Serviço: familiares e pacientes de Parkinson e Alzheimer tem atendimento psicológico gratuito

Conversa de Menina abre espaço para divulgar um serviço de utilidade pública…

========================

A associação Baiana de Parkinson e Alzheimer (ABAPAZ – clique aqui para conhecer o site) oferece serviço de apoio psicológico aos familiares e pacientes do Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer. O atendimento é gratuito e acontece mediante agendamento prévio. A responsável é a psicóloga Taya Soledade, especialista em neuropsicologia, psiconeuroimunologia e clinica psicanalítica.

Durante as sessões, acontece avaliação das dificuldades e limitações no processo da doença e as alterações emocionais, ansiedade, depressão e isolamento social tanto do paciente quanto os efeitos da doença na família. O acompanhamento psicológico é feito em parceria com o Serviço de Psicologia da Faculdade Ruy Barbosa.

O tratamento trabalha a aceitação da doença; convívio com as perdas – limitações; enfrentamento da elaboração das perdas, mudanças; assumir novos papéis, inversão de papéis – mudanças; compreender sentimentos e emoções – expressão e elaboração de sentimentos; identificação – sentir-se apoiado e compreendido (preconceito); incentivo ao não isolamento; auxilia na reestruturação: estilo de vida, escala de valores, forma de enfrentamento da  nova vida; incentiva a organização da nova vida – promoção de autonomia; investimento na melhoria dos relacionamentos familiares; e aumento da auto-estima e repertório social.

Serviço:

Para marcar as sessões é preciso agendar uma entrevista inicial através dos telefones (71) 3334 2021 e (71) 3334 5925

A Faculdade Rui Barbosa fica localizada na rua Monte Conselho nº 53, Rio Vermelho – próximo ao antigo Mercado do Peixe, junto à Delegacia de Polícia do Rio Vermelho

================================

Outra iniciativa da ABAPAZ  é a Oficina de Revitalização da Memória, atividade sócio-educacional, que previne predisposição ou desenvolvimento da depressão. A Oficina, também gratuita, é ministrada pela terapeuta Lourdinha Cardoso e tem como base o método francês Ramain, que através de exercícios, trabalha os aspectos motores, cognitivos e emocionais. O objetivo é exercitar o potencial da mente, da emoção e da estruturação das idéias. Proporciona ao participante melhoria no desempenho cognitivo e social.

As oficinas ocorrem  às segundas-feiras, das 14:00h às 16:00h

Contato ABAPAZ – 71 8894-8814 (Beila)

Anúncios
Esse post foi publicado em Saúde, Serviços e marcado , , , , . Guardar link permanente.

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s