Já está na hora de fazer a retrospectiva?

*Texto da jornalista Andreia Santana

A sensação é só minha ou 2008 aconteceu tão rápido que nem deu tempo de perceber? Nos últimos anos tenho a impressão de que encolheram o calendário e ao invés de 365 dias, estamos vivendo 182 e meio. Assisti a retrospectiva na TV essa semana e os principais fatos estavam todos lá, desfilando na minha frente como em uma parada da Disney. Grandes tragédias e pequenas conquistas fizeram parte deste ano, como dos anteriores, mas sempre queremos rever, relembrar. O ser humano é nostálgico por natureza.

E por falar em natureza, ela não tem dado trégua. Não tivemos tsunami na Indonésia, mas houve terremoto na China, com saldo de 70 mil mortos. Aqui no Brasil, onde a terra não treme com tanta intensidade, a chuva, em Santa Catarina, derrubou encostas e arrastou casas e pessoas. Os desabrigados ainda precisam de ajuda. Mal o tempo estiou no sul e o aguaceiro já castiga o sudeste: São Paulo, Rio e Minas.
olimpiada_blog
Mas, os chineses deram exemplo de superação. Um mês depois do terremoto, sediou os Jogos Olímpicos. A cerimônia de abertura custou caríssimo. Se a crise mundial tivesse explodido um pouquinho antes, talvez não tivessem gastado tanto. A crise, aliás, é o grande tema de 2008, que será lembrado como o ano em que as falências globais levaram os governos a repensarem suas estratégias de crescimento econômico e desenvolvimento social. Será? Espero que sim. Pois o mundo entrou em concordata.

Junto com a crise nas bolsas de valores, nós consumidores enfrentamos a crise na sacola do supermercado. Este também vai ser recordado como o ano em que “tudo está pela hora da morte”. E está mesmo. O preço dos alimentos pesou bastante no orçamento familiar. E, diante da ameaça de recessão, será que o prefeito da sua cidade, eleito em outubro passado, vai cumprir todas as promessas de campanha? Anote no caderninho para cobrar dele. Comece 2009 exercendo a cidadania.

Falar em prefeito, pensamos nos principais fatos políticos do ano no Brasil e no mundo. Por aqui, Gilberto Gil e Marina Silva renunciaram, respectivamente, aos ministérios da Cultura e do Meio Ambiente; Lula bateu recorde de popularidade (pelo menos um por mês) e, em Costa do Sauipe, um pedaço de paraíso privatizado, no litoral norte baiano, ele recebeu os presidentes e chefes de estado das três Américas. O sucesso da cúpula americana? Raúl Castro, que este ano assumiu o governo de Cuba no lugar do irmão Fidel.
obama_blog
Lembrar de Cuba, na seqüência vem os Estados Unidos. Barack Obama, eleito presidente do país mais poderoso do mundo recebeu um apelo do escritor prêmio Nobel José Saramago: “acabe com a vergonha que é a prisão de Guantanamo”, instalada na ilha caribenha. A eleição de Obama foi comemorada no mundo todo, principalmente no Quênia, na África. E por lá, no continente mãe da humanidade, o Zimbábue pede socorro devido a uma avassaladora epidemia de cólera.

CALA A BOCA OU TE JOGO O MEU SAPATO!
Eleito Obama. Fora Bush! No apagar das luzes, o atual presidente americano desviou por poucos centímetros de receber uma sapatada na cara, atirada por um repórter iraquiano que virou herói em seu país. A revolta dos iraquianos tem justificativa, continuam reféns das tropas americanas e da caça aos terroristas. Mais sorte teve Ingred Betancourt, libertada após uma vida de cativeiro nas mãos das Farc; e o Kosovo, o pais diminuto finalmente declarou independência.

O seqüestro de Ingred teve final feliz, mas 2008 também é o ano em que o desfecho de um seqüestro no Brasil foi dramático. Eloá Cristina, 15 anos, foi morta pelo namorado, Lindembergue, 22, na hora em que a polícia invadiu o cativeiro, em um apartamento na periferia de São Paulo.

Luto por Eloá e por tantas mulheres, de todas as idades, que são vitimas de violência diariamente neste ano e nos anteriores. Luto também por Dorival Caymmi, Heath Ledger, Waldick Soriano, Dercy Gonçalves e pelos mais de 90 jornalistas que, segundo a Anistia Internacional, pereceram em atentados ou cobrindo conflitos armados na África, Oriente Médio, nas favelas brasileiras.

URSO DE OURO PARA TROPA DE ELITE

As favelas, aliás, e seu cotidiano de riscos sob o ponto de vista da polícia, rendeu o Urso de Ouro, no Festival de Berlim, para Tropa de Elite. Mas na disputa do Oscar, quem vai representar o Brasil é Ônibus 174, a violência sob a ótica de quem está na mira da tropa, seja bandido ou apenas o cidadão que deu azar e nasceu pobre.
amywhinehouse_blog
Oscar lembra glamour e o ano que termina teve seus momentos de luxo. Carla Bruni casa com Sarkozy, na França. Os dois vieram para a Bahia no finalzinho de Dezembro, passaram o Natal em Itacaré, outro paraíso cada dia mais privado. Mas, falar em luxo sem falar no oposto, não vale. A diva Amy Whinehouse que o diga, vai de um extremo a outro em poucos meses. Num dia, cinco grammies de uma tacada só. No outro, bate num fã durante um show, cai doente, sai do hospital, volta para uma clinica de reabilitação, é flagrada esquelética, descalça e tão suja quanto os meninos perdidos que fumam crack no Pelourinho.

FINAL FELIZ, POR FAVOR!

Diva Amy em decadência? Diva Madonna, com certeza, ainda em evidência. A material girl voltou ao Brasil depois de 15 anos. Delírio dos fãs, que pagaram o que podiam e o que não deviam para vê-la de perto. Prefiro o R.E.M, muito mais discretos em termos de valor de ingresso e com um som de qualidade incomparável. Emocionaram nos shows em São Paulo e não foram vaiados. Um amigo que embarcou atrás de Madonna disse que ela foi.

barbie_blogMadonna, que exibe excelente forma nos seus 50 anos, tem concorrência à altura: Barbie completou a quinta década em 2008 e continua uma princesa! Para fechar, não custa lembrar que a Bossa-Nova também cinqüentou e João Gilberto, o genial João, saiu da clausura e veio tocar no TCA, que delícia!

*Andreia Santana, 37 anos, jornalista, natural de Salvador e aspirante a escritora. Fundou o blog Conversa de Menina em dezembro de 2008, junto com Alane Virgínia, e deixou o projeto em 20/09/2011, para dedicar-se aos projetos pessoais em literatura.

Anúncios
Esse post foi publicado em Retrospectiva 2008 e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Já está na hora de fazer a retrospectiva?

  1. Pingback: Feliz ano novo, meninas e meninos « Conversa de Menina

  2. nicoly disse:

    ifuieufiru legall
    fljbvlkj v ♥33♥♥33♥♥♥3♥♥♥3

Os comentários estão encerrados.