Diário Ravenna: O começo

Preciso perder peso. Essa é uma realidade em minha vida. Meu metabolismo é muito lento, e emagrecer dá bastante trabalho. E eu preciso emagrecer bastante. Já passei por alguns nutricionistas ao longo do tempo. Já fiz reeducação alimentar que deu certo, perdi alguns quilos, e agora estou investindo em um novo método de emagrecimento, o Ravenna. Aqui vou contar minha experiência, minhas vitórias e frustrações. Estou animada, querendo começar logo, ver como vou lidar com esta novidade.

======================
LEIA TAMBÉM:
>> Parte 1: O começo
>> Parte 2: As consultas
======================

Minha intenção é colocar um post por semana, talvez no final de semana, contando como foi a evolução. O meu primeiro contato com o Instituto Ravenna aconteceu esta semana. Estive lá para conversar, conhecer e fazer minha inscrição – que não é barata, é verdade. Lá, preenchi uma série de fichas e questionários, dentre eles uma pesquisa para avaliar o estado psicológico do paciente. Achei muito interessante, porque a comida pode ter uma relação muito tênue com nosso estado de espírito e influenciar diretamente no peso.

A dieta, em si, só começa mesmo depois das consultas. São quatro, inicialmente. Passarei pelo clínico, psicólogo, nutricionista e coordenador de atividades físicas. O que fiz esta semana foi marcar as consultas. Também descobri que eles oferecem uma série de atividades. Gostei de saber que há grupos terapêuticos e turmas de musculação funcional, ioga, pilates solo e até dança de salão e dança do ventre, tudo incluído no “pacote”. Algumas aulas são também oferecidas aos sábados e domingos. Bom para quem tem o tempo livre restrito.

O método -  Para melhor conhecer a forma de trabalho Ravenna, peguei no site oficial este texto abaixo, que explica a proposta. Semana que vem, vou contar como foram as minhas consultas e as novas descobertas. Se tiverem alguma dúvida, eu posso tentar ajudar, buscando respostas lá no instituto.

“O método Ravenna® baseia-se no tripé corte-medida-distância. A técnica consiste no acompanhamento multidisciplinar, que permite a perda de peso saudável, efetiva e duradoura, sem medicamentos e sem cirurgias, com o apoio de médico, nutricionista, psicólogo e educador físico. A participação em grupos terapêuticos é outra ferramenta de apoio ao processo de emagrecimento.

A partir do tripé que compõe o alicerce do método Ravenna®, é possível conscientizar o paciente a respeito da necessidade de estabelecer uma nova relação com a comida e da importância da eliminação do peso com saúde e principalmente estabilidade. A elaboração de planos específicos de dietas hipocalóricas, a ingestão de quatro refeições por dia, além da suplementação de vitaminas, sais minerais e aminoácidos, garantem a conduta alimentar adequada para cada paciente. Depois de atingir o peso desejado e iniciar a manutenção, é necessário trabalhar o reconhecimento da nova imagem corporal adquirida.

O método Ravenna é indicado para obesos em diferentes graus, pessoas com sobrepeso ou apenas em busca de saúde, de qualquer faixa etária a partir dos cinco anos de idade. Cada paciente segue um ritmo próprio de redução de peso. Algumas conquistas, porém, são comuns a todos: a adoção de pequenas doses de comida como uma vacina contra o excesso de peso e o desejo de trocar a compulsão alimentar por uma nova expectativa diante da vida”.

About these ads

Sobre Alane Virgínia

Apaixonada por livros, letras, sons, imagens e pessoas. Advogada por vocação e jornalista nas horas vagas.
Esse post foi publicado em Dietas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

29 respostas para Diário Ravenna: O começo

  1. marcelo disse:

    vejo que tudo se cria um conceito para justificar o que qualquer método quer e suas ideologias só o que entrestece é que as pessoas se esquecem que são humanas e não cobaias ,poderiam sim seaceitar como são e se dedicar a se amar dai sim terão a tão resposta do corpo diria trabalhem suas energias pessuais e descubão que vcs são belas para viver sejam vcs depois os outros e seus metodos só não esqueção que a ciéncia tambem pode ajudar e muito

  2. Marcelo, acredito que o importante é estar feliz e realizado. As pessoas tentam criar teorias demais para explicar comportamentos de pessoas que sequer conhecem. O fato de precisar perder peso não significa infelicidade, você está partindo de um pressuposto bastante equivocado e, infelizmente, corriqueiro! Querer cuidar do corpo também não significa descuido da mente. Espero que você abra a cabeça para estas questões! Beijos!

