Cinderela boazinha?!

cinderela_blog

*Texto da jornalista Andreia Santana

E por falar em histórias infantis que adultos devem ler e histórias escritas originalmente para adultos, mas que viraram clássicos para crianças, lembrei da Cinderela. Divido com vocês o pouco que pesquisei e o que aprendi com a minha irmã.

Esqueçam a fada madrinha. Também não tem carruagem de abóbora e ratinhos que se transformam em cavalos brancos de crina esvoaçante. Animais cantando e tudo mais, só no desenho da Disney. A Cinderela dos Irmãos Grimm, – a história, de origem popular, também tem uma versão de Charles Perrault -, não era mocinha chorona, esperando o milagre cair do céu. Que nada, a heroina original fez o próprio destino, usando um galho de árvore. Confiram neste trecho da obra:

Um dia, quando já está sofrendo com sua madrasta e suas irmãs, ela pede para o pai trazer um galho de árvore. Ela planta este galho de árvore no túmulo de sua mãe e o galho se transforma numa árvore. Cinderela vai todos os dias rezar no túmulo da mãe e aparece um pássaro branco que atende seus pedidos. Quando aparece a oportunidade do baile, Cinderela diz para as irmãs que quer ir… e as irmãs, de maldade, despejaram uma bacia de lentilhas no meio das cinzas do borralho (algo assim como uma lareira) e disseram que ela tinha que juntar todos os grãos. Ela pede ajuda para as pombinhas e aves do céu, que ajudam a Cinderela. Quando a madrasta e as irmãs saem para ir ao baile, a Cinderela vai até o túmulo da mãe, sacode a árvore e lá o pássaro branco joga um vestido lindo e um par de sapatinhos. Ela vai ao baile três vezes, faz o maior sucesso, mas sempre foge para o príncipe não descobrir onde ela mora. Mas na terceira noite, o príncipe joga piche (um tipo de cola) na escada e ela perde um sapatinho, que fica grudado no piche. Quando o príncipe foi procurar a moça cujo pé coubesse no sapatinho, a primeira irmã da Cinderela corta o dedão para caber no sapatinho… mas logo começa a cair sangue do sapato e ela é desmascarada. A segunda corta um pedaço do calcanhar, mas o sapato também começa a sangrar… e o príncipe devolve a moça. Finalmente, se descobre que é a Cinderela a dona do sapatinho.

O final da versão de Cinderela dos Irmãos Grimm também é violento:

No casamento da Cinderela, as pombas que a ajudaram, furam os olhos das irmãs que ficam cegas!

Geralmente, não se conhece esta versão, porque por muito tempo se julgou que continha elementos muito violentos e agressivos para serem contados às crianças.

OUTRAS CURIOSIDADES SOBRE A CINDERELA:

• Charles Perrault era uma figura literária menor na França do século 18. Em 1767 ele publicou Contes de la Mère l´Oie (Contos da Mamãe Ganso), que re-apresentava diversos contos populares como “A Bela Adormecida”, “Chapeuzinho Vermelho” e “Cinderela”. Na história colhida por ele, o rei sentenciou a madrasta e suas filhas a dançarem até a morte usando botas de ferro ferventes (uma forma de tortura popular na Idade Média).

• Existem cerca de 3000 versões do mito de Cinderela. Quase toda cultura ao redor do mundo tem uma: ela é conhecida como “Ye Shen” na China, “Tattercoats” na Inglaterra, “Mareouckla” para os eslavos e Gata Borralheira, no Brasil.

*Andreia Santana, 37 anos, jornalista, natural de Salvador e aspirante a escritora. Fundou o blog Conversa de Menina em dezembro de 2008, junto com Alane Virgínia, e deixou o projeto em 20/09/2011, para dedicar-se aos projetos pessoais em literatura.

Anúncios
Esse post foi publicado em Lendas e Histórias, Literatura e marcado , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para Cinderela boazinha?!

  1. Mariana disse:

    Muito legal…
    Na verdade eu desejo saber quais foram suas fontes de pesquisa.

