Quem disse que mulher não entende de futebol?

Quem disse que mulher não entende de futebol? Muitas não entendem mesmo, é verdade. Mas a coisa vai mudar e agora você vai poder acompanhar os campeonatos, dar palpite nas partidas e compreender todas as regrinhas que norteiam o tal do esporte em que um monte de homem fica correndo atrás de uma bola, tentando de toda forma enfiá-la entre as traves do time adversário. Brincadeiras à parte, este post surgiu de um divertido bate-papo com algumas amigas, que se mostraram tão interessadas em entender o esporte, coisa e tal, que eu decidi escrever sobre ele aqui. Pronto. Agora não há mais desculpas, meninas… aqui vocês encontrarão tudo para, inclusive, discutir com seus parceiros a atuação deste ou daquele jogador contratado recentemente pelo seu time.

campo de futebol

Primeiro, vamos começar pelo “basicão”. A partida é jogada por duas equipes, cada uma com onze atletas em campo, sendo que um deles é o goleiro. Nas partidas oficiais, é possível que cada time efetue três substituições durante os noventa minutos de jogo (dois tempos de 45 minutos, separados por um intervalo de 15 minutos), ou seja, trocar um dos jogadores que está em campo por um dos que estão na reserva. A depender da competição, poderá haver entre três e sete jogadores no banco de reserva. Também o campo em que o esporte é praticado possui especificações. De acordo com as regras oficiais, o campo precisa ter comprimento entre 90m e 120m, e largura entre 45m e 90m. Agora, nas partidas internacionais, a medição é diferente: comprimento entre 100m e 110m e largura entre 64m e 75m.

Até a bola que é usada nas competições tem especificações técnicas, acreditem. A circunferência não pode ser superior a 70cm nem inferior a 68cm. E quanto ao peso, a bola deve ter entre 410g e 450g no início da partida. Além do mais, a bola precisa ser aprovada, o que será indicado pela impressão de um logotipo. É esse selo que vai determinar que a bola passou por avaliação e está de acordo com as exigências técnicas. Ah, e não podemos esquecer da questão da segurança. As regras proíbem que os jogadores levem consigo para o campo objetos considerados perigosos – aí vai da interpretação do juiz, né? E todos os jogadores precisam usar o uniforme (camisa, calção, meião, caneleira e calçado apropriado).

==================
Animação sobre futebol>>>> Quer experimentar o gerenciamento de um time de futebol? Crie seu time no managerzone ou escolha um dos times brasileiros ou estrangeiros no Brasfoot. Você vai poder contratar, demitir, organizar táticas e tudo mais relacionado ao esporte… Inclusive participar de competições e marcar amistosos.

>>>> Já no Cartola FC, você vai criar seu time, com os jogadores que disputam o Brasileirão Série A. Na brincadeira, os seus atletas vão pontuando conforme a atuação deles no campeonato real. E no final de tudo, você pode até ganhar prêmios.  
==================

Agora, uma coisa é fato. Escanteio, lateral e impedimento não são sinônimos. A gente brinca com a coisa, mas chega a ser engraçada a nossa “ignorância” do esporte. Mas vamos tentar esclarecer. Um jogador só estará em posição de impedimento quando ele estiver mais próximo da linha de meta adversária do que a bola e o penúltimo adversário (isso porque o último é o goleiro). Mas se ele receber a bola diretamente de um tiro de meta (quando a bola sai de campo e o goleiro vai repor a bola, a partir do chão), de um arremesso lateral (toda vez que a bola é recolocada em campo após sair pelas linhas laterais) ou de um tiro de canto (o conhecido escanteio, quando o time que está na defesa tira a bola de jogo chutando-a para a linha de fundo), aí, não haverá impedimento.

Bem, sei que tudo parece uma confusão só. Um monte de regrinhas, detalhes… Até cansa!!! E confunde mesmo, eu sei. Mas o bacana é que agora você só vai continuar sem entender de futebol se quiser. É só acessar todas as regras do esporte, que são determinadas pela Fifa, a Federação Internacional de Futebol. No Brasil, é a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que coordena tudo relacionado ao esporte, inclusive a organização das competições oficiais e divulgação das regras impostas pela Fifa. Agora é só matar a curiosidade e começar a entender a coisa, ler aqui e ali… Não vai demorar muito e você estará craque!!

Anúncios

Sobre Alane Virgínia

Apaixonada por livros, letras, sons, imagens e pessoas. Advogada por vocação e jornalista nas horas vagas.
Esse post foi publicado em Esportes e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Quem disse que mulher não entende de futebol?

  1. leandro dos santos quintela disse:

    para o futebol feminino se expandir basta o homem deixar de ser preconceituoso

  2. nicole disse:

    eu desenhei identico o campo em uma folha aaaamei esse campo

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s