  3. marcelo disse:

    vamos alem não disse que devemos deichar o corpo de lado por isso citei a medicina como alternativa o que acredito é que muias pessoas só se dedicão a vaidade e esquecem de seus complementos espiritualidade e suas energias boas que tem por dentro beijos

  4. Nisso você tem toda razão, Marcelo. É preciso ponderar e cuidar da mente, que á mais importante que o corpo. Muitas pessoas estão deixando se levar pela doutrina da beleza, esquecendo do que realmente importa, que é estar com as energias equilibradas. Beijão e obrigada por dar início a este debate.

  5. Naiara disse:

    Qual o valor do Ravenna?

  6. Olá, Naiara. O valor normal é cerca de R$ 800 por mês. Nisso estão incluídas as consultas médicas, grupo terapêutico, aulas de musculação funcional, pilates solo, dança de salão, dança do ventre, ioga… Tem horários de aulas durante todo o dia, inclusive finais de semana. Pagando cada atividade separadamente, o valor sairia bem mais alto…

  7. Carolina disse:

    Oi Alane, pesquisando no Google sobre o método Ravenna achei seu blog. Parabens pela sua iniciativa. Tb quero entrar nesse programa e queria tirar uma duvida, se vc puder me ajudar. Eu preciso perder apenas 4kg, li que algumas pessoas perdem 2,5kg na primeira semana. Se eu perder esse peso no primeiro mês, preciso continuar indo ao centro? Quando temos “alta” do tratamento??? Obrigada!!!

  8. Oi, Carol. Eu estou no começo… Você conversa com o nutricionista sobre o peso considerado ideal e depois de alcançá-lo, você entra na etapa chamada de manutenção. Não sei exatamente quanto tempo dura a manutenção, talvez dependa de cada pessoa. Você pode ir lá no centro e conversar… Eles tiram todas as dúvidas. Se eu puder te ajudar em algo mais, me avisa. Beijão!

  9. Luanna disse:

    Oi Alane, estou querendo iniciar o método Ravenna,inclusive agendei uma palestra para conhecer,mas infelizmente cheguei um pouco acima do horário e n assistir,deixei meu tel,pois moro no interior e só posso a partir de sexta, até agora não retornaram estou muito ansiosa.
    Gostei muito do seu diário, vc ja eliminou qts kg?? bjoss

  10. Cícera disse:

    Alane, muito bacana essa sua iniciativa, eu já estava querendo fazer o mesmo, mas sempre com a desculpa de que não tenho tempo não fui ainda. Mas vendo a sua determinação decidi que essa semana também irei fazer a minha consulta. Preciso emagrecer 40kg será que consigo? bjs

  11. Oi, Cícera, consegue sim. Não tenho dúvidas disso! Se você seguir tudo à risca, terá ótimos resultados. Boa sorte!!! E volte aqui para contar suas experiências. Beijão!

  12. Veronica disse:

    Oi Alane, fiquei feliz em participar do seu blog. Isso por que é difícil, quando queremos perder peso, falar abertamente dos nossos problemas, medos e ansiedades. Parabéns e espero que seu sucesso possa me dar forças para começar meu tratamento. Concordo que estar acima do peso não é apenas uma questão estética; é principalmente cuidar da saúde, das várias morbidades silenciosas que ceifam vidas todos os dias! Torço por você e me sinto mais disposta a também fazer a mudança! Bjs.

  13. Que bom ser uma fonte de motivação, Veronica. Siga em frente, que você vai conseguir. O segredo é a perseverança e a força de vontade. Beijão e volte sempre ao blog.

  14. Morgana disse:

    Oi Alane tudo bem?!
    gostaria de saber quais são os seus resultados depois desse tempo com o metodo ravenna?! vc poderia nos contar?! é q eu estou c muita vontade de encarar…mas tenho medo ….pois ja encarei tanta coisa q não deu certo…to precisando mudar….e queria saber se vale o investimento…..rsss… beijos e obrigada!!