    Att,
    Mariana

  2. Oi Mariana,

    Sou jornalista e estudiosa de literatura, com uma predileção por histórias infanto-juvenis. Pesquisei em várias fontes, desde a Internet (sites especializados em pesquisa literária) até a publicação em português da obra original dos contos de Grimm.
    Um abraço e obrigada pela visita
    Andreia

  3. JOICE disse:

    eu gosto muito da historia da cinderela é uma historia interessante educativa,porque nao devemos fazer mal as pessoa que nunca nos fizeram mal,tambem nao devemos maltratas as pessoa porque nao soubemos o amanha dessa pessoa e no caso da cinderela

  4. Oi Joice, também gosto muito da história da cinderela. Um abraço e obrigada pela visita!

  5. lay disse:

    adoro a historia de ciderela

    CIDIRELA

    LAY

  6. Oi lay,
    também gosto muito.
    um abraço!

  7. Eugênio disse:

    oi eu comecei a pesquisar alguns contos de fadas ultimamente, e queria saber se você tem alguma ideia de onde eu posso encontrar as versões originais dos contos, antes de eles serem infantilizados, ja li a cinderela dos irmãos grimm, e não consegui encontrar a cinderela de Charles Perrault, pelo menos ná internet não, vou ver se encontro alguma coisa nas bibliotecas da minha cidade, se tiver alguma fonte onde eu possa encontrar isso, por favor mande um e-mail pra mim, sou estudante de design grafico e estou pesquisando um pouco de literatura infantil para iniciação cientifica, ai eu queria saber como são as historias originais.
    desde já obrigado

  8. Andreia disse:

    Oi Eugênio,

    Indico que você busque em uma boa biblioteca o livro
    103 Contos de Fadas, da pesquisadora inglesa Angela Carter, publicado pela Companhia das Letras.
    Um abraço

  9. Elisangela disse:

    Oi Andréia,
    gostaria de saber se vcê tem a história original da Cinderela, e se pode me passar por e-mail.Minha mãe é professora e não está encontrando a versão original.
    Um abraço.

  10. Oi Elisangela, infelizmente não tenho esse material digitalizado para que possa enviar via email. Sua mãe pode tentar encontrar a edição de Contos Originais de Grimm, que se não me falha a memória, saiu pela Cia das Letras. Outro bom local para encontrar livros raros, difíceis de achar em livrarias comuns é a Estante Virtual, consigo muitos livros bons (impressos) a partir da estante virtual (http://www.estantevirtual.com.br/).

  11. Realmente.Os chamados ”contos de fadas” foram criados em histórias macabras,arrepiantes,pois eram contadas para camponeses se distraírem no trabalho,para babás imporem respeito nas criança.

  12. Obrigada, Camila 🙂

  13. leiliany disse:

    oii eu queria saber o saite da cinderela pra min ver ser eu comsequia
    saber qual e a fala da irmã mais velha pra min farzer um tiatro
    com minhas amigas e amigos!

  14. Leiliany, recomendo que você leia o livro da Cinderela para fazer sua peça de teatro. Existem diversas versões da história, em uma boa biblioteca ou livraria do seu bairro você encontra. Abs!

  15. mikaele disse:

    muito triste e ao mesmo tempo interessante pois pessoas inventam muitas versões

  16. cida disse:

    meu fessor disse que a cinde e mal e que corta o seu dedos dos pes para se casar. e que ela mata as irmas e ele e feia e baixinha e por isso o sapato nao cabe xau fofis

  17. Oi Cida,
    Não sei qual versão da história seu professor contou na sala, mas a que conheço diz que as irmãs da Cinderela é que cortam os dedos para caber no sapatinho, porque elas querem se casar com o príncipe. Ele chega a levar uma delas com ele, mas devolve-a à mãe quando os pés dela começam a sangrar e ele descobre o truque. A Cinderela, por sua vez, quando consegue se casar com o príncipe e após sofrer muito nas mãos da madrasta e das irmãs, se vinga da madrasta, pois o pássaros que carregavam o seu véu de noiva, no casamento, furam os olhos da madrasta má. A história é muito antiga, da época medieval, quando o conceito de bem e mal era diferente do atual. Além disso, não foi escrita para crianças e sim para adultos, e por isso, porque aquela época era de maior repressão, quando lemos hoje, achamos muito forte e triste. Abs!

Os comentários estão encerrados.