 17 livros que ajudam a criança a entender e também a lidar com sentimentos ou situações delicadas do cotidiano. Os textos são ambientados na realidade do leitor brasileiro e narrados em primeira pessoa pela própria criança (personagem central) ou por um narrador em terceira pessoa muito próximo a essa criança, que, por isso mesmo, consegue descrever bem os sentimentos e as reações dela. Nos textos, nenhum sentimento é apresentado como negativo, pois todos desempenham um papel importante no desenvolvimento do ser humano. A proposta da coleção é mostrar para a criança como ela pode lidar com as diversas sensações e situações do dia-a-dia.

Os títulos falam de sentimentos como raiva, egoísmo, tristeza, preconceito, morte, mentira, ciúme e medo. A coleção aborda ainda alimentação, trabalho infantil e violência. Os livros dividem-se em duas faixas etárias: a partir dos 6/7 anos, para aqueles que estão aprendendo a ler e a partir dos 8/9 anos, para os que já dominam a leitura.

==========================================

Conheça os títulos da coleção:

Necessidades especiais: O campeão – Carmen Lucia Campos

Egoísmo: É meu! É meu! – Carmen Lucia Campos

Raiva: Dani furacão – Carmen Lucia Campos

Preconceito: Não tem dois iguais – Carmen Lucia Campos

Violência urbana: Chega de violência – Carmen Lucia Campos

Morte: Morrendo de saudades – Carmen Lucia Campos

Novo irmão: Olha quem chegou! – Carmen Lucia Campos

Medo: Ai! Que medo! – Shirley Souza

Ciúme: Você não é mais meu amigo! – Shirley Souza

Birra: Eu quero! Eu quero! – Shirley Souza

Tristeza: Estou triste! – Shirley Souza

Mentira: Verdade verdadeira – Shirley Souza

Trabalho infantil: Não é brincadeira – Shirley Souza

Alimentação: Eu não gosto disso! – Shirley Souza

Relação com a terceira idade: Vou pra casa da vovó – Carmen Lucia Campos

Obesidade Infantil: Meu nome não é gorducho – Shirley Souza

======================================

Ficha técnica do novo lançamento:

Eu preciso tanto!

Autora: Shirley Souza

Ilustrações: Fábio Sgroi

Editora: Escala Educacional

Pág: 48

Preço sugerido: 17,50

==========================

>>Visite o site da editora Escala Educacional

Anúncios
Esse post foi publicado em Literatura e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Livro aborda consumismo na infância

  1. juliana disse:

    1oque é comsumista e comsumidor
    2 vc ja fes quantos livro
    3 deondeveio ess aedeia

  2. Oi Juliana,
    Para ter as respostas das suas perguntas você precisa entrar em contato com a autora da obra. Não tenho o contato dela, pois recebemos o material de divulgação pela assessoria de imprensa da editora, mas, deixo aqui o link da Escala Educacional, caso você queira entrar em contato com eles. Boa sorte: http://www.escalaeducacional.com.br/

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s