Dia das mães, perfumes e outras coisinhas de menina

perfumesO Dia das  Mães, no próximo domingo, é considerado uma das datas mais importantes do comércio. Essa é também a terceira época mais importante do ano para venda de produtos da toillete feminina, as outras são Dia dos Namorados e Natal. Com tanto apelo comercial, propagandas, outdoors, não tem como um blog feminino fugir do Dia das Mães, até porque blogueiras, leitoras e leitores, óbvio, têm mãe. De alguma forma, a gente sempre tenta homenageá-las, nem que seja com uma rosa, nem que seja dizendo “eu te amo”. Claro que, a intenção é estender a homenagem ao ano todo.  Ninguém deixa de ser ou ter mãe após o segundo domingo de maio. Mesmo para as mães que já se foram, fica a lembrança, que é eterna.

Essa época do ano, para os jornalistas é um tormento. As caixas de email pipocam com releases-anúncio. As assessorias de imprensa se esmeram para convencer você a fazer todo tipo de matéria de comportamento. Algumas realmente são muito boas e valem a pena, outras levam à reflexões que podem perdurar para além da data festiva; existem ainda as que são bobagens completas e o destino é o filtro anti-spam ou a lixeira mesmo.

O papel do jornalista é o de porteiro, selecionar o que vale a pena daquilo que não vale, quem entra e quem não entra. O grande saque da coisa  é fazer isso sem preconceitos, pensando em todo tipo de leitor: “a quem isso pode interessar, mesmo que não me interesse?” Escrevemos para os outros e não para nós mesmos.

perfumes-2O Dia das Mães é um bom pretexto para abordar certos assuntos, principalmente os que tem relação com a vaidade feminina. Algumas matérias são divertidas de fazer e de ler. Gosto dos textos de comportamento, principalmente aqueles que tem consistência, que vão além do achismo.

Os emails que chegam às redações superam em criatividade e alguns entram no meu rol de curiosidades favoritas. Como a lista abaixo, enviada pela assessoria de uma importadora de perfumes. Não tenho intenção de divulgar a importadora, porque essas marcas da lista são vendidas em qualquer loja especializada de shopping. Sou fascinada por perfumes e prometo um post sobre a história da perfumaria e outras curiosidades do gênero.

A lista em questão me chamou atenção porque na tentativa de convencer o leitor a investir, e caro, em marcas famosas da perfumaria mundial, essas fragrâncias foram associadas a países e estados de espirito das mães globalizadas. Precisava dividir a listinha. Mas se você não tem dinheiro para dar nenhum desses perfumes para a sua mãe, não fique triste, eu também não tenho.  Uma coisa que a experiência me ensinou é que o que faz diferença para a mãe da gente é o carinho, que pode ser demonstrado com gestos simples, como fazer um almoço para ela ou dar um telefonema só para lembrá-la o quanto ela é especial. O resto, não passa da tentativa de fazer a economia girar com o consumo e curiosidades divertidas para matar o tempo.

SAIBA QUE TIPO DE PERFUME COMBINA COM A MÃE DE CADA PAÍS:

Brasil – Mãe alegre
Perfume: Euphoria Blossom by Calvin Klein

África do Sul – Mãe sorridente
Perfume: Davidoff Cool Water Woman

Alemanha – Mãe realizadora
Perfume: Boss Femme

Austrália – Mãe conectada com o mundo
Perfume: Femme de Montblanc

Bélgica – Mãe sensual
Perfume: Jennifer Lopez Deseo

Canadá – Mãe inteligente
Perfume: Gucci by Gucci EDT

Argentina – Mãe idealizadora
Perfume: Jennifer Lopez Live Platinum

Espanha – Mãe coruja
Perfume: Eternity by Calvin Klein

Portugal – Mãe protetora
Perfume: Davidoff Echo Woman

Inglaterra – Mãe sorridente
Perfume: Marc Jacobs Woman

Líbano – Mãe perseverante
Perfume: Narciso Rodriguez For Her Eau de Parfum

Noruega – Mãe sensível
Perfume: Escada Sentiment

Suécia – Mãe charmosa
Perfume: Lacoste Dream of Pink

Japão – Mãe persistente
Perfume: A Drop of Cloud de Issey Miyake

México – Mãe inspiradora
Pefume: Narciso Rodriguez Oil Parfum

Turquia – Mãe carente
Perfume: Calvin Klein Secret Obsession

China – Mãe potente
Perfume: Jean Paul Gaultier Madame

Anúncios
Esse post foi publicado em Comportamento, Curiosidades, Datas, Saúde e beleza e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Dia das mães, perfumes e outras coisinhas de menina

  1. Francine disse:

    minha mãe diz que o único presente proibido é coisas de cozinha, o resto ela adora!

    😉

  2. Oi Francine, realmente, coisas de cozinha, eletrodomésticos e objetos pra cuidar da casa não dão muito ibope com as mães modernas. Um abraço e obrigada pela visita ao blog.

  3. Olá Andréia,

    Tudo bem? Fiquei super feliz em ver o nosso release postado no seu blog. Realmente ficamos aqui pensando em possibilidades diferenciadas na hora de sugerir uma pauta para a grande imprensa. Estamos apostando na criatividade e de uma certa forma pensando como fazer essa movimentação sem ser “chato” ou apenas “vendedor”.
    Sempre que precisar de informações sobre esse segmento, conte conosco! A sua matéria ficou linda e já repassei ao nosso time de marketing. Por casualidade, hoje tive uma reunião com a turminha e comentei justamente isso, que precisamos sair do lugar comum.

    Um beijo e super obrigada!

    Valéria

  4. Andreia disse:

    Olá Valéria,

    Realmente a lista de vocês me surpreendeu pelo inusitado.

    Um abraço!

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s