  15. Olá, Morgana. Eu não terminei o programa, mas o que percebi é que, com muita força de vontade, você consegue perder bastante peso. A manutenção é mais difícil, mas como tudo o que nos propomos a fazer, tudo vai depender de sua força de vontade. Se estiver disposta a mudar a alimentação e levar essa mudança contigo para o futuro, vale sim muito a pena!

  16. Patricia C disse:

    Oi Alane tudo bem?! Estou começando o Ravenna na próxima semana. Já marquei as consultas, que por sinal estão com os horários bem concorridos, e estou aguardando as orientações. Já fui a uma reunião do Grupo Terapeutico e estou bastante ansiosa para o início. Devo ter que perder uns 28 quilos. Você segue o metodo a quanto tempo? QUantos quilos já eliminou?
    Parabéns pelo blog e por dividir as suas experiências conosco. Boa semana!

  17. Olá, Patrícia… Que bom estar ajudando a motivar outras pessoas… Eu acabei não terminando o tratamento por questões financeiras… Mas é super tranquilo de manter o peso, basta ter força de vontade!!! Beijão e boa sorte.

  18. jessane bispo borges disse:

    É muito caro para começar o tratamento?Preciso saber?

  19. Vá a uma das reuniões, Jessane. Converse e avalie… Porque é um programa e você precisa avaliar o contexto geral… O valor, em si, pode parecer alto, mas quando você dividir por tudo o que engloba o pacote, você vai ver que o custo x benefício é muito bom. Boa sorte!

  20. conceição disse:

    você não revelou quantos quilos eliminou hein!!!

  21. É porque eu precisei interromper o tratamento, Conceição… Mas no tempo em que fiquei, eliminei cerca de 10kg….

  22. Carolina disse:

    Oi Alane, estou na dieta há 1mês e 13 dias. Consegui eliminar 7kg. Estou feliz e motivada a cada dia. Realmente é difícil mudar, porque antes de mais nada é um trabalho de educação psicológica diário…ainda mais que estamos a todo momento pensando como gordo. O que eu fiz p me ajudar foi extinguir o prato grande e só fazer as refeições como café da manhã e merenda usando o pires e o almoço e o jantar em prato de sobremesa. Realmente me ajudou muito. A balança de precisão é minha aliada, onde vou levo e não tenho vergonha. Espero continuar e chegar ao meu peso que eu achava q não voltaria a ter porque acreditava que era um fator idade e não pq eu comecei a ter hábitos alimentares errados. Boa sorte!

  23. Que bom, Carolina!!! Parabéns pela força de vontade e pelas conquistas. Pequenas mudanças fazem grande diferença. Boa sorte!! E siga firme rumo ao peso ideal! Beijos.

  24. oi Alana, vc abandonou o metodo? moro em sp e estou querendo ir conhecer! ja fiz pnl que é praticamente o mesmo metodo,vamos ver , se eu for mesmo depois te conto1.bjs

  25. Olá, Clelia… Eu tive de interromper o tratamento, mas ele é muito bom. Se você tiver como investir, vale muito a pena!

  26. Bruna disse:

    Oi Alane!
    Queria muito fazer esse tratamento mas é meio caro, né? rs
    Vc teria dicas do cardápio que passaram enquanto vc se tratou lá?

  27. Olá, Bruna. Pensar que é caro é relativo, porque você tem vários especialistas, atividade física incluída, avaliações, cardápios, acompanhamento psicológico. Quando você analisa o conjunto, o preço é super justo. Quanto a dicas de cardápio, não tenho como passar, pois meu acordo era apenas contar as experiências, sem poder divulgar o tratamento em si. Beijos e boa sorte.

  28. silvana f silva disse:

    olame chamo Silvana!!! quero fazer esse regme, mas estou tão desmotivada, não sei o que acontece quero mas não contigo. quero ir pra academia mas não consigo. me sinto mal, fico cobranças, mas nao consigo. será que esse metodo realmente vai fazer ccom que eu consiga?

  29. Olá, Silvana. O método Ravenna é muito bom justamente porque existe um acompanhamento psicológico e reuniões em grupo orientadas, que ajudam bastante na motivação. Não desista, não! Vá em frente! Beijos.

DEIXE UM COMENTÁRIO!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s